Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/893 |
Resumo: | The present research tried to find elements about the acquisition process of body awareness from a group of students of body language discipline of technical course in scenic arts at Teatro Escola Macunaima, from specific didactic actions, supported in the Stanislaviski System and Viewpoints. To be able to do that, this study collected, systematized and analyzed pieces of information regarding the case study proposition, in the dialogic approach, as discussed with Ivana Markova. Videos and áudios registering the student's improvisation were recorded in three different situations during the body language course. Combine to these registers, file description of the participants, researcher’s field journal and learning trajectories map prepared individually for the students. After systematized, the empirical material was matched to enable the identification of meanings, for the students, associated with the instrumental of Stanislavski system and the Viewpoints. Of sense patterns, this search tried to identify elements that helped the analyze how the body expression instructor can promote changes in the constitution of the student's body awareness. With the conclusion of the research was possible to identify that the students participating in the research considered their partner, the others of the interaction, as a reason for your body awareness acquisition processes. |
id |
CUB_23c206c12e26265367601ffedb7dc8e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/893 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicasFormação em artes cênicasExpressão corporalConsciência corporalSistema StanislavskiCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe present research tried to find elements about the acquisition process of body awareness from a group of students of body language discipline of technical course in scenic arts at Teatro Escola Macunaima, from specific didactic actions, supported in the Stanislaviski System and Viewpoints. To be able to do that, this study collected, systematized and analyzed pieces of information regarding the case study proposition, in the dialogic approach, as discussed with Ivana Markova. Videos and áudios registering the student's improvisation were recorded in three different situations during the body language course. Combine to these registers, file description of the participants, researcher’s field journal and learning trajectories map prepared individually for the students. After systematized, the empirical material was matched to enable the identification of meanings, for the students, associated with the instrumental of Stanislavski system and the Viewpoints. Of sense patterns, this search tried to identify elements that helped the analyze how the body expression instructor can promote changes in the constitution of the student's body awareness. With the conclusion of the research was possible to identify that the students participating in the research considered their partner, the others of the interaction, as a reason for your body awareness acquisition processes.A presente pesquisa buscou obter elementos acerca do processo de aquisição de consciência corporal de estudantes de uma turma multisseriada de expressão corporal que cursam artes cênicas no Teatro Escola Macunaíma, a partir de ações didáticas específicas para esse fim, amparadas no Sistema Stanislavski e nos Viewpoints. Para tanto, recolheram-se, sistematizaram-se e analisaram-se informações respeitando a proposição de estudo de caso na abordagem dialógica, tal como debatido por Ivana Marková. Foram registradas em áudio e vídeo as improvisações de alunos da referida instituição em três momentos distintos do curso de expressão corporal. Conjugaram-se a esses registros a caracterização de perfil dos participantes, o diário de campo da pesquisadora e os mapas das trajetórias de aprendizagem elaborados individualmente pelos alunos. Depois de sistematizado, o material empírico foi pareado, de modo a possibilitar a identificação de sentidos por parte dos alunos, associados ao instrumental do Sistema Stanislavski e dos Viewpoints. Dos padrões de sentidos, buscou-se identificar elementos que favorecessem a análise de como a ação do docente de expressão corporal pode promover mudança na constituição da consciência corporal do aluno. Com a conclusão da pesquisa, foi possível identificar que os estudantes participantes consideraram seus pares, os outros da interação, como motores de seus processos de aquisição de consciência corporal.Universidade Cidade de São PauloBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUNICIDNovaes, Adelina Oliveirahttps://orcid.org/0000-0003-2028-2837http://lattes.cnpq.br/9753854726358178Halada, Renata Castanheira2020-08-12T14:28:22Z2020-08-12T14:28:22Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHALADA, Renata Castanheira. Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas. Orientadora: Profa. Dra. Adelina Oliveira Novaes. 2020. