Análise bibliométrica dos artigos envolvendo o GeoGebra apresentados no Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Luciano Teodoro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/810
Resumo: This research surveys and analyzes articles that address the use of GeoGebra software in the teaching of Mathematics for elementary school students, high school, youth and adult education (EJA), university education and teacher training in Brazil. Aiming at demonstrating and relevance of the theme on the use and contribution of Information Technology in the teaching and learning of Algebra, Geometry and Statistics. To this end, it will make use of a literature within Mathematics Education, which points out that the use of Information and Communication Technology (ICTs) can enhance teaching and learning processes. Only articles were used, and these were categorized according to their objectives and methodological procedures used. The present work seeks to analyze Anais of the Brazilian Meeting of Graduate Students in Mathematics Education (EBRAPEM) held in 2015, 2016, 2017 and 2018. The research is quantitative and the results indicate that 31 articles were published and it is also qualitative, as it makes a note of the contributions of the GeoGebra software in the teaching of Mathematics. With the development of bibliographic analysis, it was possible to perceive the importance of giving teachers access to technologies so that they make use in the classroom, so that GeoGebra interactive, dynamic and constructive to the student's life.
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spelling Análise bibliométrica dos artigos envolvendo o GeoGebra apresentados no Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação MatemáticaBibliometric analysis of articles involving GeoGebra presented at the Brazilian Graduate Meeting in Mathematics Education.GeoGebraEducação MatemáticaEBRAPEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALThis research surveys and analyzes articles that address the use of GeoGebra software in the teaching of Mathematics for elementary school students, high school, youth and adult education (EJA), university education and teacher training in Brazil. Aiming at demonstrating and relevance of the theme on the use and contribution of Information Technology in the teaching and learning of Algebra, Geometry and Statistics. To this end, it will make use of a literature within Mathematics Education, which points out that the use of Information and Communication Technology (ICTs) can enhance teaching and learning processes. Only articles were used, and these were categorized according to their objectives and methodological procedures used. The present work seeks to analyze Anais of the Brazilian Meeting of Graduate Students in Mathematics Education (EBRAPEM) held in 2015, 2016, 2017 and 2018. The research is quantitative and the results indicate that 31 articles were published and it is also qualitative, as it makes a note of the contributions of the GeoGebra software in the teaching of Mathematics. With the development of bibliographic analysis, it was possible to perceive the importance of giving teachers access to technologies so that they make use in the classroom, so that GeoGebra interactive, dynamic and constructive to the student's life.A presente pesquisa faz um levantamento e análise dos artigos que abordam a utilização do software GeoGebra no ensino de Matemática para alunos do ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino superior e a formação de professores no Brasil. Tendo como objetivo a demonstração e a relevância do tema sobre o uso e contribuição da Tecnologia de Informação no ensino e aprendizagem de Álgebra, Geometria e Estatística. Para tanto, fará uso de uma literatura dentro da Educação Matemática, que aponta que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Foram utilizados apenas artigos, e esses foram categorizados de acordo com os seus objetivos e os procedimentos metodológicos utilizados. O presente trabalho busca analisar Anais do Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM) realizado em 2015, 2016, 2017 e 2018. A pesquisa é quantitativa e os resultados indicam que foram publicados 31artigos e também é qualitativa, pois faz um apontamento das contribuições do software GeoGebra no ensino de Matemática. Com o desenvolvimento da análise bibliográfica, foi possível perceber a importância em dar acesso aos professores às tecnologias para que estes façam uso em sala de aula, de forma que o GeoGebra vem sendo um dos softwares bastante utilizados, com a finalidade de tornar o ensino-aprendizagem mais interativo, dinâmico e construtivo à vida do aluno.Universidade Cruzeiro do SulBrasilPrograma de Pós graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulSantos, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos25596555860http://lattes.cnpq.br/1683865646695621Santos, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos22569555860http://lattes.cnpq.br/1683865646695621Junger, Alex Paubelhttp://lattes.cnpq.br/3440956514829383Morais, Diogo Gonçalves deSilva , Luciano Teodoro da2020-07-15T19:25:37Z2020-05-112020-07-15T19:25:37Z2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, L.T. Análise bibliométrica sobre os artigos envolvendo o GeoGebra apresentados no Encontro Brasileiro de pós-graduação em Educação Matemática. 2020. Número de folhas 79f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/810porAUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. (1980). Psicologia educacional. Rio de Janeiro, Interamericana. Tradução para português, de Eva Nick et al., da segunda edição de Educational psychology: a cognitive view. ALTOÉ, A.; FUGIMOTO, S. M. A. O computador na educação e os desafios educacionais. Anais do IX Congresso Nacional de Educação-EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, outubro 2009. Disponível em: . ARAÚJO, C. A. Á. & SOUZA, R. R. (2004). As potencialidades das bibliotecas digitais ante a explosão informacional da pesquisa em comunicação. In Anais, 14. Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, Porto Alegre. 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