O marketing informal por microempreendedores na coordenação do seu negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Erick Fagundes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Luiz Ricardo de Matos, Roure, Matheus Pessoa de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1092
Resumo: This research brings the strategies informally used by microentrepreneurs in the management of your business. The data collection was performed at Feira do Guará fair known in the region of Brasília. For data collection, we used the theoretical-empirical research method, which was approached qualitatively, relating the real world to the theory, applying a pre-planned questionnaire containing 8 questions, the samples collected were based on the form of Barbetta for simple sample. The research aims to describe the reality applied in that street market, applying to traders who commercialize their products in this place, consisting of stalls with the most varied and different products. The questionnaire applied focuses on 4’ps of marketing, price, place, promotion, product, followed by the other 4'ps that are process, people, palpability and productivity. After analyzing the data obtained, it is noted that even without prior university knowledge, the Fairers use these tools defined in the marketing theories, from showing the informality of marketing in their day-to-day work. Through this research, it was possible to add a little knowledge about informal marketing, which demonstrates the use of these tools empirically, another factor is the contribution to individual entrepreneurship, which has grown increasingly more in Brazil, providing several benefits for those who register as individual microentrepreneurs.
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The questionnaire applied focuses on 4’ps of marketing, price, place, promotion, product, followed by the other 4'ps that are process, people, palpability and productivity. After analyzing the data obtained, it is noted that even without prior university knowledge, the Fairers use these tools defined in the marketing theories, from showing the informality of marketing in their day-to-day work. Through this research, it was possible to add a little knowledge about informal marketing, which demonstrates the use of these tools empirically, another factor is the contribution to individual entrepreneurship, which has grown increasingly more in Brazil, providing several benefits for those who register as individual microentrepreneurs.Agência 1Esta pesquisa traz as estratégias utilizadas informalmente por microempreendedores na gestão de seu negócio. A coleta de dados foi realizada na Feira do Guará conhecida na região de Brasília. Para a coleta de dados, foi utilizado, o método de pesquisa teórico-empírico, abordada de forma qualitativa, relacionando o mundo real a teoria, aplicando-se um questionário pré-planejado contendo 8 questões, as amostras coletadas foram baseadas na forma de Barbetta para amostra simples. A pesquisa tem a finalidade de descrever a realidade aplicada naquele mercado de rua, aplicando aos feirantes que comercializam seus produtos no local, composta por bancas com os mais variados e distintos produtos. O questionário aplicado foca nos 4’ps do marketing, preço, praça, produto, promoção, seguido pelos outros 4’ps que são processo, pessoas, palpabilidade e produtividade. Após a análise dos dados obtidos, nota-se que mesmo sem conhecimento universitário prévio os feirantes utilizam dessas ferramentas definidas nas teorias de marketing, demostrando a informalidade do marketing em seu dia-a-dia de trabalho. Através desta pesquisa, foi possível acrescentar um pouco de conhecimento sobre o marketing informal, onde se demonstra a utilização destas ferramentas de forma empírica, outro fator é a contribuição com o empreendedorismo individual, que tem crescido cada vez mais no Brasil, fornecendo diversos benefícios para aqueles que se cadastram como Microempreendedores Individuais.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de AdministraçãoUDFAzevedo Júnior, Demóstenes Jonatas de9411630475211493http://lattes.cnpq.br/9411630475211493Teles, Erick FagundesSantos, Luiz Ricardo de MatosRoure, Matheus Pessoa de2020-11-15T00:41:20Z2020-11-142020-11-15T00:41:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1092porAMA – American Marketing Association (2008). The American marketing association releases new definition for marketing. Chicago: Press Release. (PRWEB). 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Marketing social: influenciando comportamentos para o bem. 3ºedição. Porto Alegre: Bookman,2011. MARIA, J. P. S., A.C. Microempresário individual – empreendedorismo e realidade administrativa tua. UNESC, Santa Catarina, 2013. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2346. Acesso em: 04 abr. 2018. NORONHA, E. G. “INFORMAL”, ILEGAL INJUSTO: percepções do mercado de trabalho no Brasil. PADOVEZE, C. L. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura,aplicação REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 18. Nº. 53, 2013. São Paulo: Pioneira Thomson.Learning, 2005. PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico. 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