Análise de simulações aerodinâmica em carroceria veicular com e sem aerofólio
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3469 |
Resumo: | A aerodinâmica em um veículo possui diversos fatores atuantes, o artigo em questão visa analisar um veículo em duas configurações, com e sem aerofólio e apresentar seu comportamento aerodinâmico por meio de simulações numéricas. O objetivo é demonstrar via simulações numéricas as diferenças aerodinâmicas de pressão e velocidade em um veículo com e sem um aerofólio traseiro. Usando o método de elementos finitos foram realizadas as simulações numéricas e apresentadas as amostragens do comportamento aerodinâmico, diferenças de pressão e velocidade. Os resultados obtidos apontaram uma esperada diferença nas distribuições de velocidade e pressão, apontando para o modelo com o aerofólio possuindo maiores indícios de aumento de pressão no aerofólio |
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Análise de simulações aerodinâmica em carroceria veicular com e sem aerofólioAerodinâmica veicularSimulação numéricaMétodo de elementos finitosCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAA aerodinâmica em um veículo possui diversos fatores atuantes, o artigo em questão visa analisar um veículo em duas configurações, com e sem aerofólio e apresentar seu comportamento aerodinâmico por meio de simulações numéricas. O objetivo é demonstrar via simulações numéricas as diferenças aerodinâmicas de pressão e velocidade em um veículo com e sem um aerofólio traseiro. Usando o método de elementos finitos foram realizadas as simulações numéricas e apresentadas as amostragens do comportamento aerodinâmico, diferenças de pressão e velocidade. Os resultados obtidos apontaram uma esperada diferença nas distribuições de velocidade e pressão, apontando para o modelo com o aerofólio possuindo maiores indícios de aumento de pressão no aerofólioUniversidade PositivoBrasilEngenharia MecânicaUPHorta, Tulio Paimhttp://lattes.cnpq.br/7807447085063614Meyer, Guilherme de OliveiraLevandowski, Luis GuilhermeFerreira, Matheus Taschner Panelli2022-04-19T17:50:33Z20222022-04-19T17:50:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2022-04-19T17:51:40Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3469Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2022-04-19T17:51:40Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
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