O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisangela André da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Maria Socorro Lucena, Sousa, Ana Lourdes Lucena de, Gadelha, Raimunda Rosilene Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1328
Resumo: As discussões sobre a formação do Fisioterapeuta na sociedade contemporânea passam pela reformulação histórica das funções dos profissionais da área e demandam um olhar cuidadoso sobre o Estágio, enquanto componente curricular que proporciona aos estudantes em formação a aproximação com os contextos de vivência concreta da profissão. Compreendendo o trabalho do Fisioterapeuta para além das técnicas, e reconhecendo-o como práxis, registra-se a necessidade de um movimento constante de reflexão sobre a prática por parte dos profissionais responsáveis pela supervisão dos Estágios Curriculares, de forma que estes não se reduzam apenas à aplicação de técnicas, à observação e ao preenchimento de instrumentais. Os saberes da docência, necessários à prática educativa, têm sua origem a partir dos saberes da experiência. Nesse sentido, reconhece-se a história da formação do professor de Fisioterapia como importante referência para a construção de sua identidade como docente desta área. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como as experiências vivenciadas pelos professores de estágio, desde a sua formação inicial, interferem na forma como planejam, executam e avaliam as propostas pedagógicas de Estágio no curso de Fisioterapia. Para tanto, realizou-se a revisão de literatura relativa a Estágio Curricular Supervisionado, articulada à aplicação de um questionário semiestruturado junto a quatro professoras de uma Instituição Privada de Ensino Superior do Estado do Ceará. Os resultados apontam para os saberes da experiência como elementos de grande importância na construção de propostas de Estágio mais próximas dos desafios da profissão e da formação profissional.
id Católica_65e6e471d73faf3ae6a8f3238fffc451
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1328
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTESCiências SociaisEstágio Curricular. Fisioterapia. Saberes da experiência.As discussões sobre a formação do Fisioterapeuta na sociedade contemporânea passam pela reformulação histórica das funções dos profissionais da área e demandam um olhar cuidadoso sobre o Estágio, enquanto componente curricular que proporciona aos estudantes em formação a aproximação com os contextos de vivência concreta da profissão. Compreendendo o trabalho do Fisioterapeuta para além das técnicas, e reconhecendo-o como práxis, registra-se a necessidade de um movimento constante de reflexão sobre a prática por parte dos profissionais responsáveis pela supervisão dos Estágios Curriculares, de forma que estes não se reduzam apenas à aplicação de técnicas, à observação e ao preenchimento de instrumentais. Os saberes da docência, necessários à prática educativa, têm sua origem a partir dos saberes da experiência. Nesse sentido, reconhece-se a história da formação do professor de Fisioterapia como importante referência para a construção de sua identidade como docente desta área. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como as experiências vivenciadas pelos professores de estágio, desde a sua formação inicial, interferem na forma como planejam, executam e avaliam as propostas pedagógicas de Estágio no curso de Fisioterapia. Para tanto, realizou-se a revisão de literatura relativa a Estágio Curricular Supervisionado, articulada à aplicação de um questionário semiestruturado junto a quatro professoras de uma Instituição Privada de Ensino Superior do Estado do Ceará. Os resultados apontam para os saberes da experiência como elementos de grande importância na construção de propostas de Estágio mais próximas dos desafios da profissão e da formação profissional.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACosta, Elisangela André da SilvaLima, Maria Socorro LucenaSousa, Ana Lourdes Lucena deGadelha, Raimunda Rosilene Magalhães2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/132810.25190/rec.v2i2.1328Revista Expressão Católica; v. 2, n. 2 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1328/1091/*ref*/BRASIL. Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo do Ensino Superior 2011. Brasília, INEP, 2013./*ref*/_____ . Ministério da Educação. CNE/CES Resolução nº 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Brasília: Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior, 2002./*ref*/______ . Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)./*ref*/_____. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987./*ref*/GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6.Ed. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/_____ ; ALMEIDA, Washingthon Aguiar de. O Estágio como aprendizagem dos processos de pesquisa. In Estágio e Docência: Formação, Valorização e Construção da Identidade – VIII Reunião Anual de Didática e Prática de Ensino. Universidade Federal de Goiás. Catalão: Campus Catalão, 2008. pp. 10 – 21./*ref*/LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília, Liber-livro, 2012./*ref*/_____ . COSTA, Elisangela André da Silva. Os desafios da aprendizagem da profissão e o estágio. In Revista Expressão Católica, v. 1, nº 2, jul/dez, Quixadá, 2012, p.69-74./*ref*/_____ . CAVALCANTE, Maria Marina Dias; COSTA, Elisangela André da Silva. Pesquisa e Prática Pedagógica IV: Projeto de Estágio. Fortaleza: SEAD/UECE, 2010./*ref*/NEVES, Laura Maria Tomazi; ACIOLE, Giovanni Gurgel. Desafios da integralidade: revisitando as concepções sobre o papel do fisioterapeuta na equipe de Saúde da Família. In Revista Interface: comunicação, saúde, educação. v.15, n.37, p.551-64, abr./jun. 2011./*ref*/PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto. Concepções de formação e docência dos professores do curso de Fisioterapia do Centro Universitário franciscano. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2006./*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/SOUSA, Ana Lourdes Lucena de. O Fisioterapeuta na docência: o ensino da profissão nas atividades do estágio curricular. Anais... VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Paulo Freire: contribuição para educação e cultura popular. Recife: centro de estudos Paulo Freire, 2010.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:27Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:27.661Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES
title O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES
spellingShingle O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES
Costa, Elisangela André da Silva
Ciências Sociais
Estágio Curricular. Fisioterapia. Saberes da experiência.
title_short O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES
title_full O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES
title_fullStr O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES
title_full_unstemmed O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES
title_sort O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES
author Costa, Elisangela André da Silva
author_facet Costa, Elisangela André da Silva
Lima, Maria Socorro Lucena
Sousa, Ana Lourdes Lucena de
Gadelha, Raimunda Rosilene Magalhães
author_role author
author2 Lima, Maria Socorro Lucena
Sousa, Ana Lourdes Lucena de
Gadelha, Raimunda Rosilene Magalhães
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elisangela André da Silva
Lima, Maria Socorro Lucena
Sousa, Ana Lourdes Lucena de
Gadelha, Raimunda Rosilene Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Estágio Curricular. Fisioterapia. Saberes da experiência.
topic Ciências Sociais
Estágio Curricular. Fisioterapia. Saberes da experiência.
dc.description.none.fl_txt_mv As discussões sobre a formação do Fisioterapeuta na sociedade contemporânea passam pela reformulação histórica das funções dos profissionais da área e demandam um olhar cuidadoso sobre o Estágio, enquanto componente curricular que proporciona aos estudantes em formação a aproximação com os contextos de vivência concreta da profissão. Compreendendo o trabalho do Fisioterapeuta para além das técnicas, e reconhecendo-o como práxis, registra-se a necessidade de um movimento constante de reflexão sobre a prática por parte dos profissionais responsáveis pela supervisão dos Estágios Curriculares, de forma que estes não se reduzam apenas à aplicação de técnicas, à observação e ao preenchimento de instrumentais. Os saberes da docência, necessários à prática educativa, têm sua origem a partir dos saberes da experiência. Nesse sentido, reconhece-se a história da formação do professor de Fisioterapia como importante referência para a construção de sua identidade como docente desta área. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como as experiências vivenciadas pelos professores de estágio, desde a sua formação inicial, interferem na forma como planejam, executam e avaliam as propostas pedagógicas de Estágio no curso de Fisioterapia. Para tanto, realizou-se a revisão de literatura relativa a Estágio Curricular Supervisionado, articulada à aplicação de um questionário semiestruturado junto a quatro professoras de uma Instituição Privada de Ensino Superior do Estado do Ceará. Os resultados apontam para os saberes da experiência como elementos de grande importância na construção de propostas de Estágio mais próximas dos desafios da profissão e da formação profissional.