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/893porAZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2012. BOGART, Anne. A preparação do diretor. Tradução: Anna Viana. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: guia prático para viewpoints em composição. Tradução: Sandra Meyer. São Paulo: Perspectiva, 2017. CARVALHO, Enio. História da formação do ator. São Paulo: Ática, 1989. CASTIEL, Luciano; HUMMEL, Debora (org.). Nissim Castiel do teatro da vida para o teatro da escola. São Paulo: Perspectiva; Teatro Escola Macunaíma. 2014. DAGOSTINI, Nair. O Método da Análise Ativa de K. Stanislávski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. HUMMEL, Debora. Por que o sócio-interacionismo em uma escola de atores? Caderno de registro Macu – “Além da inquietude doação e completude”, n. 2, 1º semestre 2013. KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução: Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: 34, 2016. MARKOVÁ, Ivana. Mente dialógica: senso comum e ética. Tradução: Lilian Ulup. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRESS, 2017. MARKOVÁ, Ivana; NOVAES, Adelina. Chronotopes. Culture & Psychology, v. 2019, p. 1354067X1988818, 2019. MATTAR, Sumaya. Práticas de registro e processos de ensino-aprendizagem da arte. Caderno de registro Macu – “A minha, a sua, a nossa pesquisa”, n. 10, p. 6-15, 1º semestre 2017. MERLIN, Bella. Here, today, now. In: WHITE, Andrew R. The Routledge Companion to Stanislavsky. London and New York: Routledege, 2013. NUNES, Sandra Meyer. Viewpoints e Suzuki: pontos de vista sobre percepção e ação no treinamento do ator. In: BELTRAME, Nini; ANDRADE, Milton de (org.). Poéticas teatrais: territórios de passagem. Florianópolis: Design/Fapesc, 2008. v. 1, p. 1227-1238. PAIVA, Warla Giany. Maria Duschenes: Teia de Saberes e Encontros. Dissertação (Mestrado em Performance Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro; mímica; dança; dança-teatro; cinema. Tradução: Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2015. POLO, Juliana. Angel Vianna através da história: a trajetória da dança da vida. Rio de Janeiro: 8° Programa de Bolsa da RioARTE, 2005. http://www.angelvianna.art.br/arquivos/10/157/200507XX-RJ-ACA-PES-Jpolo.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019. STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Tradução: Pontes de Paula Lima. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986. STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Tradução: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Tradução: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. STANISLAVSKI, Konstantín. O trabalho do ator: diário de um aluno. Tradução: Vitória Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2017. TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Escola Angel Vianna: uma escola “em movimento”. O percevejo online, v. 1, p. 1-12, 2009. VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e sistema. São Paulo: Perspectiva, 2015. ZACARIAS, Nélia Patrícia dos Santos. In[corpo]ro: a percepção multissensorial na criação artística. 2011. http://hdl.handle.net/10773/8553. Acesso em: 28 jun. 2019. ZANANDRÉA, Ana Paula. O 6° sentido do ator: a importância da percepção cinestésica no teatro. Cena em movimento, v. 3, 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-08-12T14:31:37Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/893Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-08-12T14:31:37Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
spellingShingle |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas Halada, Renata Castanheira Formação em artes cênicas Expressão corporal Consciência corporal Sistema Stanislavski CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title_full |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title_fullStr |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title_full_unstemmed |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title_sort |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
author |
Halada, Renata Castanheira |
author_facet |
Halada, Renata Castanheira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Novaes, Adelina Oliveira https://orcid.org/0000-0003-2028-2837 http://lattes.cnpq.br/9753854726358178 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Halada, Renata Castanheira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em artes cênicas Expressão corporal Consciência corporal Sistema Stanislavski CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Formação em artes cênicas Expressão corporal Consciência corporal Sistema Stanislavski CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present research tried to find elements about the acquisition process of body awareness from a group of students of body language discipline of technical course in scenic arts at Teatro Escola Macunaima, from specific didactic actions, supported in the Stanislaviski System and Viewpoints. To be able to do that, this study collected, systematized and analyzed pieces of information regarding the case study proposition, in the