As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saggese, Regina Costa D’Àvila Queiroz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/192
Resumo: This study focuses on the processes (self) formative of Educators from “Pinacoteca do Estado de São Paulo” - Brazil and it investigates the effect of autobiographical narrative in the view of these educators. It adopts the approach autobiographical in view of the experiential paradigm from Josso (2002). It aims to understand and uncover the elements of such formation. It searchs for evidence on how personal and professional path might influence educational practice in the museum space including the teaching as the ability to create less mechanical and reproductive attitudes from allocation sense of these elements in myth-hermeneutic perspective by Ferreira Santos (2004) and Ortiz-Osés (2004), seeking an education in sensitivity
id CUB_2bf0321ad5e3ab0be8e9320325572998
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/192
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São PauloProcessos formativosExperiência estéticaMitohermenêuticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMThis study focuses on the processes (self) formative of Educators from “Pinacoteca do Estado de São Paulo” - Brazil and it investigates the effect of autobiographical narrative in the view of these educators. It adopts the approach autobiographical in view of the experiential paradigm from Josso (2002). It aims to understand and uncover the elements of such formation. It searchs for evidence on how personal and professional path might influence educational practice in the museum space including the teaching as the ability to create less mechanical and reproductive attitudes from allocation sense of these elements in myth-hermeneutic perspective by Ferreira Santos (2004) and Ortiz-Osés (2004), seeking an education in sensitivityAgência 1O presente estudo focaliza os processos (auto) formativos dos Educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo e elege, como problema a ser investigado, o sentido da narrativa autobiográfica, na visão destes educadores. Neste trabalho, adota-se a abordagem (auto) biográfica, na perspectiva do paradigma experiencial de Josso (2002). Nele, o objetivo é compreender e desvelar os elementos constituintes desta formação. Buscam-se evidências da forma pela qual a trajetória pessoal e profissional podem influenciar a prática educativa no espaço museológico. Aqui, compreende-se a autoria docente como a capacidade de criar atitudes menos reprodutivas e mecânicas, a partir da atribuição de sentido destes elementos, na perspectiva mito-hermenêutica por Ferreira Santos (2004) e Ortiz-Osés (2004), visando a uma educação da sensibilidade.Universidade Cidade de São PauloBrasilDepartamento 1Programa de Pós Graduação Mestrado EducaçãoUNICIDRosito, Margarete May Berkenbrock43287204904http://lattes.cnpq.br/1441799724825241Saggese, Regina Costa D’Àvila Queiroz2019-11-13T22:00:17Z2010-10-142019-11-13T22:00:17Z2010-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/192porALVARENGA, Maria Zélia de. Mitologia Simbólica: estruturas da psique & regências míticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: leitura de subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. _________________. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva: Porto Alegre: Fundação Iochpe,1991. _________________. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva/ Iochpe,1991. _________________. Recorte e colagem, influência de John Dewey no ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1986. _________________. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. _________________. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001. _________________. Inquietações e mudanças no ensino de arte (org). São Paulo: Cortez, 2002. _________________. Arte e a Educação Contemporânea-ressonâncias internacionais. São Paulo: Cortez,2006. BARBOSA (b), Ana Maria de Toledo S. Miranda. Deméter- Deusa mãe da terra cultivada. Cap. 5. IN: ALVARENGA, Maria Zélia de. Mitologia Simbólica: estruturas da psique & regências míticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. São Paulo, Editora Brasiliense, 1995 . Obras Escolhidas II _______________. Magia e técnica arte e política Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7º edição, São Paulo: Brasiliense, 1994. BERKENBROCK - ROSITO, M M. (org) A ética e a estética na sala de aula. Cadernos das Faculdades Integradas São Camilo; São Paulo - CUSC, v. 11 jul /set -2005. BIASOLI, Carmem L. A formação do professor de Arte: do ensino à encenação. 