Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Matheus Henrique de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3541
Resumo: At the beginning, the concept of theme, the relationship between the population and the term community center, and the importance of this implementation for the population and neighborhood. The resolution of the tc1 theme was based on studies by the PDAD (district survey by household sample), the document shows an increase in the level of illiteracy in growth in the region, after 2018 an increase in the level of education higher education in growth, the lack of a specialization course for residents showing themselves to be null in the surveys, needing a place for study, which is lacking in AR. In order to solve the problem of the neighborhood that mostly made up of low-income people, providing an improvement in the quality of life and well-being of residents, trying to abandon the segregation of a large space and providing the integration between the social body. It comes to a conclusion that the neighborhood is lacking in urbanization, with the community center granting residents a center of social growth, as a catalyst for residents Of region.
id CUB_04031d26399b327b2fa63985282f354f
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3541
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todoscentro comunitarioaprendizado6.04.00.00-5 Arquitetura e UrbanismoAt the beginning, the concept of theme, the relationship between the population and the term community center, and the importance of this implementation for the population and neighborhood. The resolution of the tc1 theme was based on studies by the PDAD (district survey by household sample), the document shows an increase in the level of illiteracy in growth in the region, after 2018 an increase in the level of education higher education in growth, the lack of a specialization course for residents showing themselves to be null in the surveys, needing a place for study, which is lacking in AR. In order to solve the problem of the neighborhood that mostly made up of low-income people, providing an improvement in the quality of life and well-being of residents, trying to abandon the segregation of a large space and providing the integration between the social body. It comes to a conclusion that the neighborhood is lacking in urbanization, with the community center granting residents a center of social growth, as a catalyst for residents Of region.Agência 1De inicio será abordado o conceito de tema, a relação entre o população e o termo centro comunitário, e a importância desse implantação para a população e bairro. A resolução do tema do tc1 se deu por base de estudos da PDAD (pesquisa distrital por amostra de domicilio), o documento mostra um aumento do nível de analfabetismo em crescimento na região, após o ano de 2018 um aumento no nível de ensino superior em crescimento, a falta de curso de especialização para os moradores se mostrando nulo nas pesquisas, necessitando de um local para estudo, ao qual se mostra em falta na RA. Com finalidade de solucionar a problemática do bairro que por sua maioria é composta de pessoas de baixa renda, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida e bem estar do moradores, tentando abandar a segregação de um grande espaço e fornecendo a integração entre o corpo social. Chega-se a uma conclusão que o bairro esta carecente de urbanização, com o centro comunitário concede ao moradores um centro de crescimento social, como um catalisador para os moradores da região.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de Arquitetura e UrbanismoUDFGarcia, Patricia Melasso6675472492744029http://lattes.cnpq.br/6675472492744029Lima, Ana Carolina Cordeiro Correia2989699749425568http://lattes.cnpq.br/2989699749425568Costa, Matheus Henrique de Souza2022-04-26T23:06:41Z2022-04-262022-04-26T23:06:41Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3541porCaixa, construção sustentável, Acessado 10 Mar 2021, disponível em; • http://www.cbcs.org.br/userfiles/download/Guia_Selo_Casa_Azul_CAIXA.pdf CODEPLAN, Educação básica no Distrito Federal, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Educa%C3%A7%C3%A3o-B%C3%A1sica-no-Distrito-Federal-Uma-Vis%C3%A3o-do-Ideb.pdf G1 DF, Analfabetismo cresce no DF em dois anos, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/analfabetismo-cresce-no-df-em-dois-anos-aponta-pesquisa-da-codeplan.ghtml GEHL, Jan, Cidades para pessoas, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • https://archive.org/details/LivroCidadeParaPessoasJanGehl GOVÊA, Luís Alberto, cidade vida, Acessado 10 Mar 2021,disponível em: •https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=0TgQyKdrbNUC&oi=fnd&pg=PA11&ots=BeA4zYNonw&sig=u86StELikJvasphiNaQcrvB7EkM&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false MALUF, Guilherme, regulamentação dos centros comunitários no Estado de Mato Grosso, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • https://www.al.mt.gov.br/storage/webdisco/cp/20180119094333121000.pdf Ministério do Desenvolvimento Social Agrário, Guia de Políticas e