ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES

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Autor(a) principal: Fernandes, Solange Jarcem; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monteiro, Aureotilde; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3728
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o perfil, o papel e o processo formativo dos coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul que participaram do Curso de Pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica no período 2013/2015. Esse curso foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Alguns dados desse estudo permitiram caracterizar o perfil desse grupo, inferindo-se que no processo formativo os Coordenadores Pedagógicos obtiveram conhecimento teórico do seu papel e de suas atribuições no contexto da escola de educação básica. Esse processo também propiciou reflexões na perspectiva da gestão democrática sobre o papel do Coordenador Pedagógico enquanto articulador, formador e, sobretudo, transformador das práticas pedagógicas no contexto da escola pública.
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Alguns dados desse estudo permitiram caracterizar o perfil desse grupo, inferindo-se que no processo formativo os Coordenadores Pedagógicos obtiveram conhecimento teórico do seu papel e de suas atribuições no contexto da escola de educação básica. Esse processo também propiciou reflexões na perspectiva da gestão democrática sobre o papel do Coordenador Pedagógico enquanto articulador, formador e, sobretudo, transformador das práticas pedagógicas no contexto da escola pública.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAMEC/Programa Escola de GestoresFernandes, Solange Jarcem; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, BrasilMonteiro, Aureotilde; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/372810.25190/rec.v8i2.3728Revista Expressão Católica; v. 8, n. 2 (2019): Rev. Expr. 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