2ª ed. Campinas - SP: Papirus, 2004. BOARETO, Rita Maria Macedo Lima. Os Cantos e a sedução: do desencantamento às formas de re-encantamento na escola pública. Faculdade de Educação Universidade de São Paulo, 2003. Dissertação de Mestrado. BOLIVAR, Antonio (org.). Profissão professor: itinerário profissional e a construção da escola – Bauru - SP: Edusc, 2002. BOURDIEU, Pierre. O amor pela arte: museus de arte na europa e seu público. Porto Alegre, Zouk, 2003 BOUTINET, J.P. A imaturidade da vida adulta. Porto: Rés, 2000. BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário Mítico-Etimológico – Mitologia e Religião Romana. Petrópolis/RJ, Vozes, 2008. _________. Dicionário Mítico-Etimológico da Mitologia Grega - Vol. I. Petrópolis/RJ, Vozes, 2008. _________. Dicionário Mítico-Etimológico da Mitologia Grega - Vol. II. Petrópolis/RJ, Vozes, 2008. _________. Mitologia Grega (Volume I). Petrópolis/RJ, Vozes, 1986. _________. Mitologia Grega (Volume II). Petrópolis/RJ, Vozes, 1987. _________. Mitologia Grega (Volume III). Petrópolis/RJ, Vozes, 1987. ___________ Mitologia Grega. 8ª ed. Petrópolis RJ : Vozes 1993 Vol. I,II e 1992 Vol. III. BRANDÃO, Ayéres. Do mito do herói ao herói do mito: a jornada simbólica do professor.São Paulo: Ícone, 2005 BRAVO Apresenta a Pinacoteca – São Paulo: Editora Abril Fevereiro de 1998 / ano 1 nº5 BUENO, B. Pesquisa em colaboração e formação contínua de professores. In: BUENO, B.; CATANI, D. Souza,. A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras, 1998. BURKERT, Walter. Religião grega na época clássica e arcaica. Trad. M.J. Simões Loureiro. Lisboa: Fundação Calouste Gilberkian, 1993. _________. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa. São Paulo: v.28, n° 2, p. 11-30, jul / dez 2002. BYNGTON, Carlos Amadeu Botelho. A construção amorosa do saber: o fundamento e a finalidade da Pedagogia Simbólica Junguiana. São Paulo: Religare, 2003 CAMPBELL, J. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1993. -------------------. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Pensamento.1995. CAMPOS, Nereide Pelaz. A construção do olhar estético-crítico do educador. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2002. CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua obra? – inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 8ªed. Petrópolis, Rj. Vozes, 2009. DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O Método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988a. p. 51-61. DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica.Lisboa: Edições 70.1993. ELIADE, M. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972. FARINA, Cyntia. Formação estética e Estética na Formação. IN: Educação e Arte: As linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; FERRAZ, M. H.C de T; FUSARI, M.F.de R. Metodologia do ensino de Arte - São Paulo: Cortez, 1993. FERREIRA-SANTOS, Marcos. Crepusculário: Conferências sobre mito-hermenêutica e educação em Euskadi. São Paulo : Zouk, 2004. __________________. Carta leiga para um rio seco: mito e educação. Suplemento Pedagógico APASE. São Paulo. Sindicato dos Supervisores do Estado de São Paulo, AnoIX, nº23/abril, 2008. FERRITE, Juliana Fiocca. Uma formação sistêmica da apreciação estética no espaço museal. Dissertação de Mestrado. Pontíficie Universidade Católica. São Paulo: 2001. FERRY, Luc. A sabedoria dos Mitos gregos – Aprender a viver II - trad. Jorge Bastos - Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. FRAYZE-PEREIRA, João A. Arte, Dor: inquietudes entre estética e psicanálise. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educacional. São Paulo: Vozes, 1996. (coleção Leituras) _____________. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992. _____________. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970. _____________ À sombra desta mangueira.6ª Ed. São Paulo: Olho dágua. 2001 _____________ Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 9. edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002 FREUD, S. (1900). A interpretação dos sonhos. E.S.B. Rio de Janeiro: Imago, 1995. v. IV. FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor ?.São Paulo: Paulus 2007. GENEST, Émile; FÉRON, José; DESMURGUER,Marguerite. As mais belas lendas da Mitologia. São Paulo. Martins Fontes.2006 GOMES, Laurentino. 