Análise das atividades de um livro didático relacionadas ao conceito de fração à luz do pensamento computacional.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1088 |
Resumo: | Computational Thinking can be identified as one of the basic intellectual skills of a human being, similar to reading, speaking and performing operations. Thus, it is necessary to treat the increase in the scope of teaching Computational Thinking, and even consider it as a basic science. In this way, this research aims to highlight the Computational Thinking skills existing in the activities proposed in the 6th grade textbook, specifically analyzing the concept of fractions and also suggesting through activities already existing in the book the use of unplugged activities. In order to achieve the research objectives, we opted for the Content Analysis methodology presented by Bardin (2011), using the most widely distributed textbook in the national territory according to the National Textbook Program (2020), by so that in the preanalysis the categories, components and guiding questions were found, to highlight the skills of Computational Thinking. With the analysis it was possible to verify that it is possible to explore the abilities of Computational Thinking in the activities mainly attending the competences of BNCC (2018). The skills of Abstraction and Analysis were the most found, however in none of the activities were found more than three skills of Computational Thinking. |
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Análise das atividades de um livro didático relacionadas ao conceito de fração à luz do pensamento computacional.Pensamento computacionalLivro didáticoAtividades desplugadasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOComputational Thinking can be identified as one of the basic intellectual skills of a human being, similar to reading, speaking and performing operations. Thus, it is necessary to treat the increase in the scope of teaching Computational Thinking, and even consider it as a basic science. In this way, this research aims to highlight the Computational Thinking skills existing in the activities proposed in the 6th grade textbook, specifically analyzing the concept of fractions and also suggesting through activities already existing in the book the use of unplugged activities. In order to achieve the research objectives, we opted for the Content Analysis methodology presented by Bardin (2011), using the most widely distributed textbook in the national territory according to the National Textbook Program (2020), by so that in the preanalysis the categories, components and guiding questions were found, to highlight the skills of Computational Thinking. With the analysis it was possible to verify that it is possible to explore the abilities of Computational Thinking in the activities mainly attending the competences of BNCC (2018). The skills of Abstraction and Analysis were the most found, however in none of the activities were found more than three skills of Computational Thinking.O Pensamento Computacional pode ser apontado como uma das aptidões intelectuais básicas de um ser humano, semelhante a leitura, fala e realização de operações. Dessa forma é necessário tratar o aumento do alcance do ensino do Pensamento Computacional, e até considerá-lo como uma ciência básica. Deste modo esta pesquisa tem como objetivo evidenciar as habilidades do Pensamento Computacional existentes nas atividades propostas no livro didático do 6º ano, analisando especificamente o conceito de frações e ainda sugerindo por meio de atividades já existentes no livro o uso das atividades desplugadas. Com a finalidade de atingir os objetivos da pesquisa, optou-se pela metodologia de Análise de Conteúdo apresentada por Bardin (2011), utilizando o livro didático de maior distribuição no território nacional de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático (2020), de modo que na pré-análise foram encontradas as categorias, componentes e as questões norteadoras, para evidenciar as habilidades do Pensamento Computacional. Com a análise foi possível verificar que é possível explorar as habilidades do Pensamento Computacional nas atividades principalmente atendendo as competências da BNCC (2018). As habilidades de Abstração e Análise foram as mais encontradas, porém em nenhuma das atividades foram encontradas mais de três habilidades do Pensamento Computacional.Universidade Cruzeiro do SulBrasilPrograma de Pós Graduação em Ensino de CiênciasCruzeiro do SulSilveira, Ismar Frango00845303678http://lattes.cnpq.br/3894359521286830Silveira, Ismar FrangoSchimiguel, JulianoSantos, Ana Cristina dosBossi, Vanderson Gomes2020-10-15T17:30:07Z2020-06-182020-10-15T17:30:07Z2020-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOSSI, V. G. Análise das atividades de um livro didático relacionadas ao conceito de Fração à luz do Pensamento Computacional. 141f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1088porBARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. Título original: L' Analyse de Contenu. BARR, V.; STEPHENSON, C. What is Involved and What is the Role of the Computer Science Education Community? ACM InRoads, 2011. 48-54. BORDINI, A. et al. Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte. Inform. Teor. Apl. (Online), Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 210-238, novembro 2016. BRACKMANN, C. P. et al. Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola. Journal on Computational Thinking, v. 2, n. 1, p. 36-50, 2018. BRASIL, INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Senso da Educação Básica 2019: notas estatísticas, Brasília, 2020. BRASIL, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_s ite.pdf>. Acesso em: 10 Abril 2020. BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. CYSNEIROS, P. G. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. R. Faced, Salvador, p. 227-231, julho/dezembro 2007. FNDE, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, 2020. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-dolivro/pnld/termo-de-adesao>. Acesso em: 23 abril 2020. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIOVANI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da matemática: 6o ano : ensino fundamental: anos finais. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. MALTEMPI, M. V. Novas Tecnologias e Construção de Conhecimento: Reflexão e Perspectivas. V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM), Porto, Portugal, 2011. MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. Tradução de José Armando Valente; Beatriz Bitelman e Afira Vianna Ripper. São Paulo: Brasiliense, 1985. RIBEIRO, L.; FOSS, L.; CAVALHEIRO, S. A. D. C. Entendendo o Pensamento Computacional. Cornell University Library. [S.l.]. 2017. ROZA, R. H. TICS na Aprendizagem sob a perspectiva Sociointeracionista. RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 498- 506, maio/agosto 2018.SCHIMIGUEL, J. et al. Contribuições das pesquisas de doutorado em Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino de Ciências e Matemática. In: ALLEVATO, N. S. G.; CURI, E. Ensino de Ciências e matemática: o legado da pesquisa em 10 anos de doutorado. Jundiai: Paco Editorial, 2018. Cap. 7, p. 119-131. SHUARE, M. A psicologia soviética: meu olhar. Tradução de Laura Marisa Carnielo Calejon. São Paulo: Terracota, 2017. SILVA, M. C. As tecnologias da Informação e comunicação como Ferramentas motivadoras para o ensino-aprendizagem de Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Universidade Federal de Goiás. Catalão. 2015. SOCIEDADE BRASILEIRA DA COMPUTAÇÃO. Sobre a SBC, 2018. Disponível em: <http://sbc.org.br/institucional-3/sobre>. Acesso em: 11 Abril 2020. SOCIEDADE BRASILEIRA DA COMPUTAÇÃO. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica, 2019. Disponível em: <https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/203-educacao-basica/1220-bnccem-itinerario-informativo-computacao-2>. Acesso em: 10 Abril 2020. SOUZA, V. L. T.; ANDRADA, C. D. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 30, n. 3, p. 355-365, 2013. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de Jose Cipolla Neto; Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WING, J. PENSAMENTO COMPUTACIONAL Um conjunto de atitudes e habilidades que todos não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Tradução: Cleverson Sebastião dos Anjos. Revista Brasileira de Ensino e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 1-10, maio/agosto 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-10-15T17:40:18Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1088Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-10-15T17:40:18Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
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