EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O EDUCADOR DO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Welyda de Lucena; Universidade Estadual do Ceará
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Osterne, Maria do Socorro Ferreira; Universidade Estadual do Ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2505
Resumo: Muitos são os embates acirrados nas academias que se posicionam contra (ou a favor) da educação à distância, sem ao menos um debruçar teórico-metodológico-prático sobre os limites e possibilidades que esta modalidade pode ocasionar no processo de ensino-aprendizagem. Assim este trabalho tem como objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica, verificar como a educação a distância está sendo percebida pelos estudiosos na literatura, para isto, autores como Belloni(2001), Demo(2007), Morin(2001), Fróes(1999); Gouvêa (2006), dentre outros, foram lidos e suas ideias apresentadas. Para melhor entendermos essa modalidade, tratamos de sua historicidade, origem, limites e possibilidades, datas e acontecimentos marcantes no mundo e no Brasil, em seguida, algumas colocações sobre a função dos educadores e/ou tutores e orientadores, e como os profissionais dessa modalidade entendem o processo ensino-aprendizagem, para que ao ensinar verdadeiramente aconteça o aprender. Outra questão importante abordada neste artigo é a linguagem das tecnologias de comunicação como um dos fatores que influenciam a performance do educador nesta modalidade de ensino. Conclui-se que o ensino a distância não é algo novo e não deve ser analisado por atitudes maniqueístas, ou seja, como algo totalmente bom ou totalmente ruim. Há necessidade de competência(s) para se desenhar um ensino de qualidade, seja à distância, ou não, para não se oferecer apenas “perfumarias” baratas para serem comercializadas, pois cada vez mais a educação está sendo um direito inalienável e essencial para a sociedade. DISTANCE EDUCATION AND THE EDUCATOR OF THE 21ST CENTURY ABSTRACT Many are the conflicts in the academies that oppose (or favor) distance education, without at least a theoretical-methodological-practical approach to the limits and possibilities that this modality can cause in the teaching-learning process. Thus, this work aims, through a bibliographical research, to verify how distance education is being perceived by scholars in the literature, for this, authors such as Belloni (2001), Demo (2007), Morin (2001), Fróes (1999) ); Gouvêa (2006), among others, were read and their ideas presented. In order to better understand this modality, we deal with its historicity, origin, limits and possibilities, dates and events in the world and in Brazil, then some positions on the role of educators and / or tutors and counselors, and how the professionals of this modality understand the teaching-learning process, so that when teaching truly happens, learning happens. Another important issue addressed in this article is the language of communication technologies as one of the factors that influence the performance of the educator in this modality of teaching. It is concluded that distance learning is not something new and should not be analyzed by Manichean attitudes, that is, as something totally good or totally bad. There is a need for competence (s) to design quality education, whether at a distance or not, so as not to offer only cheap "perfumeries" to be marketed, since education is increasingly an inalienable and essential right for the society.
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Revista Brasileira de Educação a Distância, Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisas Avançadas, v. 4, n. 20, 1997./*ref*/VIEIRA, A. B. et al. Formação docente para uma educação de qualidade. Revista Expressão Católica, v. 5, n. 1, ago. 2017./*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1988.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:09.274Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
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