Programas, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; •http://www.mds.gov.br/webarquivos/pecas_publicitarias/banner/_guiadepoliticas_MDSA_online.pdf NAMUR, Marly; BOEIRA, Jurandir Guatassara, Reflexões sobre o papel do Planejamento Urbano no Brasil, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • http://www.xienanpur.ufba.br/552.pdf PURCENA, Luiza Luanna Amorim, Impacto do paisagismo no ambiente escolar, Acessado 10 Mar 2021,Disponível em: file:///C:/Users/Samsung/Downloads/865-Texto%20do%20Artigo-2674-1-10-20180627%20(1).pdf Presidência da República; Casa Civil, Parcelamento do Solo Urbano, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; •http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6766.htm#:~:text=LEI%20No%206.766%2C%20DE%2019%20DE%20DEZEMBRO%20DE%201979&text=Disp%C3%B5e %20sobre%20o%20Parcelamento%20do,Art. Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Acessado 10 Mar Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/09/DIUR_01_2014_expansao_de_santa_maria.pdf VICTOR ,Gisele Batista; MARIA ,Dora Orth; BORTOLUZZI ,Silvia Delpizzo, Geoprocessamento para determinação de acessibilidade aos equipamentos educacionais como ferramenta de apoio aos Estudos de Impacto de Vizinhança, Acessado 10 Mar 2021,Disponível em: • http://marte.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/marte/2011/07.06.19.37/doc/p1149.pdf KOWALTOWSKI, Dóris C. C. K., Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Qa26BAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1947&ots=yMddrRdKuA&sig=R8a- OOLa20V3RaL_WAimaEpwMRQ&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false https://itr.ufrrj.br/sigabi/wp-content/uploads/5_sigabi/Sumarizado/18.pdf http://ofitexto.arquivos.s3.amazonaws.com/Concreto-pre-moldado-fundamentos-e-aplicacoes-DEG.pdf https://www.portalsolar.com.br/tipos-de-painel-solar-fotovoltaico.html 152Complexo Escolar em Serris / Ameller, Dubois & Associés" [School Complex in Serris / Ameller, Dubois & Associés] 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Mar 2021, disponível em; https://www.archdaily.com.br/br/876952/complexo-escolar-em-serris-ameller-dubois-and-associes> ISSN 0719-8906 Escola de Ensino Médio SESC Barra / Índio da Costa Arquitetura" 24 Abr. 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Mar 2021. disponível em; https://www.archdaily.com.br/br/601259/escola-de-ensino-medio-sesc-barra-slash-indio-da-costa-arquitetura> ISSN 0719-8906 Escola Pública de Labarthe-Sur-Lèze / LCR Architectes" [Public Middle School Of Labarthe-Sur-Lèze / LCR Architectes] 04 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Mar 2021. disponível em; https://www.archdaily.com.br/br/758499/escola-publica-de-labarthe-sur-leze-lcr-architectes> ISSN 0719-8906 Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados" 12 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Mar 2021. disponível em; https://www.archdaily.com.br/br/912587/fundacao-zerrenner-unidade-educacional-de-sete-lagoas-gustavo-penna-arquiteto-e-associados> ISSN 0719-8906info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2022-04-26T23:47:03Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3541Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2022-04-26T23:47:03Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todos
title Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todos
spellingShingle Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todos
Costa, Matheus Henrique de Souza
centro comunitario
aprendizado
6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo
title_short Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todos
title_full Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todos
title_fullStr Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todos
title_full_unstemmed Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todos
title_sort Centro comunitário Humberto Lopes: um espaço de aprendizado para todos
author Costa, Matheus Henrique de Souza
author_facet Costa, Matheus Henrique de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Patricia Melasso
6675472492744029
http://lattes.cnpq.br/6675472492744029
Lima, Ana Carolina Cordeiro Correia
2989699749425568
http://lattes.cnpq.br/2989699749425568
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Matheus Henrique de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv centro comunitario
aprendizado
6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo
topic centro comunitario
aprendizado
6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo
description At the beginning, the concept of theme, the relationship between the population and the term community center, and the importance of this implementation for the population and neighborhood. The resolution of the tc1 theme was based on studies by the PDAD (district survey by household sample), the document shows an increase in the level of illiteracy in growth in the region, after 2018 an increase in the level of education higher education in growth, the lack of a specialization course for residents showing themselves to be null in the surveys, needing a place for study, which is lacking in AR. In order to solve the problem of the neighborhood that mostly made up of low-income people, providing an improvement in the quality of life and well-being of residents, trying to abandon the segregation of a large space and providing the integration between the social body. It comes to a conclusion that the neighborhood is lacking in urbanization, with the community center granting residents a center of social growth, as a catalyst for residents Of region.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