dialogic approach, as discussed with Ivana Markova. Videos and áudios registering the student's improvisation were recorded in three different situations during the body language course. Combine to these registers, file description of the participants, researcher’s field journal and learning trajectories map prepared individually for the students. After systematized, the empirical material was matched to enable the identification of meanings, for the students, associated with the instrumental of Stanislavski system and the Viewpoints. Of sense patterns, this search tried to identify elements that helped the analyze how the body expression instructor can promote changes in the constitution of the student's body awareness. With the conclusion of the research was possible to identify that the students participating in the research considered their partner, the others of the interaction, as a reason for your body awareness acquisition processes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-12T14:28:22Z 2020-08-12T14:28:22Z 2020-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HALADA, Renata Castanheira. Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas. Orientadora: Profa. Dra. Adelina Oliveira Novaes. 2020. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020. https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/893 |
identifier_str_mv |
HALADA, Renata Castanheira. Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas. Orientadora: Profa. Dra. Adelina Oliveira Novaes. 2020. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2012. BOGART, Anne. A preparação do diretor. Tradução: Anna Viana. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: guia prático para viewpoints em composição. Tradução: Sandra Meyer. São Paulo: Perspectiva, 2017. CARVALHO, Enio. História da formação do ator. São Paulo: Ática, 1989. CASTIEL, Luciano; HUMMEL, Debora (org.). Nissim Castiel do teatro da vida para o teatro da escola. São Paulo: Perspectiva; Teatro Escola Macunaíma. 2014. DAGOSTINI, Nair. O Método da Análise Ativa de K. Stanislávski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. HUMMEL, Debora. Por que o sócio-interacionismo em uma escola de atores? Caderno de registro Macu – “Além da inquietude doação e completude”, n. 2, 1º semestre 2013. KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução: Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: 34, 2016. MARKOVÁ, Ivana. Mente dialógica: senso comum e ética. Tradução: Lilian Ulup. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRESS, 2017. MARKOVÁ, Ivana; NOVAES, Adelina. Chronotopes. Culture & Psychology, v. 2019, p. 1354067X1988818, 2019. MATTAR, Sumaya. Práticas de registro e processos de ensino-aprendizagem da arte. Caderno de registro Macu – “A minha, a sua, a nossa pesquisa”, n. 10, p. 6-15, 1º semestre 2017. MERLIN, Bella. Here, today, now. In: WHITE, Andrew R. The Routledge Companion to Stanislavsky. London and New York: Routledege, 2013. NUNES, Sandra Meyer. Viewpoints e Suzuki: pontos de vista sobre percepção e ação no treinamento do ator. In: BELTRAME, Nini; ANDRADE, Milton de (org.). Poéticas teatrais: territórios de passagem. Florianópolis: Design/Fapesc, 2008. v. 1, p. 1227-1238. PAIVA, Warla Giany. Maria Duschenes: Teia de Saberes e Encontros. Dissertação (Mestrado em Performance Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro; mímica; dança; dança-teatro; cinema. Tradução: Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2015. POLO, Juliana. Angel Vianna através da história: a trajetória da dança da vida. Rio de Janeiro: 8° Programa de Bolsa da RioARTE, 2005. http://www.angelvianna.art.br/arquivos/10/157/200507XX-RJ-ACA-PES-Jpolo.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019. STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Tradução: Pontes de Paula Lima. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986. STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Tradução: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Tradução: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. STANISLAVSKI, Konstantín. O trabalho do ator: diário de um aluno. Tradução: Vitória Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2017. TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Escola Angel Vianna: uma escola “em movimento”. O percevejo online, v. 1, p. 1-12, 2009. VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e sistema. São Paulo: Perspectiva, 2015. ZACARIAS, Nélia Patrícia dos Santos. In[corpo]ro: a percepção multissensorial na criação artística. 2011. http://hdl.handle.net/10773/8553. Acesso em: 28 jun. 2019. ZANANDRÉA, Ana Paula. O 6° sentido do ator: a importância da percepção cinestésica no teatro. Cena em movimento, v. 3, 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo Brasil Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação UNICID |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo Brasil Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação UNICID |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1798311345384325120 |