ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3728 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o perfil, o papel e o processo formativo dos coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul que participaram do Curso de Pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica no período 2013/2015. Esse curso foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Alguns dados desse estudo permitiram caracterizar o perfil desse grupo, inferindo-se que no processo formativo os Coordenadores Pedagógicos obtiveram conhecimento teórico do seu papel e de suas atribuições no contexto da escola de educação básica. Esse processo também propiciou reflexões na perspectiva da gestão democrática sobre o papel do Coordenador Pedagógico enquanto articulador, formador e, sobretudo, transformador das práticas pedagógicas no contexto da escola pública. |
id |
Católica_60dbb66d16ef61da115f6e01054fc543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3728 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORESCoordenador Pedagógico; Formação Continuada;. Gestão DemocráticaEste estudo teve como objetivo analisar o perfil, o papel e o processo formativo dos coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul que participaram do Curso de Pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica no período 2013/2015. Esse curso foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Alguns dados desse estudo permitiram caracterizar o perfil desse grupo, inferindo-se que no processo formativo os Coordenadores Pedagógicos obtiveram conhecimento teórico do seu papel e de suas atribuições no contexto da escola de educação básica. Esse processo também propiciou reflexões na perspectiva da gestão democrática sobre o papel do Coordenador Pedagógico enquanto articulador, formador e, sobretudo, transformador das práticas pedagógicas no contexto da escola pública.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAMEC/Programa Escola de GestoresFernandes, Solange Jarcem; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, BrasilMonteiro, Aureotilde; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/372810.25190/rec.v8i2.3728Revista Expressão Católica; v. 8, n. 2 (2019): Rev. Expr. Catól.; 41-522357-848310.25190/rec.v8i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3728/AN%C3%81LISE%20DO%20PERFILhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/3728/335/*ref*/ADRIÃO, T; CAMARGO, R. B. de. A Gestão Democrática na Constituição Federal de 1988. In: OLIVEIRA, R. P. de. Gestão, Financiamento e Direito à Educação: Análise da LDB e da Constituição Federal. 2. ed. São Paulo: Xamã, 2002 (Coleção Legislação e política educacional: textos introdutórios)./*ref*/ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. S. O papel do coordenador pedagógico. Revista Educação, São Paulo, p. 38-39, fev. 2009./*ref*/AZEVEDO, J. M. L. de. O Projeto Político Pedagógico no contexto da gestão escolar. Boletim 12, Brasília, p. 35-39, jun./jul. 2005. (Série Retratos da Escola: Salto para o Futuro)./*ref*/BITTENCOURT, I. M.; MERCADO L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 465-504, abr./jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a09v22n83.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019./*ref*/BRASIL. MEC. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Brasília/DF, 2009./*ref*/BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília: Câmara dos Deputados: Edições Câmara, 2013. 45 p./*ref*/CAMARGO, R. B.; JACOMINI, M. A. Valorização Docente na Educação Básica: Análise de Planos de Carreira. São Paulo: Xamã, 2016./*ref*/FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores: O Curso. Campo Grande, 2011. Disponível em: http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufms/. Acesso em: 15 jan. 2019./*ref*/FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO (PROPP). Relatório do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores. Campo Grande, 2015 (mimeo)./*ref*/LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educare et Educare – Revista em Educação, v. 2, n. 4, p. 77- 90, jul./dez. 2007./*ref*/PARO, V. H. Administração Escolar – Introdução Crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006./*ref*/PARO, V. H. O princípio da gestão escolar democrátic a no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, R. P. de. Gestão, Financiamento e Direito à Educação: Análise da LDB e da Constituição Federal. 2. ed. São Paulo: Xamã, 2002 (Coleção Legislação e política educacional: textos introdutórios)./*ref*/PIRES, E. D. P. B. A prática do Coordenador Pedagógico limites e perspectivas. 2005. 216 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo, 2005./*ref*/PRÁ; J. R.; CEGATTI, A. C. Gênero, educação das mulheres e feminização do magistério no ensino básico. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 215-228, jan./jun. 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/660. Acesso: 20 jan. 2019./*ref*/RISCAL, S. A.; CONTI, C. L. A. Gestão democrática da escola, o Projeto Político Pedagógico e a função do coordenador pedagógico. In: MARÇAL, E.; ANDRADE, F. A. (Orgs.). Gestão, ensino e tecnologias – práticas docentes, experiências e as tecnologias digitais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016./*ref*/VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2000.Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.747Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES |
title |
ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES |
spellingShingle |
ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES Fernandes, Solange Jarcem; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil Coordenador Pedagógico; Formação Continuada;. Gestão Democrática |
title_short |
ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES |
title_full |
ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES |
title_fullStr |
ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES |
