Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Cogo,Denise |
Data de Publicação: |
2016 |
Outros Autores: |
Riegel,Viviane |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
REMHU (Online) |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-85852016000100023
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Resumo: |
Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre as relações entre comunicação, cosmopolitismo e alteridade nos processos migratórios, a partir da análise crítica do discurso de uma campanha publicitária anti-xenofobia, denominada “I’m an Immigrant”, realizada em 2015 no Reino Unido. A partir de uma discussão conceitual acerca das noções de cosmopolitismo, identidades e alteridade nas suas conexões com as representações e práticas de cidadania das migrações transnacionais, analisamos os discursos dos textos das peças da campanha que foram veiculadas em espaços urbanos da cidade de Londres e em espaços digitais da internet. A análise evidenciou que a campanha colabora para atribuir visibilidade aos migrantes a partir da singularização de suas trajetórias. Contudo, essa singularização se constrói, por um lado, a partir da ênfase em uma dimensão economicista que associa imigração a trabalho, sem expor suas contradições, e, por outro lado, é fundamentada em um modelo ocidental, branco e laico que opera para o apagamento de diferenças que constituem as culturas migratórias do Reino Unido. |