Estudo de redução de ruídos em coifas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3461 |
Resumo: | Este trabalho propõe um estudo de redução de ruídos em coifas através de teorias sobre as origens desse fenômeno que envolvem frequências altas e baixas. Por meio de pesquisas anteriores semelhantes, foi adaptado o método de medição de ruído com sonômetro, para análise de espectro de ruído em bandas de frequências em software de elaboração de relatório do dispositivo. Na sequência, através dos dados obtidos foi selecionada a técnica de absorção sonora, com emprego da lã de vidro, e posteriormente realizada uma análise de cálculos que envolvem pressão sonora antes e depois do emprego do material. A decisão dos pontos críticos, foi através da classificação da magnitude da intensidade sonora. Os pontos que apresentaram limites superiores a 80 dB, ultrapassavam o limiar de conversa intensa, sendo estas classificadas como intensidade de ruído de trânsito. Após o emprego do material absorvedor, observou-se a redução média de 1,68 dB (para a faixa de 125 a 500 Hz) e de 9,59 dB (para a faixa de 1000 a 4000 Hz). |
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Este trabalho propõe um estudo de redução de ruídos em coifas através de teorias sobre as origens desse fenômeno que envolvem frequências altas e baixas. Por meio de pesquisas anteriores semelhantes, foi adaptado o método de medição de ruído com sonômetro, para análise de espectro de ruído em bandas de frequências em software de elaboração de relatório do dispositivo. Na sequência, através dos dados obtidos foi selecionada a técnica de absorção sonora, com emprego da lã de vidro, e posteriormente realizada uma análise de cálculos que envolvem pressão sonora antes e depois do emprego do material. A decisão dos pontos críticos, foi através da classificação da magnitude da intensidade sonora. Os pontos que apresentaram limites superiores a 80 dB, ultrapassavam o limiar de conversa intensa, sendo estas classificadas como intensidade de ruído de trânsito. Após o emprego do material absorvedor, observou-se a redução média de 1,68 dB (para a faixa de 125 a 500 Hz) e de 9,59 dB (para a faixa de 1000 a 4000 Hz). |
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