title_sort |
ANÁLISE DO PERFIL, PAPEL E PROCESSO FORMATIVO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES |
author |
Fernandes, Solange Jarcem; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil |
author_facet |
Fernandes, Solange Jarcem; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil Monteiro, Aureotilde; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Aureotilde; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MEC/Programa Escola de Gestores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Solange Jarcem; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil Monteiro, Aureotilde; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador Pedagógico; Formação Continuada;. Gestão Democrática |
topic |
Coordenador Pedagógico; Formação Continuada;. Gestão Democrática |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo teve como objetivo analisar o perfil, o papel e o processo formativo dos coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul que participaram do Curso de Pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica no período 2013/2015. Esse curso foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Alguns dados desse estudo permitiram caracterizar o perfil desse grupo, inferindo-se que no processo formativo os Coordenadores Pedagógicos obtiveram conhecimento teórico do seu papel e de suas atribuições no contexto da escola de educação básica. Esse processo também propiciou reflexões na perspectiva da gestão democrática sobre o papel do Coordenador Pedagógico enquanto articulador, formador e, sobretudo, transformador das práticas pedagógicas no contexto da escola pública. |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar o perfil, o papel e o processo formativo dos coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul que participaram do Curso de Pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica no período 2013/2015. Esse curso foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Alguns dados desse estudo permitiram caracterizar o perfil desse grupo, inferindo-se que no processo formativo os Coordenadores Pedagógicos obtiveram conhecimento teórico do seu papel e de suas atribuições no contexto da escola de educação básica. Esse processo também propiciou reflexões na perspectiva da gestão democrática sobre o papel do Coordenador Pedagógico enquanto articulador, formador e, sobretudo, transformador das práticas pedagógicas no contexto da escola pública. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3728 10.25190/rec.v8i2.3728 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3728 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v8i2.3728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3728/AN%C3%81LISE%20DO%20PERFIL http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/3728/335 /*ref*/ADRIÃO, T; CAMARGO, R. B. de. A Gestão Democrática na Constituição Federal de 1988. In: OLIVEIRA, R. P. de. Gestão, Financiamento e Direito à Educação: Análise da LDB e da Constituição Federal. 2. ed. São Paulo: Xamã, 2002 (Coleção Legislação e política educacional: textos introdutórios). /*ref*/ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. S. O papel do coordenador pedagógico. Revista Educação, São Paulo, p. 38-39, fev. 2009. /*ref*/AZEVEDO, J. M. L. de. O Projeto Político Pedagógico no contexto da gestão escolar. Boletim 12, Brasília, p. 35-39, jun./jul. 2005. (Série Retratos da Escola: Salto para o Futuro). /*ref*/BITTENCOURT, I. M.; MERCADO L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 465-504, abr./jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a09v22n83.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019. /*ref*/BRASIL. MEC. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Brasília/DF, 2009. /*ref*/BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília: Câmara dos Deputados: Edições Câmara, 2013. 45 p. /*ref*/CAMARGO, R. B.; JACOMINI, M. A. Valorização Docente na Educação Básica: Análise de Planos de Carreira. São Paulo: Xamã, 2016. /*ref*/FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores: O Curso. Campo Grande, 2011. Disponível em: http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufms/. Acesso em: 15 jan. 2019. /*ref*/FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO (PROPP). Relatório do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores. Campo Grande, 2015 (mimeo). /*ref*/LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educare et Educare – Revista em Educação, v. 2, n. 4, p. 77- 90, jul./dez. 2007. /*ref*/PARO, V. H. Administração Escolar – Introdução Crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006. /*ref*/PARO, V. H. O princípio da gestão escolar democrátic a no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, R. P. de. Gestão, Financiamento e Direito à Educação: Análise da LDB e da Constituição Federal. 2. ed. São Paulo: Xamã, 2002 (Coleção Legislação e política educacional: textos introdutórios). /*ref*/PIRES, E. D. P. B. A prática do Coordenador Pedagógico limites e perspectivas. 2005. 216 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo, 2005. /*ref*/PRÁ; J. R.; CEGATTI, A. C. Gênero, educação das mulheres e feminização do magistério no ensino básico. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 215-228, jan./jun. 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/660. Acesso: 20 jan. 2019. /*ref*/RISCAL, S. A.; CONTI, C. L. A. Gestão democrática da escola, o Projeto Político Pedagógico e a função do coordenador pedagógico. In: MARÇAL, E.; ANDRADE, F. A. (Orgs.). Gestão, ensino e tecnologias – práticas docentes, experiências e as tecnologias digitais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. /*ref*/VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2000. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 8, n. 2 (2019): Rev. Expr. Catól.; 41-52 2357-8483 10.25190/rec.v8i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716427640832 |