description As discussões sobre a formação do Fisioterapeuta na sociedade contemporânea passam pela reformulação histórica das funções dos profissionais da área e demandam um olhar cuidadoso sobre o Estágio, enquanto componente curricular que proporciona aos estudantes em formação a aproximação com os contextos de vivência concreta da profissão. Compreendendo o trabalho do Fisioterapeuta para além das técnicas, e reconhecendo-o como práxis, registra-se a necessidade de um movimento constante de reflexão sobre a prática por parte dos profissionais responsáveis pela supervisão dos Estágios Curriculares, de forma que estes não se reduzam apenas à aplicação de técnicas, à observação e ao preenchimento de instrumentais. Os saberes da docência, necessários à prática educativa, têm sua origem a partir dos saberes da experiência. Nesse sentido, reconhece-se a história da formação do professor de Fisioterapia como importante referência para a construção de sua identidade como docente desta área. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como as experiências vivenciadas pelos professores de estágio, desde a sua formação inicial, interferem na forma como planejam, executam e avaliam as propostas pedagógicas de Estágio no curso de Fisioterapia. Para tanto, realizou-se a revisão de literatura relativa a Estágio Curricular Supervisionado, articulada à aplicação de um questionário semiestruturado junto a quatro professoras de uma Instituição Privada de Ensino Superior do Estado do Ceará. Os resultados apontam para os saberes da experiência como elementos de grande importância na construção de propostas de Estágio mais próximas dos desafios da profissão e da formação profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1328
10.25190/rec.v2i2.1328
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1328
identifier_str_mv 10.25190/rec.v2i2.1328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1328/1091
/*ref*/BRASIL. Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo do Ensino Superior 2011. Brasília, INEP, 2013.
/*ref*/_____ . Ministério da Educação. CNE/CES Resolução nº 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Brasília: Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior, 2002.
/*ref*/______ . Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
/*ref*/_____. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
/*ref*/GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6.Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
/*ref*/_____ ; ALMEIDA, Washingthon Aguiar de. O Estágio como aprendizagem dos processos de pesquisa. In Estágio e Docência: Formação, Valorização e Construção da Identidade – VIII Reunião Anual de Didática e Prática de Ensino. Universidade Federal de Goiás. Catalão: Campus Catalão, 2008. pp. 10 – 21.
/*ref*/LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília, Liber-livro, 2012.
/*ref*/_____ . COSTA, Elisangela André da Silva. Os desafios da aprendizagem da profissão e o estágio. In Revista Expressão Católica, v. 1, nº 2, jul/dez, Quixadá, 2012, p.69-74.
/*ref*/_____ . CAVALCANTE, Maria Marina Dias; COSTA, Elisangela André da Silva. Pesquisa e Prática Pedagógica IV: Projeto de Estágio. Fortaleza: SEAD/UECE, 2010.
/*ref*/NEVES, Laura Maria Tomazi; ACIOLE, Giovanni Gurgel. Desafios da integralidade: revisitando as concepções sobre o papel do fisioterapeuta na equipe de Saúde da Família. In Revista Interface: comunicação, saúde, educação. v.15, n.37, p.551-64, abr./jun. 2011.
/*ref*/PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto. Concepções de formação e docência dos professores do curso de Fisioterapia do Centro Universitário franciscano. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2006.
/*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
/*ref*/SOUSA, Ana Lourdes Lucena de. O Fisioterapeuta na docência: o ensino da profissão nas atividades do estágio curricular. Anais... VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Paulo Freire: contribuição para educação e cultura popular. Recife: centro de estudos Paulo Freire, 2010.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 2, n. 2 (2013): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v2i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948717446856704