Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Córdula, Maíra Sueco Maegava
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/856
Resumo: This dissertation offers an analysis of the dialogues that open the units of study in textbooks of teaching English as a foreign language to secondary students in Brazil. The aim of this research is to learn about the representation of orality in textbooks from a sociointerationist perspective of language and by applying a linguistic approach which includes the studies of Conversation Analysis, Text Linguistics and Phonetics and Phonology of the suprasegmental elements. The investigation of the textual and prosodic features of the dialogues together with an analysis of the domains of social activity, themes and types of composition of the texts analyzed led to a characterization of the textbook dialogue gender. This has allowed some reflection on the concepts of language found in the gender studied, a notion of language as an abstract system of rules. The theoretical approach of this research does not focus on the applicability of the analysis to teaching which was the concern of the previous studies; therefore, its objective is centered on the production of this type of gender. Due to the pedagogical nature of the corpus, the results of the research can also serve as basis for future studies in Applied Linguistics. Besides that, the prosodic analysis of the audio CDs, which has not been performed before, played a significant role on the conclusions drawn in this research. Keywords: textbook dialogue; prosody; Text Linguistics; gender; concepts of language.
id CUB_063197a82278c3db445ff40d9609c86f
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/856
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesaProsodic and textual aspects of the didactic dialogue genre in the English language teaching manualDiálogo didáticoProsódiaLinguística textualGêneroConcepção de línguaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThis dissertation offers an analysis of the dialogues that open the units of study in textbooks of teaching English as a foreign language to secondary students in Brazil. The aim of this research is to learn about the representation of orality in textbooks from a sociointerationist perspective of language and by applying a linguistic approach which includes the studies of Conversation Analysis, Text Linguistics and Phonetics and Phonology of the suprasegmental elements. The investigation of the textual and prosodic features of the dialogues together with an analysis of the domains of social activity, themes and types of composition of the texts analyzed led to a characterization of the textbook dialogue gender. This has allowed some reflection on the concepts of language found in the gender studied, a notion of language as an abstract system of rules. The theoretical approach of this research does not focus on the applicability of the analysis to teaching which was the concern of the previous studies; therefore, its objective is centered on the production of this type of gender. Due to the pedagogical nature of the corpus, the results of the research can also serve as basis for future studies in Applied Linguistics. Besides that, the prosodic analysis of the audio CDs, which has not been performed before, played a significant role on the conclusions drawn in this research. Keywords: textbook dialogue; prosody; Text Linguistics; gender; concepts of language.O presente trabalho apresenta uma análise de diálogos de abertura das unidades dos manuais didáticos de língua inglesa destinados ao ensino de língua estrangeira durante as séries de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental brasileiro. O objetivo desta pesquisa é conhecer como a oralidade é representada nesse material didático em uma perspectiva sociointeracionista de linguagem a partir de uma abordagem lingüística. Os princípios teóricos de linhas de pesquisa da área de Lingüística considerados foram: Análise da Conversação, Lingüística Textual e Fonética e Fonologia dos elementos prosódicos. Por meio de um levantamento das características prosódicas e textuais aliado a uma análise sobre a esfera de atividade, temas e tipo de composição dos diálogos, tornou-se possível caracterizar o gênero diálogo didático. Essa caracterização permitiu uma reflexão sobre a concepção de língua presente nesse gênero, qual seja, a de língua como um sistema abstrato de regras. A abordagem teórica adotada neste trabalho possibilita um olhar que não está condicionado a questões de aplicação da análise lingüística ao ensino especificamente; assim, o foco desta pesquisa gira em torno da produção de um gênero didático e não de sua adequação a uma determinada abordagem de ensino, como já foi investigado em outras dissertações. Por outro lado, suas conclusões também podem servir de base para estudos de natureza aplicada ao ensino devido à natureza pedagógica do corpus. Além disso, uma análise prosódica do material de áudio que acompanha as séries didáticas selecionadas é apresentada. Esse exame é inédito e teve um papel decisivo na formulação das considerações finais sobre os resultados desta pesquisa. Palavras-chave: diálogo didático; prosódia; Lingüística Textual; gênero; concepção de língua.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANFigueiredo, Maria Flávia0501927833510978http://lattes.cnpq.br/0501927833510978Mendonça, Marina Célia0688738118968425http://lattes.cnpq.br/0688738118968425Barbirato, Rita de Cássia6962819573963727http://lattes.cnpq.br/6962819573963727Córdula, Maíra Sueco Maegava2020-07-29T17:54:02Z2020-07-29T17:54:02Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa. Franca, 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-07-29T17:55:08Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/856Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-07-29T17:55:08Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa
Prosodic and textual aspects of the didactic dialogue genre in the English language teaching manual
title Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa
spellingShingle Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa
Córdula, Maíra Sueco Maegava
Diálogo didático
Prosódia
Linguística textual
Gênero
Concepção de língua
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa
title_full Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa
title_fullStr Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa
title_full_unstemmed Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa
title_sort Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa
author Córdula, Maíra Sueco Maegava
author_facet Córdula, Maíra Sueco Maegava
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Maria Flávia
0501927833510978
http://lattes.cnpq.br/0501927833510978
Mendonça, Marina Célia
0688738118968425
http://lattes.cnpq.br/0688738118968425
Barbirato, Rita de Cássia
6962819573963727
http://lattes.cnpq.br/6962819573963727
dc.contributor.author.fl_str_mv Córdula, Maíra Sueco Maegava
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo didático
Prosódia
Linguística textual
Gênero
Concepção de língua
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Diálogo didático
Prosódia
Linguística textual
Gênero
Concepção de língua
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This dissertation offers an analysis of the dialogues that open the units of study in textbooks of teaching English as a foreign language to secondary students in Brazil. The aim of this research is to learn about the representation of orality in textbooks from a sociointerationist perspective of language and by applying a linguistic approach which includes the studies of Conversation Analysis, Text Linguistics and Phonetics and Phonology of the suprasegmental elements. The investigation of the textual and prosodic features of the dialogues together with an analysis of the domains of social activity, themes and types of composition of the texts analyzed led to a characterization of the textbook dialogue gender. This has allowed some reflection on the concepts of language found in the gender studied, a notion of language as an abstract system of rules. The theoretical approach of this research does not focus on the applicability of the analysis to teaching which was the concern of the previous studies; therefore, its objective is centered on the production of this type of gender. Due to the pedagogical nature of the corpus, the results of the research can also serve as basis for future studies in Applied Linguistics. Besides that, the prosodic analysis of the audio CDs, which has not been performed before, played a significant role on the conclusions drawn in this research. Keywords: textbook dialogue; prosody; Text Linguistics; gender; concepts of language.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2020-07-29T17:54:02Z
2020-07-29T17:54:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa. Franca, 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/856
identifier_str_mv CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa. Franca, 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311345441996800