A percepção de alunos de cursos de graduação sobre o tempo de dedicação em atividades desenvolvidas por meio de aprendizagem baseada em problemas com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhardi, André Luiz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/269
Resumo: The present work aims to deepen the knowledge regarding the interactions of the students when in activities oriented by the Problem Based Learning (PBL) methodology in isolated activities of common disciplines of the curricular matrix of the courses of Bachelor in Engineering. Due to the increasing adoption of active learning methodologies in formal and informal teaching environments, it is sought to make possible its adoption, since these approaches have advantages and disadvantages like any other. Through some researchers it is noticed that one of the biggest barriers to the adoption of the PBL is the time of dedication of the students to act in the activities foreseen in the methodology. It is explored, in the practical approach of this work, the application of a PBL activity, with support of Information and Communication Technologies - TICs and it is sought to extract from the student his perception of the time of dedication in said activity. This approach takes on a hybrid context in the process and innovates in this aspect, since the majority of the interventions in PBL occur integrally. As the theoretical basis of the study, it is deepened in the knowledge related to the PBL method, to the TICs, the perception and phenomenological approach to qualitative research.
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spelling A percepção de alunos de cursos de graduação sobre o tempo de dedicação em atividades desenvolvidas por meio de aprendizagem baseada em problemas com apoio de Tecnologias de Informação e ComunicaçãoThe perception of Engineering undergraduate students about the dedication time during activities developed with problem based learning with information and communication technologies support.Aprendizagem baseada em problemasMetodologias ativas de aprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOThe present work aims to deepen the knowledge regarding the interactions of the students when in activities oriented by the Problem Based Learning (PBL) methodology in isolated activities of common disciplines of the curricular matrix of the courses of Bachelor in Engineering. Due to the increasing adoption of active learning methodologies in formal and informal teaching environments, it is sought to make possible its adoption, since these approaches have advantages and disadvantages like any other. Through some researchers it is noticed that one of the biggest barriers to the adoption of the PBL is the time of dedication of the students to act in the activities foreseen in the methodology. It is explored, in the practical approach of this work, the application of a PBL activity, with support of Information and Communication Technologies - TICs and it is sought to extract from the student his perception of the time of dedication in said activity. This approach takes on a hybrid context in the process and innovates in this aspect, since the majority of the interventions in PBL occur integrally. As the theoretical basis of the study, it is deepened in the knowledge related to the PBL method, to the TICs, the perception and phenomenological approach to qualitative research.O presente trabalho visa aprofundar o conhecimento no tocante às interações dos alunos quando em atividades orientadas pela metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP (Problem Based Learning – PBL) em atividades isoladas de disciplinas comuns da matriz curricular dos cursos de Bacharelado em Engenharia. Devido à crescente adoção das metodologias ativas de aprendizagem nos ambientes formais e informais de ensino, busca-se viabilizar sua adoção, uma vez que estas abordagens apresentam vantagens e desvantagens como quaisquer outras. Através de alguns pesquisadores nota-se que uma das maiores barreiras à adoção do PBL é o tempo de dedicação dos discentes para atuação nas atividades previstas na metodologia. Explora-se, na abordagem prática deste trabalho, a aplicação de uma atividade em regime de PBL, com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs e busca-se extrair do discente sua percepção do tempo de dedicação na referida atividade. Essa abordagem assume um contexto híbrido no processo e inova nesse aspecto, uma vez que a maioria das intervenções em PBL ocorrem de forma presencial integralmente. Como base teórica do estudo aprofunda-se nos conhecimentos tocantes ao método PBL, às TICs, a abordagem da percepção e fenomenológica para pesquisa qualitativa.Universidade Cruzeiro do SulBrasilMestrado em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulSilveira, Ismar Frangohttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830Silveira, Ismar Frangohttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830Schimiguel, Julianohttp://lattes.cnpq.br/0047384210554210Martins, Valeria Farinazzohttp://lattes.cnpq.br/9004497626504668Palhardi, André Luiz2020-01-17T18:48:07Z20202020-01-17T18:48:07Z2019-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPALHARDI, A. L. A percepção de alunos de cursos de graduação sobre o tempo de dedicação em atividades desenvolvidas por meio de aprendizagem baseada em problemas com apoio de tecnologias de informação e comunicação. 2019. Número de folhas 63f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/269porGrades 6-12. 1996, p. 2 ALLEVATO, N. S. G.; JAHN, A. P.; ONUCHIC, L. R. O computador no ensino e aprendizagem de matemática: reflexões sobre a perspectiva da resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL, L. C.; PIRONEL, M. Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 251. ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 38. ARAUJO, U. F.; ARANTES, V. A. Comunidade, conhecimento e resolução de problemas: o projeto acadêmico da USP Leste. In: ARAUJO, U. F.; SASTRE, G. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summs, 2016, p. 111 -113 AUSUBEL, D.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana. 1981 BACHA, M. L., STREHLAU, V. I., ROMANO, R. Percepção: termo frequente, usos inconsequentes em pesquisa? 30º EnANPAD, Salvador, Bahia, 2006. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-mkta-1332.pdf> Acesso: Jun_2018 BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo. Cortez Editora, 2000. BOGDAN, R. C., BIKLEN,S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994 BORDENAVE J., PEREIRA A. A Estratégia de Ensino Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2005. BRASIL. Resolução CNE/CP de 18 de Janeiro de 2002. Diretrizes nacionais curriculares para a formação de professores de educação básica em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena. Disponível em <portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CPoi2002.pdf>, Acesso: Jul_2017 CAMARGO, A. A. B. Gestão Colaborativa no Metrô de São Paulo. São Paulo, SP – 2004 CAMARGO, A. A. B et al. 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Percepção: termo frequente, usos inconsequentes em pesquisa? 30º EnANPAD, Salvador, Bahia, 2006. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-mkta-1332.pdf> Acesso: Jun_2018 BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo. Cortez Editora, 2000. BOGDAN, R. C., BIKLEN,S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994 BORDENAVE J., PEREIRA A. A Estratégia de Ensino Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2005. BRASIL. Resolução CNE/CP de 18 de Janeiro de 2002. Diretrizes nacionais curriculares para a formação de professores de educação básica em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena. Disponível em <portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CPoi2002.pdf>, Acesso: Jul_2017 CAMARGO, A. A. B. Gestão Colaborativa no Metrô de São Paulo. São Paulo, SP – 2004 CAMARGO, A. A. B et al. O Uso de Sistemas Colaborativos na Gestão de Projetos: Fatores Relevantes para o Sucesso. 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