O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1328 |
Resumo: | As discussões sobre a formação do Fisioterapeuta na sociedade contemporânea passam pela reformulação histórica das funções dos profissionais da área e demandam um olhar cuidadoso sobre o Estágio, enquanto componente curricular que proporciona aos estudantes em formação a aproximação com os contextos de vivência concreta da profissão. Compreendendo o trabalho do Fisioterapeuta para além das técnicas, e reconhecendo-o como práxis, registra-se a necessidade de um movimento constante de reflexão sobre a prática por parte dos profissionais responsáveis pela supervisão dos Estágios Curriculares, de forma que estes não se reduzam apenas à aplicação de técnicas, à observação e ao preenchimento de instrumentais. Os saberes da docência, necessários à prática educativa, têm sua origem a partir dos saberes da experiência. Nesse sentido, reconhece-se a história da formação do professor de Fisioterapia como importante referência para a construção de sua identidade como docente desta área. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como as experiências vivenciadas pelos professores de estágio, desde a sua formação inicial, interferem na forma como planejam, executam e avaliam as propostas pedagógicas de Estágio no curso de Fisioterapia. Para tanto, realizou-se a revisão de literatura relativa a Estágio Curricular Supervisionado, articulada à aplicação de um questionário semiestruturado junto a quatro professoras de uma Instituição Privada de Ensino Superior do Estado do Ceará. Os resultados apontam para os saberes da experiência como elementos de grande importância na construção de propostas de Estágio mais próximas dos desafios da profissão e da formação profissional. |
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O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FISIOTERAPIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTESCiências SociaisEstágio Curricular. Fisioterapia. Saberes da experiência.As discussões sobre a formação do Fisioterapeuta na sociedade contemporânea passam pela reformulação histórica das funções dos profissionais da área e demandam um olhar cuidadoso sobre o Estágio, enquanto componente curricular que proporciona aos estudantes em formação a aproximação com os contextos de vivência concreta da profissão. Compreendendo o trabalho do Fisioterapeuta para além das técnicas, e reconhecendo-o como práxis, registra-se a necessidade de um movimento constante de reflexão sobre a prática por parte dos profissionais responsáveis pela supervisão dos Estágios Curriculares, de forma que estes não se reduzam apenas à aplicação de técnicas, à observação e ao preenchimento de instrumentais. Os saberes da docência, necessários à prática educativa, têm sua origem a partir dos saberes da experiência. Nesse sentido, reconhece-se a história da formação do professor de Fisioterapia como importante referência para a construção de sua identidade como docente desta área. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como as experiências vivenciadas pelos professores de estágio, desde a sua formação inicial, interferem na forma como planejam, executam e avaliam as propostas pedagógicas de Estágio no curso de Fisioterapia. Para tanto, realizou-se a revisão de literatura relativa a Estágio Curricular Supervisionado, articulada à aplicação de um questionário semiestruturado junto a quatro professoras de uma Instituição Privada de Ensino Superior do Estado do Ceará. Os resultados apontam para os saberes da experiência como elementos de grande importância na construção de propostas de Estágio mais próximas dos desafios da profissão e da formação profissional.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACosta, Elisangela André da SilvaLima, Maria Socorro LucenaSousa, Ana Lourdes Lucena deGadelha, Raimunda Rosilene Magalhães2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/132810.25190/rec.v2i2.1328Revista Expressão Católica; v. 2, n. 2 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1328/1091/*ref*/BRASIL. Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira. 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O Estágio como aprendizagem dos processos de pesquisa. In Estágio e Docência: Formação, Valorização e Construção da Identidade – VIII Reunião Anual de Didática e Prática de Ensino. Universidade Federal de Goiás. Catalão: Campus Catalão, 2008. pp. 10 – 21./*ref*/LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília, Liber-livro, 2012./*ref*/_____ . COSTA, Elisangela André da Silva. Os desafios da aprendizagem da profissão e o estágio. In Revista Expressão Católica, v. 1, nº 2, jul/dez, Quixadá, 2012, p.69-74./*ref*/_____ . CAVALCANTE, Maria Marina Dias; COSTA, Elisangela André da Silva. Pesquisa e Prática Pedagógica IV: Projeto de Estágio. Fortaleza: SEAD/UECE, 2010./*ref*/NEVES, Laura Maria Tomazi; ACIOLE, Giovanni Gurgel. Desafios da integralidade: revisitando as concepções sobre o papel do fisioterapeuta na equipe de Saúde da Família. 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Recife: centro de estudos Paulo Freire, 2010.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:27Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:27.661Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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As discussões sobre a formação do Fisioterapeuta na sociedade contemporânea passam pela reformulação histórica das funções dos profissionais da área e demandam um olhar cuidadoso sobre o Estágio, enquanto componente curricular que proporciona aos estudantes em formação a aproximação com os contextos de vivência concreta da profissão. Compreendendo o trabalho do Fisioterapeuta para além das técnicas, e reconhecendo-o como práxis, registra-se a necessidade de um movimento constante de reflexão sobre a prática por parte dos profissionais responsáveis pela supervisão dos Estágios Curriculares, de forma que estes não se reduzam apenas à aplicação de técnicas, à observação e ao preenchimento de instrumentais. Os saberes da docência, necessários à prática educativa, têm sua origem a partir dos saberes da experiência. Nesse sentido, reconhece-se a história da formação do professor de Fisioterapia como importante referência para a construção de sua identidade como docente desta área. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como as experiências vivenciadas pelos professores de estágio, desde a sua formação inicial, interferem na forma como planejam, executam e avaliam as propostas pedagógicas de Estágio no curso de Fisioterapia. Para tanto, realizou-se a revisão de literatura relativa a Estágio Curricular Supervisionado, articulada à aplicação de um questionário semiestruturado junto a quatro professoras de uma Instituição Privada de Ensino Superior do Estado do Ceará. Os resultados apontam para os saberes da experiência como elementos de grande importância na construção de propostas de Estágio mais próximas dos desafios da profissão e da formação profissional. |
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