O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sumaya Florence Tavares da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1059
Resumo: The objective of this dissertation is to analyze the genre of book content online designed to meet the educational area of higher education in the form of teaching away. It will be shown that the handout of online content is constituted as a digital speech genre by making use of resources in both production and reception process appropriate for its communicative inter-flow multi-transmedia. Bakhtinian conceptions about genres as forms of social discourses and relatively stable types of statements constitute the main theoretical framework which will be supplemented with surveys of the sociodiscursivo focus predominantly from the conceptions of Bronckart (2009), Marcuschi (2005, 2008), Brait e Melo (2007), Faraco (2006) and Koch (2011a, b) To support the analysis, were selected as corpus of research two booklets of online content related to disciplines: "Consumer Law" applied to level courses technological superior and "Philosophy and Ethics" applied to the degrees of Administration and Accounting. Investigations departed from positions of Bakhtin on language, speech, text and listed as elements essential to the thematic content analysis, the stylistic forms and construction compositional. Keywords: Discourse; genre; digital; online content; distance education.
id CUB_002283d0b3c72681bc93fc6b812eeced
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1059
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de casoThe digital genre: Workbook online content for distance education. A case studyDiscursoGêneroDigitalConteúdo onlineEducação à distânciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThe objective of this dissertation is to analyze the genre of book content online designed to meet the educational area of higher education in the form of teaching away. It will be shown that the handout of online content is constituted as a digital speech genre by making use of resources in both production and reception process appropriate for its communicative inter-flow multi-transmedia. Bakhtinian conceptions about genres as forms of social discourses and relatively stable types of statements constitute the main theoretical framework which will be supplemented with surveys of the sociodiscursivo focus predominantly from the conceptions of Bronckart (2009), Marcuschi (2005, 2008), Brait e Melo (2007), Faraco (2006) and Koch (2011a, b) To support the analysis, were selected as corpus of research two booklets of online content related to disciplines: "Consumer Law" applied to level courses technological superior and "Philosophy and Ethics" applied to the degrees of Administration and Accounting. Investigations departed from positions of Bakhtin on language, speech, text and listed as elements essential to the thematic content analysis, the stylistic forms and construction compositional. Keywords: Discourse; genre; digital; online content; distance education.O objetivo dessa dissertação é analisar o gênero apostila de conteúdo online elaborado para atender à área educacional de nível superior na modalidade de ensino a distância. Será demonstrado que a apostila de conteúdo online constitui-se como um gênero discursivo digital por fazer uso de recursos tanto processo de produção quanto no processo de recepção, apropriados para seu fluxo comunicativo inter-multi-transmidiático. As concepções bakhtiniana sobre os gêneros como formas de discursos sociais e tipos relativamente estáveis de enunciados constituem o principal referencial teórico que será complementado com pesquisas de o enfoque sociodiscursivo, predominantemente a partir das concepções de Bronckart (2009), Marcuschi (2005, 2008), Brait e Melo (2007), Faraco (2006) e Koch (2011a,b) Para fundamentar as análises, foram selecionadas como corpus da pesquisa duas apostilas de conteúdo on-line referentes às disciplinas: "Direito do Consumidor" aplicada para os cursos de nível superior tecnológicos e "Filosofia e Ética" aplicada para as graduações de Administração e Contabilidade. As investigações partiram das posições de Bakhtin sobre língua, discurso, texto e enunciado como elementos essenciais de análise do conteúdo temático, das formas estilísticas e da construção composicional. Palavras-chave: discurso; gênero; digital; conteúdo online; educação à distância.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANCâmara, Naiá Sadi8473437310101321http://lattes.cnpq.br/8473437310101321Ludovice, Camila de Araújo Beraldo2484816022138902http://lattes.cnpq.br/2484816022138902Santos, Vera Lúcia Pereira dos2533650385397010http://lattes.cnpq.br/2533650385397010Silva, Sumaya Florence Tavares da2020-09-04T13:53:57Z2020-09-04T13:53:57Z2013-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Sumaya Florence Tavares da. Uma análise do gênero apostila de conteúdo online para a educação a distância: um estudo de caso. Franca, SP, 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2013.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-09-04T13:54:56Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1059Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-09-04T13:54:56Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de caso
The digital genre: Workbook online content for distance education. A case study
title O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de caso
spellingShingle O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de caso
Silva, Sumaya Florence Tavares da
Discurso
Gênero
Digital
Conteúdo online
Educação à distância
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de caso
title_full O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de caso
title_fullStr O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de caso
title_full_unstemmed O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de caso
title_sort O Gênero Digital: Apostila de conteúdo online para a educação a distância. Um estudo de caso
author Silva, Sumaya Florence Tavares da
author_facet Silva, Sumaya Florence Tavares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Câmara, Naiá Sadi
8473437310101321
http://lattes.cnpq.br/8473437310101321
Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
2484816022138902
http://lattes.cnpq.br/2484816022138902
Santos, Vera Lúcia Pereira dos
2533650385397010
http://lattes.cnpq.br/2533650385397010
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sumaya Florence Tavares da
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Gênero
Digital
Conteúdo online
Educação à distância
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Discurso
Gênero
Digital
Conteúdo online
Educação à distância
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The objective of this dissertation is to analyze the genre of book content online designed to meet the educational area of higher education in the form of teaching away. It will be shown that the handout of online content is constituted as a digital speech genre by making use of resources in both production and reception process appropriate for its communicative inter-flow multi-transmedia. Bakhtinian conceptions about genres as forms of social discourses and relatively stable types of statements constitute the main theoretical framework which will be supplemented with surveys of the sociodiscursivo focus predominantly from the conceptions of Bronckart (2009), Marcuschi (2005, 2008), Brait e Melo (2007), Faraco (2006) and Koch (2011a, b) To support the analysis, were selected as corpus of research two booklets of online content related to disciplines: "Consumer Law" applied to level courses technological superior and "Philosophy and Ethics" applied to the degrees of Administration and Accounting. Investigations departed from positions of Bakhtin on language, speech, text and listed as elements essential to the thematic content analysis, the stylistic forms and construction compositional. Keywords: Discourse; genre; digital; online content; distance education.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-26
2020-09-04T13:53:57Z
2020-09-04T13:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Sumaya Florence Tavares da. Uma análise do gênero apostila de conteúdo online para a educação a distância: um estudo de caso. Franca, SP, 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2013.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1059
identifier_str_mv SILVA, Sumaya Florence Tavares da. Uma análise do gênero apostila de conteúdo online para a educação a distância: um estudo de caso. Franca, SP, 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2013.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311332393517056