Análise estrutural e térmica da ponteira do sistema de exaustão em veículos pesados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fróes, Cesar Augusto Azambuja
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miranda, Felipe Garbuio Pereira de, Szczypior, Gustavo Thadeu
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3467
Resumo: O sistema de exaustão direciona os gases da combustão ao ambiente externo. Devido às altas temperaturas, os materiais empregados nesses sistemas sofrem alterações em suas propriedades mecânicas podendo se fragilizar e sofrer falhas mecânicas. Dessarte, o presente trabalho tem por objetivo a realização de uma análise estrutural térmica da ponteira do sistema de exaustão de veículos pesados através de simulações utilizando software CAE (computer aided engineering). Foram desenvolvidos três modelos 3D de ponteiras: reto, curvo e com redução de diâmetro. Posteriormente, foram geradas as malhas e foram definidas as condições iniciais e de contorno do problema utilizando três materiais: liga de alumínio, aço INOX e liga de titânio. Analisando os resultados, foi verificado que o modelo curvo apresenta as maiores tensões, o modelo com redução de diâmetro apresenta as maiores temperaturas e o alumínio é um material inadequado por apresentar fator de segurança inferior a 1 nos pontos críticos analisados.
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