FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nathalia Bezerra da Silva; Secretaria da Educação Básica Do Ceará - SEDUC
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pontes, Verônica Maria de Araújo; Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2110
Resumo: O movimento feminista possui dentro de sua história uma série de vertentes que colaboram para o fortalecimento e ampliação de pautas de lutas. Na medida em que cresce, o movimento amplia suas pautas de discussões incluindo novas temáticas que precisam ser debatidas, novas dificuldades a serem superadas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir sobre aspectos históricos e teóricos do feminismo. Realizamos uma leitura de três teóricas: Beauvoir, Friedan e Hooks, contextualizando-a com as realidades sociais e políticas do período. No decorrer do trabalho apontamos para o fato de não haver um único feminismo. O feminismo, portanto, é tão plural quanto as mulheres que levantam essa bandeira e está em constante atividade. Para tanto, pautamos nosso trabalho nas propostas de Friedan em A Mistica Feminina (1971), em Feminist theory from margin to center (1984) e Feminism is for everybody: passionate politics (2000), de Hooks) numa tentativa de compreender uma parcela da conjuntura do feminismo.
id Católica_bf4c20b18d474c6e6f1de268c5e7e216
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2110
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEASCiências HumanasO movimento feminista possui dentro de sua história uma série de vertentes que colaboram para o fortalecimento e ampliação de pautas de lutas. Na medida em que cresce, o movimento amplia suas pautas de discussões incluindo novas temáticas que precisam ser debatidas, novas dificuldades a serem superadas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir sobre aspectos históricos e teóricos do feminismo. Realizamos uma leitura de três teóricas: Beauvoir, Friedan e Hooks, contextualizando-a com as realidades sociais e políticas do período. No decorrer do trabalho apontamos para o fato de não haver um único feminismo. O feminismo, portanto, é tão plural quanto as mulheres que levantam essa bandeira e está em constante atividade. Para tanto, pautamos nosso trabalho nas propostas de Friedan em A Mistica Feminina (1971), em Feminist theory from margin to center (1984) e Feminism is for everybody: passionate politics (2000), de Hooks) numa tentativa de compreender uma parcela da conjuntura do feminismo.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAFerreira, Nathalia Bezerra da Silva; Secretaria da Educação Básica Do Ceará - SEDUCPontes, Verônica Maria de Araújo; Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/211010.25190/rec.v6i2.2110Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 47-552357-848310.25190/rec.v6i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2110/pdf/*ref*/BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970. FRIEDAN, B. A mística feminina. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 1971. HOOKS, B. Feminist Theory from margin to center. Boston: South end Press,1984./*ref*/______. Feminism is for everybody: passionate politics. Cambridge: South end Press, 2000./*ref*/NYE, A. Teoria feminista e as filosofias do homem. Trad. de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1995./*ref*/PERROT, M. Minha história das mulheres. Tradução de Ângela M S. Correa. São Paulo: Contexto, 2008./*ref*/PRIORE, M. D.; BASSANEZI, C. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:27Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:27.873Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
title FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
spellingShingle FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Ferreira, Nathalia Bezerra da Silva; Secretaria da Educação Básica Do Ceará - SEDUC
Ciências Humanas
title_short FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
title_full FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
title_fullStr FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
title_full_unstemmed FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
title_sort FEMINISMOS: CAMINHOS PERCORRIDOS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
author Ferreira, Nathalia Bezerra da Silva; Secretaria da Educação Básica Do Ceará - SEDUC
author_facet Ferreira, Nathalia Bezerra da Silva; Secretaria da Educação Básica Do Ceará - SEDUC
Pontes, Verônica Maria de Araújo; Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
author_role author
author2 Pontes, Verônica Maria de Araújo; Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nathalia Bezerra da Silva; Secretaria da Educação Básica Do Ceará - SEDUC
Pontes, Verônica Maria de Araújo; Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
dc.description.none.fl_txt_mv O movimento feminista possui dentro de sua história uma série de vertentes que colaboram para o fortalecimento e ampliação de pautas de lutas. Na medida em que cresce, o movimento amplia suas pautas de discussões incluindo novas temáticas que precisam ser debatidas, novas dificuldades a serem superadas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir sobre aspectos históricos e teóricos do feminismo. Realizamos uma leitura de três teóricas: Beauvoir, Friedan e Hooks, contextualizando-a com as realidades sociais e políticas do período. No decorrer do trabalho apontamos para o fato de não haver um único feminismo. O feminismo, portanto, é tão plural quanto as mulheres que levantam essa bandeira e está em constante atividade. Para tanto, pautamos nosso trabalho nas propostas de Friedan em A Mistica Feminina (1971), em Feminist theory from margin to center (1984) e Feminism is for everybody: passionate politics (2000), de Hooks) numa tentativa de compreender uma parcela da conjuntura do feminismo.
description O movimento feminista possui dentro de sua história uma série de vertentes que colaboram para o fortalecimento e ampliação de pautas de lutas. Na medida em que cresce, o movimento amplia suas pautas de discussões incluindo novas temáticas que precisam ser debatidas, novas dificuldades a serem superadas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir sobre aspectos históricos e teóricos do feminismo. Realizamos uma leitura de três teóricas: Beauvoir, Friedan e Hooks, contextualizando-a com as realidades sociais e políticas do período. No decorrer do trabalho apontamos para o fato de não haver um único feminismo. O feminismo, portanto, é tão plural quanto as mulheres que levantam essa bandeira e está em constante atividade. Para tanto, pautamos nosso trabalho nas propostas de Friedan em A Mistica Feminina (1971), em Feminist theory from margin to center (1984) e Feminism is for everybody: passionate politics (2000), de Hooks) numa tentativa de compreender uma parcela da conjuntura do feminismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2110
10.25190/rec.v6i2.2110
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2110
identifier_str_mv 10.25190/rec.v6i2.2110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2110/pdf
/*ref*/BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970. FRIEDAN, B. A mística feminina. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 1971. HOOKS, B. Feminist Theory from margin to center. Boston: South end Press,1984.
/*ref*/______. Feminism is for everybody: passionate politics. Cambridge: South end Press, 2000.
/*ref*/NYE, A. Teoria feminista e as filosofias do homem. Trad. de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1995.
/*ref*/PERROT, M. Minha história das mulheres. Tradução de Ângela M S. Correa. São Paulo: Contexto, 2008.
/*ref*/PRIORE, M. D.; BASSANEZI, C. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 47-55
2357-8483
10.25190/rec.v6i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948717490896896