Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Raíssa Pilar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4032
Resumo: The Society of the Spectacle, according to Guy Debord, is composed by people who contemplate and crave material power, dazzled by the appearances of an unachievable life. In order to obtain the most consumption through the alienation of the masses, the spectacle emerges as a standardized industrial production with this sole objective. This model of production belongs to Cultural Industry, first described by Adorno and Hokheimer in 1944, looking forward to explain how the culture guides and domesticate human virtues deriving from creations embedded in the daily life. In the texts of communicologists, sociologists and philosophers, media is presented as an instrument that contributes to how spectators feel about a television program. This work will focus on the reality show Big Brother Brasil, which, in 2020, has reinvented itself and was a huge audience success in Brazil. This work intends to analyze if the supposed presence from a scripted show, with fictional elements, can influence on the number of interactions about the program the social network Twitter.
id CUB_6493c00c073cc17719781163244432c7
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4032
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no TwitterReality-showSociedade do espetáculoAlienaçãoMídiaBig Brother BrasilTwitterCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASThe Society of the Spectacle, according to Guy Debord, is composed by people who contemplate and crave material power, dazzled by the appearances of an unachievable life. In order to obtain the most consumption through the alienation of the masses, the spectacle emerges as a standardized industrial production with this sole objective. This model of production belongs to Cultural Industry, first described by Adorno and Hokheimer in 1944, looking forward to explain how the culture guides and domesticate human virtues deriving from creations embedded in the daily life. In the texts of communicologists, sociologists and philosophers, media is presented as an instrument that contributes to how spectators feel about a television program. This work will focus on the reality show Big Brother Brasil, which, in 2020, has reinvented itself and was a huge audience success in Brazil. This work intends to analyze if the supposed presence from a scripted show, with fictional elements, can influence on the number of interactions about the program the social network Twitter.A Sociedade do Espetáculo, de acordo com Guy Debord, é formada por um povo que contempla e almeja o poder material, deslumbrado pelas aparências de uma vida inalcançável. Com o objetivo de obter o máximo consumo possível através da alienação das massas, surge o espetáculo, que é uma produção industrial padronizada para este singular objetivo. Esse modelo de produção é pertencente à Indústria Cultural, a qual foi descrita pela primeira vez por Adorno e Horkheimer em 1944, e busca explicar como a cultura orienta e domestica virtudes humanas a partir de criações que se misturam à vida cotidiana. Nos textos de comunicólogos, sociólogos e filósofos, a mídia é apresentada como um instrumento que contribui para a forma com que os espectadores se sentem com relação a um programa de televisão. Este trabalho terá como objeto o reality show Big Brother Brasil, que, no ano de 2020, reinventou sua edição e foi um grande sucesso de audiência televisiva no Brasil. Pretende-se analisar se a suposta presença de elementos de um espetáculo roteirizado, com elementos fictícios, pode influenciar no número de interações sobre o programa na rede social Twitter.Universidade Cruzeiro do SulBrasilCampus São MiguelNunes, Mirian Aparecida Melianihttp://lattes.cnpq.br/8131017501968727Correia, Raíssa Pilar2022-09-19T20:55:55Z2022-09-192022-09-19T20:55:55Z2021-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCORREIA, Raíssa Pilar. Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2022-09-19T20:56:42Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4032Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2022-09-19T20:56:42Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter
title Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter
spellingShingle Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter
Correia, Raíssa Pilar
Reality-show
Sociedade do espetáculo
Alienação
Mídia
Big Brother Brasil
Twitter
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter
title_full Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter
title_fullStr Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter
title_full_unstemmed Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter
title_sort Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter
author Correia, Raíssa Pilar
author_facet Correia, Raíssa Pilar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Mirian Aparecida Meliani
http://lattes.cnpq.br/8131017501968727
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Raíssa Pilar
dc.subject.por.fl_str_mv Reality-show
Sociedade do espetáculo
Alienação
Mídia
Big Brother Brasil
Twitter
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Reality-show
Sociedade do espetáculo
Alienação
Mídia
Big Brother Brasil
Twitter
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description The Society of the Spectacle, according to Guy Debord, is composed by people who contemplate and crave material power, dazzled by the appearances of an unachievable life. In order to obtain the most consumption through the alienation of the masses, the spectacle emerges as a standardized industrial production with this sole objective. This model of production belongs to Cultural Industry, first described by Adorno and Hokheimer in 1944, looking forward to explain how the culture guides and domesticate human virtues deriving from creations embedded in the daily life. In the texts of communicologists, sociologists and philosophers, media is presented as an instrument that contributes to how spectators feel about a television program. This work will focus on the reality show Big Brother Brasil, which, in 2020, has reinvented itself and was a huge audience success in Brazil. This work intends to analyze if the supposed presence from a scripted show, with fictional elements, can influence on the number of interactions about the program the social network Twitter.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
2022-09-19T20:55:55Z
2022-09-19
2022-09-19T20:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORREIA, Raíssa Pilar. Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2021.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4032
identifier_str_mv CORREIA, Raíssa Pilar. Como os elementos dramatúrgicos influenciaram as interações sobre a 20ª edição do Big Brother Brasil no Twitter. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cruzeiro do Sul
Brasil
Campus São Miguel
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cruzeiro do Sul
Brasil
Campus São Miguel
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311345530077184