Análise estrutural e térmica da ponteira do sistema de exaustão em veículos pesados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3467 |
Resumo: | O sistema de exaustão direciona os gases da combustão ao ambiente externo. Devido às altas temperaturas, os materiais empregados nesses sistemas sofrem alterações em suas propriedades mecânicas podendo se fragilizar e sofrer falhas mecânicas. Dessarte, o presente trabalho tem por objetivo a realização de uma análise estrutural térmica da ponteira do sistema de exaustão de veículos pesados através de simulações utilizando software CAE (computer aided engineering). Foram desenvolvidos três modelos 3D de ponteiras: reto, curvo e com redução de diâmetro. Posteriormente, foram geradas as malhas e foram definidas as condições iniciais e de contorno do problema utilizando três materiais: liga de alumínio, aço INOX e liga de titânio. Analisando os resultados, foi verificado que o modelo curvo apresenta as maiores tensões, o modelo com redução de diâmetro apresenta as maiores temperaturas e o alumínio é um material inadequado por apresentar fator de segurança inferior a 1 nos pontos críticos analisados. |
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O sistema de exaustão direciona os gases da combustão ao ambiente externo. Devido às altas temperaturas, os materiais empregados nesses sistemas sofrem alterações em suas propriedades mecânicas podendo se fragilizar e sofrer falhas mecânicas. Dessarte, o presente trabalho tem por objetivo a realização de uma análise estrutural térmica da ponteira do sistema de exaustão de veículos pesados através de simulações utilizando software CAE (computer aided engineering). Foram desenvolvidos três modelos 3D de ponteiras: reto, curvo e com redução de diâmetro. Posteriormente, foram geradas as malhas e foram definidas as condições iniciais e de contorno do problema utilizando três materiais: liga de alumínio, aço INOX e liga de titânio. Analisando os resultados, foi verificado que o modelo curvo apresenta as maiores tensões, o modelo com redução de diâmetro apresenta as maiores temperaturas e o alumínio é um material inadequado por apresentar fator de segurança inferior a 1 nos pontos críticos analisados. |
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