1808 : Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007. GRINSPUN, Denise. Educação patrimonial como forma de arte e cidadania. Educação com arte.. In Educação com arte. São Paulo: FDE, Diretoria de Projetos Especiais. Série Idéias 31. 2004. HONORATO, Aurélia Regina de Souza. A formação de professores (Re) significada nos espaços de narrativa. IN: Fritzen, Celdon; Moreira, Janine (org) Educação e Arte - As Linguagens artísticas na formação humana. Campinas, São Paulo; Papirus, 2008 (coleção Ágere). HUBERMAN, Michael. O ciclo da vida dos professores . In: Nóvoa, Antonio. A vida de Professores 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1995. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: ARTMED, 2003. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004. JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W; GASKELL, G. (ed) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis Rj: Vozes 2002, p. 90-113. JUNG, C.G. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro. Nova Fronteira 1964. KEEN, Sam; VALLEY-FOX, Anne. A Jornada Mítica de cada um. São Paulo. Cultrix. 1989. LAPLANCHE, J. & PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. Lisboa: Moraes Editores, 1976. MOREIRA (orgs) Campinas, São Paulo: Papirus, 2008. LARSEN, Stephen. Imaginação Mítica: A busca de significado através da mitologia Pessoal. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Campus, 1991. LEÃO, Lúcia. A Estética do Labirinto. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi,2002. LEITE, Maria Isabel. Educação e as linguagens artístico- culturais; processo de apropriação/ fruição e de produção/ criação. IN: Educação e Arte: As linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (orgs) Campinas, São Paulo - Papirus, 2008. MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE,G. ;GUERRAM.T.T. Didática do ensino da arte - a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD- 1998. MEDEIROS, Maria Beatriz de. Aisthesis: estética, educação e comunidades. Chapecó-SC: Argos, 2005. NÓVOA, Antonio (org) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. ______________. Profissão Professor. (org). Coleção Ciências da Educação 2ª ed. Lisboa: Editora Porto:1995. OSTETTO, L. E.; BERKENBROCK-ROSITO, M.M. Histórias tecidas na roda da dança,.IN: PASSEGGI, Maria da Conceição; Elzeu Clementino de Sousa (org). (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes. SÃO PAULO: Paulus, 2008. ______________. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. 5ª ed, Campinas - Sp. Papirus, 2008. PERISSÉ, Gabriel. Estética & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009 (coleção Temas & Educação). PHILLIPPOV, Karin. 16ª Encontro Nacional da Associação de Pesquisa de Artes Plásticas Dinâmicas em Artes Visuais – 24 a 28 de setembro de 2007 Florianópolis PINEAU, G. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.) O método(auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. De Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 62-77. POMMER, Clarice Peres C. R. Um processo denominado autoria docente. Dissertação de Mestrado. Universidade São Marcos - São Paulo. 2005. QUELUZ, Ana Gracinda. (org) Trabalho docente: Teoria e Prática. São Paulo, Pioneira, 1999. RIMOLI, Fábia. Hades, o rei dos ínferos. cap. 6. IN: ALVARENGA, Maria Zélia de. Mitologia Simbólica: estruturas da psique & regências míticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. ROSSI, Maria H.W. A compreensão do desenvolvimento estético. IN: PILLAR, Analice D. (org) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999. SÁ, Vera. A revolução da Pinacoteca. Revista Bravo, Editora Abril ano 1, 1997 p. 46 a 52. SANTA ROSA, Nereide S. José Ferraz de Almeida Júnior. São Paulo: Ed, Moderna 1ª ed. 1999. (coleção Mestres do Brasil). SHARP, Daryl. Tipos de personalidade : O Modelo Tipológico de Jung. Cultrix, São Paulo.1987. SILVA, Jair Militão da. A autonomia da escola pública: a re-humanização da escola. Campinas, SP: Papirus, 2004. SUANO, Marlene. O que é museu. Brasiliense: São Paulo. 1986. (coleção Primeiros Passos). STRAZZACAPPA, Márcia. A Arte do espetáculo vivo e a construção do conhecimento: vivenciar para aprender. IN: Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (orgs) Campinas, São Paulo. Papirus 2008. VERNANT, Jean Pierre. O Universo, Os Deuses, Os Homens. