Fact-checking: o conhecimento do leitor e o consumo de notícias verificadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos , Denise Bibiano Becker
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3668
Resumo: O fact-checking é um objeto de reflexão que se coloca como solução no enfrentamento para a desinformação. A atividade se dá no ambiente digital, com ênfase em temas políticos, na verificação de discursos que já tenham sido proferidos e os confronta com base em dados oficiais, pesquisas e consultas a especialistas, classificando por meio de etiquetas a veracidade ou a falsidade da notícia. Pouco se sabe sobre o alcance dessa atividade a quem de fato interessa – o leitor. Esta pesquisa tem como objeto de estudo o fact-checking e o conhecimento do leitor sobre a atividade de checagem realizada por veículos da imprensa tradicional, alternativa e/ou independente. Utilizou-se o método survey com a distribuição de um formulário no Google Forms durante 30 dias e foram entrevistadas 324 pessoas que leem os veículos Aos Fatos, Agência Lupa, Agência Pública, É Isso Mesmo? Prova Real e É ou Não É (a editoria foi substituída para Fato ou Fake). Os resultados obtidos revelam que o leitor de fact-checking é um público jovem e especializado, com grande acesso à educação formal e posicionado politicamente à esquerda e centro-esquerda. Muito embora seja informado, não demonstra interesse em financiar projetos e pagar para ler notícias no meio digital.
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