Formação Médica na Estratégia de Saúde da Família: Percepções Discentes
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Data de Publicação: | 2012 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15350 |
Resumo: | Diante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde — com a utilização de cenários externos –, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas — integração entre teoria e prática — e negativas — problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade. |
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Costa, José Roberto BittencourtRomano, Valéria FerreiraCosta, Rosane RodriguesVitorino, Rodrigo RogerAlves, Luiz AnastácioGomes, Andréia PatríciaBatista, Rodrigo Siqueira2016-08-23T16:45:28Z2016-08-23T16:45:28Z2012COSTA, José Roberto Bittencourt: et al. Formação Médica na Estratégia de Saúde da Família: Percepções Discentes. Revista Brasileira de Educação Médica, v.36, n.3, p.387-400, 2012.0100-5502https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/153501981-5271Diante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde — com a utilização de cenários externos –, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas — integração entre teoria e prática — e negativas — problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade.Given current social demands, it has become essential for medical education to break from the traditional model of biological reductionist and training based only at hospitals and redefine itself towards a holistic care (integrality). The construction of new training practices in health with the use of new outdoor scenarios, in partnership with (Unified National Health System — SUS), assumed a key role. In 2005 the Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporated into its curriculum the Problem-Based Learning and the insertion of medical undergraduates into Basic Health Units Family. This paper describes the perception of medical students in this scenario. We conducted a qualitative research working from the application of interviews and the utilization of thematic analysis of responses with the creation of categories. The results show the combination of positive impressions — integration between theory and practice — and negative — problems in the organization of activities, as well as the necessity to identify a local preceptor. A plan is proposed, guided by the new Directives, for teaching in the primary health care in the context of the condition of integrality.Centro Universitário Serra dos Órgãos.Teresópolis, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Centro Universitário Serra dos Órgãos.Teresópolis, RJ, Brasil.Centro Universitário Serra dos Órgãos.Teresópolis, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, MG, Brasil.Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, MG, Brasil.porAssociação Brasileira de Educação MédicaEstratégia de Saúde da FamíliaFormação médicaAtenção Primária à SaúdeIntegralidade em SaúdePrimary Health CareFamily Health StrategyHealth Human Resource TrainingFormação Médica na Estratégia de Saúde da Família: Percepções DiscentesMedical Training in the Family Health Strategy: Student’s Perceptionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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