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. ¬________________. Mito e religião na Grécia Antiga. Campinas: Papirus, 1992. VYGOSTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica p 323- 352. São Paulo: Martins Fontes, 1999. WARSCHAUER, Cecília . Roda e registro: caminhos para a parceria entre professores e alunos na construção do conhecimento. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, USP, 1991. ______________Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo: USP, 2000. WIIBRICH, Maria Helena A. Cinema e educação. IN: Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (orgs) Campinas, São Paulo. Papirus 2008. WOOLGER, Jennifer Barker; ROGER J. Woolger. A Deusa Interior: um guia sobre os eternos mitos femininos que moldam nossas vidas. Trad. Carlos Afonso Malferrari. São Paulo. Cultrix, 1987. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed 1998. ZURK, Bernardo. Imagina enquanto eu te conto. IN: Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (orgs) Campinas, São Paulo. Papirus 2008. Materiais Didáticos ( acervo da pesquisadora) Brasil Parâmetros Curriculares Nacionais Arte / Secretaria de Ensino Fundamental MEC / SEF 1998. Acervo Permanente e Novas doações - Janeiro 1999 Almeida Júnior: um criador do imaginário Folder educativo, Chiovatto, Mila. Almeida Júnior: um artista revisitado. Catálogo da Exposição em homenagem aos 150 anos do nascimento do artista 25/ janeiro a 16/ março de 2000. Catálogo 100 anos da Pinacoteca: a criação de um acervo. São Paulo, Galeria do Sesi/ Pinacoteca 2005. Catálogo- Exposição Encontro com o Modernismo. Destaques do Stedelij Museum- Amsterdam. São Paulo Estação Pinacoteca: Banco Real ABN/AMRO 2004. Horizontes Culturais: Lugares de Aprender. Governo do Estado de São Paulo/ Fundação para o desenvolvimento da Educação; org. Devanil Tozzi e outros- São Paulo: FDE,2008 Sites consultados ALVES,Sérgio Pereira- www.salves.com.br/txt individuacao.htmacesso 10/7/2008 7h43 A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revistas eletrônicasPUCRS/ v.30,n°3,2007. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2741. Acesso em: 03/2009 CAMARGO, Audrey. Revista do Centro de Estudos da Metrópole n°8 jan/fev/mar 2006. Disponível www.centrodametrople.org.br/diversidade/nº08 Acesso 10/05/2009 COUTINHO, Rejane Galvão. Como se formam os professores de Arte? São Paulo, jornal Unesp, maio 2006 n°21- Disponível em www.unesp.br/jornal Acesso 22/04/2008 17h00 FERREIRA-SANTOS. Espaços crepusculares: Poesia, Mitohermenêutica e Educação de Sensibilidade. Revista@mbienteeducacao Vol. 1 nº 1 Jan/ Junho 2008 São Paulo. Disponível em WWW.cidadesp.edu.br?old/revista_educacao/index.html Acesso em 15/12/2009. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 373-383, maio / ago. 2006. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ip/v32n2/a12v32m2.pdf Acesso 04/2009 LEÃO, Raimundo Matos de. O ensino da arte como pesquisa e invenção Revista Diálogos possíveis, ano 2005. Disponível em www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis- Faculdade Social da Bahia Acesso 4/4/2008 Mitos gregos www.goldendragonlake.blogspot.com acesso 05/08/2010 11h00 Os mitos gregos sob o enfoque da Psicologia www.matprimapsicologia.spaces.live.com acesso 05/08/2010 - 10h35 SOUZA, Krishna Maio e. O auto conhecimento e o processo de individuação. Trabalho de conclusão de curso-Departamento de Psicologia, Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC, Rio de Janeiro. Acesso 12/07/2008 SÃO PAULO. Secretaria da Educação Coordenadoria de Normas Pedagógicas. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Disponível em www.educacao.sp.gov.br Secretaria Estadual de Educação. Cultura é Currículo Disponível em www.educacao.sp.gov.br Acesso 12/07/2008 LUGARES DE MEMÓRIA www.pucsp.br/artecidade/site97_99/ac3/hist.html Acesso 16/7/2009 MANSO, Bruno Paes; BRANCATELLI, Rodrigo. Artigo “ O Estadão” 20/12/2009 Disponível em www.estadao.com.br/estadaodehoje/ Acesso 22/12/2009 UNIVERSIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Interculturalidade e interdisciplinaridade na Educação do Campo: povos, territórios, saberes da terra, movimentos sociais, sustentabilidade/ org. Erineu Foerste...[et.al.]; pesquisadores colaboradores Antonio Faundez [ET. AL.]- Vitória: UFE, Programa de Pós Graduação em Educação, 2010, 200p: Il disponível em www.ce.ufes.br/educacaonocampo/down/inter.pdf Acesso 15/08/20. VARGAS, Antonio. Mitologia e identidade artística: uma análise da presença de mitemas heróicos nos discursos de artistas e críticos. Disponível em www.ceart.udesc.br/ Acesso 06/2009info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2019-11-13T22:02:21Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/192Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2019-11-13T22:02:21Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo
title As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo
spellingShingle As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Saggese, Regina Costa D’Àvila Queiroz
Processos formativos
Experiência estética
Mitohermenêutica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo
title_full As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo
title_fullStr As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo
title_sort As narrativas e os mitos nos processos de formação dos educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo
author Saggese, Regina Costa D’Àvila Queiroz
author_facet Saggese, Regina Costa D’Àvila Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosito, Margarete May Berkenbrock
43287204904
http://lattes.cnpq.br/1441799724825241
dc.contributor.author.fl_str_mv Saggese, Regina Costa D’Àvila Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Processos formativos
Experiência estética
Mitohermenêutica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
topic Processos formativos
Experiência estética
Mitohermenêutica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description This study focuses on the processes (self) formative of Educators from “Pinacoteca do Estado de São Paulo” - Brazil and it investigates the effect of autobiographical narrative in the view of these educators. It adopts the approach autobiographical in view of the experiential paradigm from Josso (2002). It aims to understand and uncover the elements of such formation. It searchs for evidence on how personal and professional path might influence educational practice in the museum space including the teaching as the ability to create less mechanical and reproductive attitudes from allocation sense of these elements in myth-hermeneutic perspective by Ferreira Santos (2004) and Ortiz-Osés (2004), seeking an education in sensitivity
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-14
2010-10-14
2019-11-13T22:00:17Z
2019-11-13T22:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/192
url http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALVARENGA, Maria Zélia de. Mitologia Simbólica: estruturas da psique & regências míticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: leitura de subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. _________________. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva: Porto Alegre: Fundação Iochpe,1991. _________________. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva/ Iochpe,1991. _________________. Recorte e colagem, influência de John Dewey no ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1986. _________________. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. _________________. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001. _________________. Inquietações e mudanças no ensino de arte (org). São Paulo: Cortez, 2002. _________________. Arte e a Educação Contemporânea-ressonâncias internacionais. São Paulo: Cortez,2006. BARBOSA (b), Ana Maria de Toledo S. Miranda. Deméter- Deusa mãe da terra cultivada. Cap. 5. IN: ALVARENGA, Maria Zélia de. Mitologia Simbólica: estruturas da psique & regências míticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. São Paulo, Editora Brasiliense, 1995 . Obras Escolhidas II _______________. Magia e técnica arte e política Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7º edição, São Paulo: Brasiliense, 1994. BERKENBROCK - ROSITO, M M. (org) A ética e a estética na sala de aula. Cadernos das Faculdades Integradas São Camilo; São Paulo - CUSC, v. 11 jul /set -2005. BIASOLI, Carmem L. A formação do professor de Arte: do ensino à encenação. 