2022-04-26T23:06:41Z
2022-04-26
2022-04-26T23:06:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3541
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caixa, construção sustentável, Acessado 10 Mar 2021, disponível em; • http://www.cbcs.org.br/userfiles/download/Guia_Selo_Casa_Azul_CAIXA.pdf CODEPLAN, Educação básica no Distrito Federal, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Educa%C3%A7%C3%A3o-B%C3%A1sica-no-Distrito-Federal-Uma-Vis%C3%A3o-do-Ideb.pdf G1 DF, Analfabetismo cresce no DF em dois anos, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/analfabetismo-cresce-no-df-em-dois-anos-aponta-pesquisa-da-codeplan.ghtml GEHL, Jan, Cidades para pessoas, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • https://archive.org/details/LivroCidadeParaPessoasJanGehl GOVÊA, Luís Alberto, cidade vida, Acessado 10 Mar 2021,disponível em: •https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=0TgQyKdrbNUC&oi=fnd&pg=PA11&ots=BeA4zYNonw&sig=u86StELikJvasphiNaQcrvB7EkM&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false MALUF, Guilherme, regulamentação dos centros comunitários no Estado de Mato Grosso, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • https://www.al.mt.gov.br/storage/webdisco/cp/20180119094333121000.pdf Ministério do Desenvolvimento Social Agrário, Guia de Políticas e Programas, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; •http://www.mds.gov.br/webarquivos/pecas_publicitarias/banner/_guiadepoliticas_MDSA_online.pdf NAMUR, Marly; BOEIRA, Jurandir Guatassara, Reflexões sobre o papel do Planejamento Urbano no Brasil, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • http://www.xienanpur.ufba.br/552.pdf PURCENA, Luiza Luanna Amorim, Impacto do paisagismo no ambiente escolar, Acessado 10 Mar 2021,Disponível em: file:///C:/Users/Samsung/Downloads/865-Texto%20do%20Artigo-2674-1-10-20180627%20(1).pdf Presidência da República; Casa Civil, Parcelamento do Solo Urbano, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; •http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6766.htm#:~:text=LEI%20No%206.766%2C%20DE%2019%20DE%20DEZEMBRO%20DE%201979&text=Disp%C3%B5e %20sobre%20o%20Parcelamento%20do,Art. Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Acessado 10 Mar Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/09/DIUR_01_2014_expansao_de_santa_maria.pdf VICTOR ,Gisele Batista; MARIA ,Dora Orth; BORTOLUZZI ,Silvia Delpizzo, Geoprocessamento para determinação de acessibilidade aos equipamentos educacionais como ferramenta de apoio aos Estudos de Impacto de Vizinhança, Acessado 10 Mar 2021,Disponível em: • http://marte.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/marte/2011/07.06.19.37/doc/p1149.pdf KOWALTOWSKI, Dóris C. C. K., Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino, Acessado 10 Mar 2021,disponível em; • https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Qa26BAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1947&ots=yMddrRdKuA&sig=R8a- OOLa20V3RaL_WAimaEpwMRQ&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false https://itr.ufrrj.br/sigabi/wp-content/uploads/5_sigabi/Sumarizado/18.pdf http://ofitexto.arquivos.s3.amazonaws.com/Concreto-pre-moldado-fundamentos-e-aplicacoes-DEG.pdf https://www.portalsolar.com.br/tipos-de-painel-solar-fotovoltaico.html 152Complexo Escolar em Serris / Ameller, Dubois & Associés" [School Complex in Serris / Ameller, Dubois & Associés] 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Mar 2021, disponível em; https://www.archdaily.com.br/br/876952/complexo-escolar-em-serris-ameller-dubois-and-associes> ISSN 0719-8906 Escola de Ensino Médio SESC Barra / Índio da Costa Arquitetura" 24 Abr. 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Mar 2021. disponível em; https://www.archdaily.com.br/br/601259/escola-de-ensino-medio-sesc-barra-slash-indio-da-costa-arquitetura> ISSN 0719-8906 Escola Pública de Labarthe-Sur-Lèze / LCR Architectes" [Public Middle School Of Labarthe-Sur-Lèze / LCR Architectes] 04 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Mar 2021. disponível em; https://www.archdaily.com.br/br/758499/escola-publica-de-labarthe-sur-leze-lcr-architectes> ISSN 0719-8906 Fundação Zerrenner - Unidade Educacional de Sete Lagoas / Gustavo Penna Arquiteto e Associados" 12 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Mar 2021. disponível em; https://www.archdaily.com.br/br/912587/fundacao-zerrenner-unidade-educacional-de-sete-lagoas-gustavo-penna-arquiteto-e-associados> ISSN 0719-8906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo
UDF
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo
UDF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311347955433472