A SINGURALIDADE EM EMMANUEL MOUNIER E HANNAH ARENDT
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2156 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação sobre a singularidade em Emmanuel Mounier (1905-1950) e Hannah Arendt (1906-1975). A forma que Mounier vai construir seu pensamento sobre os homens, será embasado numa perspectiva cristã, partindo da concepção bíblica que cada pessoa é criada à imagem de Deus e isso é o primeiro passo para a singularidade humana em Mounier. Já Arendt, vai conduzir sua compreensão do homem sobre duas diretrizes: a noção de ação política, que engloba o conceito de aparência, singularidade, dentre outros e também, no plano do pensamento, que é caracterizada pela vita contemplativa; essas duas categorias oferecem aos homens a possibilidade da singularidade, mas sempre dependerá da iniciativa particular do sujeito buscá-la. Portanto, o entendimento de homem dos demais pensadores, exaltam o ser pessoa, não sobre um aspecto individualista ou egoísta, mas, sobre a dimensão da dignidade de cada homem. A metodologia usada neste trabalho foi uma pesquisa qualitativa bibliográfica, das obras de Mounier e Arendt que correspondem ao tema e alguns comentadores que apoiaram o conteúdo desse texto. |
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A SINGURALIDADE EM EMMANUEL MOUNIER E HANNAH ARENDTCiências HumanasSingularidade. Hannah Arendt. Emmanuel Mounier.Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação sobre a singularidade em Emmanuel Mounier (1905-1950) e Hannah Arendt (1906-1975). A forma que Mounier vai construir seu pensamento sobre os homens, será embasado numa perspectiva cristã, partindo da concepção bíblica que cada pessoa é criada à imagem de Deus e isso é o primeiro passo para a singularidade humana em Mounier. Já Arendt, vai conduzir sua compreensão do homem sobre duas diretrizes: a noção de ação política, que engloba o conceito de aparência, singularidade, dentre outros e também, no plano do pensamento, que é caracterizada pela vita contemplativa; essas duas categorias oferecem aos homens a possibilidade da singularidade, mas sempre dependerá da iniciativa particular do sujeito buscá-la. Portanto, o entendimento de homem dos demais pensadores, exaltam o ser pessoa, não sobre um aspecto individualista ou egoísta, mas, sobre a dimensão da dignidade de cada homem. A metodologia usada neste trabalho foi uma pesquisa qualitativa bibliográfica, das obras de Mounier e Arendt que correspondem ao tema e alguns comentadores que apoiaram o conteúdo desse texto.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAOliveira, Luciano Paulo; Centro Universitário Católica de Quixadá - UnicatólicaReis, Edilberto Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Estadual do Ceará2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/215610.25190/rec.v6i2.2156Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 17-222357-848310.25190/rec.v6i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2156/pdf/*ref*/ARENDT, H. A condição humana. Trad. Roberto Raposo, revisão técnica: Adriano Correia. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010./*ref*/______. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Trad. Antônio Abranches, César Augusto R. de Lima, Helena Martins. ed. 4. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000./*ref*/______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005./*ref*/______. O que é Política?. Trad. Reinaldo Guarany. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002./*ref*/______. Origens do Totalitarismo: Antissemitismo, Imperialismo, Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012./*ref*/CORREIA, A. Hannah Arendt e a modernidade – Política, Economia e a Disputa por uma fronteira. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014./*ref*/JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. Digitalizado por TupyKurumin./*ref*/MOUNIER, E. O personalismo. Trad. Vinícius Eduardo Alves. São Paulo: Centauro, 2004./*ref*/ROCHA, A. G. V. Emmanuel Mounier: Antropologia e Filosofia Política a Serviço da Dignidade Humana. Jundiaí: Paco Editorial, 2013./*ref*/SILVEIRA, C. R. da. O humanismo personalista de Emmanuel Mounier e a repercussão no Brasil. 2010. 243 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010./*ref*/TORRES, P. O sentido da política em Hannah Arendt. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 235-246, 2007.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:09.135Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação sobre a singularidade em Emmanuel Mounier (1905-1950) e Hannah Arendt (1906-1975). A forma que Mounier vai construir seu pensamento sobre os homens, será embasado numa perspectiva cristã, partindo da concepção bíblica que cada pessoa é criada à imagem de Deus e isso é o primeiro passo para a singularidade humana em Mounier. Já Arendt, vai conduzir sua compreensão do homem sobre duas diretrizes: a noção de ação política, que engloba o conceito de aparência, singularidade, dentre outros e também, no plano do pensamento, que é caracterizada pela vita contemplativa; essas duas categorias oferecem aos homens a possibilidade da singularidade, mas sempre dependerá da iniciativa particular do sujeito buscá-la. Portanto, o entendimento de homem dos demais pensadores, exaltam o ser pessoa, não sobre um aspecto individualista ou egoísta, mas, sobre a dimensão da dignidade de cada homem. A metodologia usada neste trabalho foi uma pesquisa qualitativa bibliográfica, das obras de Mounier e Arendt que correspondem ao tema e alguns comentadores que apoiaram o conteúdo desse texto. |
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