2ª ed. Campinas - SP: Papirus, 2004. BOARETO, Rita Maria Macedo Lima. Os Cantos e a sedução: do desencantamento às formas de re-encantamento na escola pública. Faculdade de Educação Universidade de São Paulo, 2003. Dissertação de Mestrado. BOLIVAR, Antonio (org.). Profissão professor: itinerário profissional e a construção da escola – Bauru - SP: Edusc, 2002. BOURDIEU, Pierre. O amor pela arte: museus de arte na europa e seu público. Porto Alegre, Zouk, 2003 BOUTINET, J.P. A imaturidade da vida adulta. Porto: Rés, 2000. BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário Mítico-Etimológico – Mitologia e Religião Romana. Petrópolis/RJ, Vozes, 2008. _________. Dicionário Mítico-Etimológico da Mitologia Grega - Vol. I. Petrópolis/RJ, Vozes, 2008. _________. Dicionário Mítico-Etimológico da Mitologia Grega - Vol. II. Petrópolis/RJ, Vozes, 2008. _________. Mitologia Grega (Volume I). Petrópolis/RJ, Vozes, 1986. _________. Mitologia Grega (Volume II). Petrópolis/RJ, Vozes, 1987. _________. Mitologia Grega (Volume III). Petrópolis/RJ, Vozes, 1987. ___________ Mitologia Grega. 8ª ed. Petrópolis RJ : Vozes 1993 Vol. I,II e 1992 Vol. III. BRANDÃO, Ayéres. Do mito do herói ao herói do mito: a jornada simbólica do professor.São Paulo: Ícone, 2005 BRAVO Apresenta a Pinacoteca – São Paulo: Editora Abril Fevereiro de 1998 / ano 1 nº5 BUENO, B. Pesquisa em colaboração e formação contínua de professores. In: BUENO, B.; CATANI, D. Souza,. A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras, 1998. BURKERT, Walter. Religião grega na época clássica e arcaica. Trad. M.J. Simões Loureiro. Lisboa: Fundação Calouste Gilberkian, 1993. _________. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa. São Paulo: v.28, n° 2, p. 11-30, jul / dez 2002. BYNGTON, Carlos Amadeu Botelho. A construção amorosa do saber: o fundamento e a finalidade da Pedagogia Simbólica Junguiana. São Paulo: Religare, 2003 CAMPBELL, J. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1993. -------------------. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Pensamento.1995. CAMPOS, Nereide Pelaz. A construção do olhar estético-crítico do educador. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2002. CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua obra? – inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 8ªed. Petrópolis, Rj. Vozes, 2009. DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O Método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988a. p. 51-61. DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica.Lisboa: Edições 70.1993. ELIADE, M. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972. FARINA, Cyntia. Formação estética e Estética na Formação. IN: Educação e Arte: As linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; FERRAZ, M. H.C de T; FUSARI, M.F.de R. Metodologia do ensino de Arte - São Paulo: Cortez, 1993. FERREIRA-SANTOS, Marcos. Crepusculário: Conferências sobre mito-hermenêutica e educação em Euskadi. São Paulo : Zouk, 2004. __________________. Carta leiga para um rio seco: mito e educação. Suplemento Pedagógico APASE. São Paulo. Sindicato dos Supervisores do Estado de São Paulo, AnoIX, nº23/abril, 2008. FERRITE, Juliana Fiocca. Uma formação sistêmica da apreciação estética no espaço museal. Dissertação de Mestrado. Pontíficie Universidade Católica. São Paulo: 2001. FERRY, Luc. A sabedoria dos Mitos gregos – Aprender a viver II - trad. Jorge Bastos - Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. FRAYZE-PEREIRA, João A. Arte, Dor: inquietudes entre estética e psicanálise. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educacional. São Paulo: Vozes, 1996. (coleção Leituras) _____________. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992. _____________. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970. _____________ À sombra desta mangueira.6ª Ed. São Paulo: Olho dágua. 2001 _____________ Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 9. edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002 FREUD, S. (1900). A interpretação dos sonhos. E.S.B. Rio de Janeiro: Imago, 1995. v. IV. FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor ?.São Paulo: Paulus 2007. GENEST, Émile; FÉRON, José; DESMURGUER,Marguerite. As mais belas lendas da Mitologia. São Paulo. Martins Fontes.2006 GOMES, Laurentino. 1808 : Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007. GRINSPUN, Denise. Educação patrimonial como forma de arte e cidadania. Educação com arte.. In Educação com arte. São Paulo: FDE, Diretoria de Projetos Especiais. Série Idéias 31. 