Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CATARCI,Marco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMHU (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-85852016000100129
Resumo: Resumo No contexto italiano, a pesquisa no âmbito da educação e a prática intercultural estão estruturadas, essencialmente, ao longo de dois eixos principais: a) em primeiro lugar, uma abordagem de educação intercultural visa identificar, planejar e experimentar as estratégias mais adequadas para promover uma inserção efetiva dos alunos estrangeiros na escola e na sociedade. Isso também exige a consecução das condições para assegurar que todos os indivíduos (autóctones e imigrantes) alcancem os mesmos níveis de sucesso escolar; b) em segundo lugar, uma vez que a educação intercultural se estende a todos e, especialmente, aos autóctones, assumir essa perspectiva significa atuar na tarefa fundamental de incentivar hábitos de acolhida entre os italianos. Isso pode e deve ter consequências na revisão e na reformulação do sistema educacional, que não deve estar voltado somente para a formação do cidadão italiano, mas, acima de tudo, do cidadão do mundo, que vive e trabalha em um contexto global interdependente.
id CSEM-1_ea64fc46aaa39d9d7d91f7e2e3d037e1
oai_identifier_str oai:scielo:S1980-85852016000100129
network_acronym_str CSEM-1
network_name_str REMHU (Online)
repository_id_str
spelling Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italianoeducação interculturalItáliaestudantes migrantesinterculturalidadeinclusãoResumo No contexto italiano, a pesquisa no âmbito da educação e a prática intercultural estão estruturadas, essencialmente, ao longo de dois eixos principais: a) em primeiro lugar, uma abordagem de educação intercultural visa identificar, planejar e experimentar as estratégias mais adequadas para promover uma inserção efetiva dos alunos estrangeiros na escola e na sociedade. Isso também exige a consecução das condições para assegurar que todos os indivíduos (autóctones e imigrantes) alcancem os mesmos níveis de sucesso escolar; b) em segundo lugar, uma vez que a educação intercultural se estende a todos e, especialmente, aos autóctones, assumir essa perspectiva significa atuar na tarefa fundamental de incentivar hábitos de acolhida entre os italianos. Isso pode e deve ter consequências na revisão e na reformulação do sistema educacional, que não deve estar voltado somente para a formação do cidadão italiano, mas, acima de tudo, do cidadão do mundo, que vive e trabalha em um contexto global interdependente.Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-85852016000100129REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana v.24 n.46 2016reponame:REMHU (Online)instname:Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM)instacron:CSEM10.1590/1980-85852503880004609info:eu-repo/semantics/openAccessCATARCI,Marcopor2016-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1980-85852016000100129Revistahttp://www.csem.org.br/remhu/index.php/remhu/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||remhu2006@gmail.com2237-98431980-8585opendoar:2016-09-12T00:00REMHU (Online) - Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italiano
title Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italiano
spellingShingle Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italiano
CATARCI,Marco
educação intercultural
Itália
estudantes migrantes
interculturalidade
inclusão
title_short Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italiano
title_full Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italiano
title_fullStr Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italiano
title_full_unstemmed Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italiano
title_sort Educação intercultural. Teorias, políticas e práticas de pluralismo cultural no sistema de ensino italiano
author CATARCI,Marco
author_facet CATARCI,Marco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CATARCI,Marco
dc.subject.por.fl_str_mv educação intercultural
Itália
estudantes migrantes
interculturalidade
inclusão
topic educação intercultural
Itália
estudantes migrantes
interculturalidade
inclusão
description Resumo No contexto italiano, a pesquisa no âmbito da educação e a prática intercultural estão estruturadas, essencialmente, ao longo de dois eixos principais: a) em primeiro lugar, uma abordagem de educação intercultural visa identificar, planejar e experimentar as estratégias mais adequadas para promover uma inserção efetiva dos alunos estrangeiros na escola e na sociedade. Isso também exige a consecução das condições para assegurar que todos os indivíduos (autóctones e imigrantes) alcancem os mesmos níveis de sucesso escolar; b) em segundo lugar, uma vez que a educação intercultural se estende a todos e, especialmente, aos autóctones, assumir essa perspectiva significa atuar na tarefa fundamental de incentivar hábitos de acolhida entre os italianos. Isso pode e deve ter consequências na revisão e na reformulação do sistema educacional, que não deve estar voltado somente para a formação do cidadão italiano, mas, acima de tudo, do cidadão do mundo, que vive e trabalha em um contexto global interdependente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-85852016000100129
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-85852016000100129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-85852503880004609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios
publisher.none.fl_str_mv Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios
dc.source.none.fl_str_mv REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana v.24 n.46 2016
reponame:REMHU (Online)
instname:Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM)
instacron:CSEM
instname_str Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM)
instacron_str CSEM
institution CSEM
reponame_str REMHU (Online)
collection REMHU (Online)
repository.name.fl_str_mv REMHU (Online) - Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM)
repository.mail.fl_str_mv ||remhu2006@gmail.com
_version_ 1754122384964583424