A RELEVÂNCIA DO MÉTODO DO CASO NA ATUAL CONJUNTURA DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2201 |
Resumo: | De tradição norte americana, o Método do Caso vem ganhando espaço no âmbito acadêmico jurídico brasileiro, ante as inúmeras interpretações e inovações jurisprudênciais, sobretudo aquelas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desta forma, aquilo que está previsto em Lei nem sempre passa a ser o praticado de fato, de forma exegética, tendo os novos julgados relevante importância para a aplicabilidade do Direito. Assim, o estudo mais focado nas fundamentações e argumentos que embasam uma decisão de um caso em si, bem como o posicionamento firmado por determinado Tribunal Superior acaba tornando-se necessário como uma ferramenta a mais para o desenvolvimento do ensino jurídico no país. Nesse sentido, como metodologia, utiliza-se o estudo descritivo-analítico, através de pesquisa bibliográfica, concluindo pela aplicação do Método no ambiente acadêmico brasileiro. |
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A RELEVÂNCIA DO MÉTODO DO CASO NA ATUAL CONJUNTURA DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIROMétodo do caso. Decisões. Interpretações. Ensino jurídico.De tradição norte americana, o Método do Caso vem ganhando espaço no âmbito acadêmico jurídico brasileiro, ante as inúmeras interpretações e inovações jurisprudênciais, sobretudo aquelas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desta forma, aquilo que está previsto em Lei nem sempre passa a ser o praticado de fato, de forma exegética, tendo os novos julgados relevante importância para a aplicabilidade do Direito. Assim, o estudo mais focado nas fundamentações e argumentos que embasam uma decisão de um caso em si, bem como o posicionamento firmado por determinado Tribunal Superior acaba tornando-se necessário como uma ferramenta a mais para o desenvolvimento do ensino jurídico no país. Nesse sentido, como metodologia, utiliza-se o estudo descritivo-analítico, através de pesquisa bibliográfica, concluindo pela aplicação do Método no ambiente acadêmico brasileiro.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAPlastina Júnior, Márcio Gabriel; Universidade de FortalezaLeal, Leonardo José Peixoto; Universidade de Fortaleza2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/220110.25190/rec.v7i1.2201Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 14-192357-848310.25190/rec.v7i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2201/pdf/*ref*/BOAVENTURA, E. Metodologia da Pesquisa: Monografia, Dissertação e Tese. São Paulo: Atlas, 2007./*ref*/BOEIRA, M. As diversas metodologias jurídicas-Método do Caso. Disponível em: <http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI155748,31047-As+diversas+metodologias+juridicas+Metodo+Caso>. Acesso em: 21 jun. 2018./*ref*/BORGES, M. V. M.; RODRIGUES, H. W. O método do caso na educação jurídica. Revista Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p.1366-1388, 23 mar. 2016./*ref*/COELHO, A. M. R. V. Método do Estudo de Caso (Case Studies) ou Método do Caso (Teaching Cases)?: uma análise dos dois métodos no ensino e pesquisa em Administração. Disponível em: <http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCSA/remac/jul_dez_05/06.pdf>. Acesso em: 21 maio 2018./*ref*/LOPES FILHO, J. M. Os precedentes judiciais no Constitucionalismo Contemporâneo. São Paulo: Juspodium, 2016./*ref*/GHIRARDI, J. G. Métodos de Ensino em Direito, conceitos para um debate. São Paulo: Saraiva, 2009./*ref*/GIL, A. C. Didatica no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006./*ref*/HALL, J. Teaching law by the case method and lecture. Society of Public Teachers of Law. 1955. Disponível em: <https://www.repository.law.indiana.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2469&context=facpub>. Acesso em: 22 jul. 2018./*ref*/MENEZES, M. A. de A. Do método do caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p.129-143, abr. 2009./*ref*/MOSKOVITZ, M. From case method to problem method: the evolution of a teacher. Saint Louis University Law Journal, St. Louis, v. 48, p.1205-1215, jun. 2004. NUNES, J. A. M. Segurança jurídica e súmula vinculante. São Paulo: Saraiva, 2010./*ref*/PATTERSON, E. W. The Case Method in american legal education: its origins and objectives. Journal Of Legal Education, Washington, v. 4, n. 1, p.1-24, 1951./*ref*/PUSCHEL, F. P. Organização das relações privadas: uma introdução ao direito privado com métodos de ensino participativos. São Paulo: Quartier Latin, 2007./*ref*/SABINO, M. A. da C. Revista Dialética de Direito Processual Civil. 85. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.308Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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