2004. HONORATO, Aurélia Regina de Souza. A formação de professores (Re) significada nos espaços de narrativa. IN: Fritzen, Celdon; Moreira, Janine (org) Educação e Arte - As Linguagens artísticas na formação humana. Campinas, São Paulo; Papirus, 2008 (coleção Ágere). HUBERMAN, Michael. O ciclo da vida dos professores . In: Nóvoa, Antonio. A vida de Professores 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1995. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: ARTMED, 2003. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004. JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W; GASKELL, G. (ed) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis Rj: Vozes 2002, p. 90-113. JUNG, C.G. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro. Nova Fronteira 1964. KEEN, Sam; VALLEY-FOX, Anne. A Jornada Mítica de cada um. São Paulo. Cultrix. 1989. LAPLANCHE, J. & PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. Lisboa: Moraes Editores, 1976. MOREIRA (orgs) Campinas, São Paulo: Papirus, 2008. LARSEN, Stephen. Imaginação Mítica: A busca de significado através da mitologia Pessoal. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Campus, 1991. LEÃO, Lúcia. A Estética do Labirinto. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi,2002. LEITE, Maria Isabel. Educação e as linguagens artístico- culturais; processo de apropriação/ fruição e de produção/ criação. IN: Educação e Arte: As linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (orgs) Campinas, São Paulo - Papirus, 2008. MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE,G. ;GUERRAM.T.T. Didática do ensino da arte - a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD- 1998. MEDEIROS, Maria Beatriz de. Aisthesis: estética, educação e comunidades. Chapecó-SC: Argos, 2005. NÓVOA, Antonio (org) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. ______________. Profissão Professor. (org). Coleção Ciências da Educação 2ª ed. Lisboa: Editora Porto:1995. OSTETTO, L. E.; BERKENBROCK-ROSITO, M.M. Histórias tecidas na roda da dança,.IN: PASSEGGI, Maria da Conceição; Elzeu Clementino de Sousa (org). (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes. SÃO PAULO: Paulus, 2008. ______________. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. 5ª ed, Campinas - Sp. Papirus, 2008. PERISSÉ, Gabriel. Estética & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009 (coleção Temas & Educação). PHILLIPPOV, Karin. 16ª Encontro Nacional da Associação de Pesquisa de Artes Plásticas Dinâmicas em Artes Visuais – 24 a 28 de setembro de 2007 Florianópolis PINEAU, G. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.) O método(auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. De Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 62-77. POMMER, Clarice Peres C. R. Um processo denominado autoria docente. Dissertação de Mestrado. Universidade São Marcos - São Paulo. 2005. QUELUZ, Ana Gracinda. (org) Trabalho docente: Teoria e Prática. São Paulo, Pioneira, 1999. RIMOLI, Fábia. Hades, o rei dos ínferos. cap. 6. IN: ALVARENGA, Maria Zélia de. Mitologia Simbólica: estruturas da psique & regências míticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. ROSSI, Maria H.W. A compreensão do desenvolvimento estético. IN: PILLAR, Analice D. (org) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999. SÁ, Vera. A revolução da Pinacoteca. Revista Bravo, Editora Abril ano 1, 1997 p. 46 a 52. SANTA ROSA, Nereide S. José Ferraz de Almeida Júnior. São Paulo: Ed, Moderna 1ª ed. 1999. (coleção Mestres do Brasil). SHARP, Daryl. Tipos de personalidade : O Modelo Tipológico de Jung. Cultrix, São Paulo.1987. SILVA, Jair Militão da. A autonomia da escola pública: a re-humanização da escola. Campinas, SP: Papirus, 2004. SUANO, Marlene. O que é museu. Brasiliense: São Paulo. 1986. (coleção Primeiros Passos). STRAZZACAPPA, Márcia. A Arte do espetáculo vivo e a construção do conhecimento: vivenciar para aprender. IN: Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (orgs) Campinas, São Paulo. Papirus 2008. VERNANT, Jean Pierre. O Universo, Os Deuses, Os Homens. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. ¬________________. Mito e religião na Grécia Antiga. Campinas: Papirus, 1992. VYGOSTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica p 323- 352. São Paulo: Martins Fontes, 1999. WARSCHAUER, Cecília . Roda e registro: caminhos para a parceria entre professores e alunos na construção do conhecimento. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, USP, 1991. ______________Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo: USP, 2000. WIIBRICH, Maria Helena A. Cinema e educação. IN: Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (orgs) Campinas, São Paulo. Papirus 2008. WOOLGER, Jennifer Barker; ROGER J. Woolger. A Deusa Interior: um guia sobre os eternos mitos femininos que moldam nossas vidas. Trad. Carlos Afonso Malferrari. São Paulo. Cultrix, 1987. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed 1998. ZURK, Bernardo. Imagina enquanto eu te conto. IN: Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (orgs) Campinas, São Paulo. Papirus 2008. Materiais Didáticos ( acervo da pesquisadora) Brasil Parâmetros Curriculares Nacionais Arte / Secretaria de Ensino Fundamental MEC / SEF 1998. Acervo Permanente e Novas doações - Janeiro 1999 Almeida Júnior: um criador do imaginário Folder educativo, Chiovatto, Mila. Almeida Júnior: um artista revisitado. Catálogo da Exposição em homenagem aos 150 anos do nascimento do artista 25/ janeiro a 16/ março de 2000. Catálogo 100 anos da Pinacoteca: a criação de um acervo. São Paulo, Galeria do Sesi/ Pinacoteca 2005. Catálogo- Exposição Encontro com o Modernismo. Destaques do Stedelij Museum- Amsterdam. São Paulo Estação Pinacoteca: Banco Real ABN/AMRO 2004. Horizontes Culturais: Lugares de Aprender. Governo do Estado de São Paulo/ Fundação para o desenvolvimento da Educação; org. Devanil Tozzi e outros- São Paulo: FDE,2008 Sites consultados ALVES,Sérgio Pereira- www.salves.com.br/txt individuacao.htmacesso 10/7/2008 7h43 A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revistas eletrônicasPUCRS/ v.30,n°3,2007. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2741. Acesso em: 03/2009 CAMARGO, Audrey. Revista do Centro de Estudos da Metrópole n°8 jan/fev/mar 2006. Disponível www.centrodametrople.org.br/diversidade/nº08 Acesso 10/05/2009 COUTINHO, Rejane Galvão. Como se formam os professores de Arte? São Paulo, jornal Unesp, maio 2006 n°21- Disponível em www.unesp.br/jornal Acesso 22/04/2008 17h00 FERREIRA-SANTOS. Espaços crepusculares: Poesia, Mitohermenêutica e Educação de Sensibilidade. Revista@mbienteeducacao Vol. 1 nº 1 Jan/ Junho 2008 São Paulo. Disponível em WWW.cidadesp.edu.br?old/revista_educacao/index.html Acesso em 15/12/2009. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 373-383, maio / ago. 2006. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ip/v32n2/a12v32m2.pdf Acesso 04/2009 LEÃO, Raimundo Matos de. O ensino da arte como pesquisa e invenção Revista Diálogos possíveis, ano 2005. Disponível em www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis- Faculdade Social da Bahia Acesso 4/4/2008 Mitos gregos www.goldendragonlake.blogspot.com acesso 05/08/2010 11h00 Os mitos gregos sob o enfoque da Psicologia www.matprimapsicologia.spaces.live.com acesso 05/08/2010 - 10h35 SOUZA, Krishna Maio e. O auto conhecimento e o processo de individuação. Trabalho de conclusão de curso-Departamento de Psicologia, Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC, Rio de Janeiro. Acesso 12/07/2008 SÃO PAULO. Secretaria da Educação Coordenadoria de Normas Pedagógicas. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Disponível em www.educacao.sp.gov.br Secretaria Estadual de Educação. Cultura é Currículo Disponível em www.educacao.sp.gov.br Acesso 12/07/2008 LUGARES DE MEMÓRIA www.pucsp.br/artecidade/site97_99/ac3/hist.html Acesso 16/7/2009 MANSO, Bruno Paes; BRANCATELLI, Rodrigo. Artigo “ O Estadão” 20/12/2009 Disponível em www.estadao.com.br/estadaodehoje/ Acesso 22/12/2009 UNIVERSIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Interculturalidade e interdisciplinaridade na Educação do Campo: povos, territórios, saberes da terra, movimentos sociais, sustentabilidade/ org. Erineu Foerste...[et.al.]; pesquisadores colaboradores Antonio Faundez [ET. AL.]- Vitória: UFE, Programa de Pós Graduação em Educação, 2010, 200p: Il disponível em www.ce.ufes.br/educacaonocampo/down/inter.pdf Acesso 15/08/20. VARGAS, Antonio. Mitologia e identidade artística: uma análise da presença de mitemas heróicos nos discursos de artistas e críticos. Disponível em www.ceart.udesc.br/ Acesso 06/2009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Departamento 1
Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
UNICID
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Departamento 1
Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
UNICID
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1794506621108355072