ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mairla Amara Monteiro Felix de; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Castro Filho, Carlos Santos de, Silveira, Paula Ventura da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1403
Resumo: As análises dos processos de trabalho tornam a interdisciplinaridade e a integralidade exigências intrínsecas. Na prática, esse esforço de entender para intervir no processo de trabalho em relação com a saúde e a doença encontra barreiras entre os conceitos. O objetivo dessa pesquisa foi descrever o conhecimento dos alunos do curso de Odontologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão sobre a consciência corporal na prática odontológica. Foi realizado um estudo do tipo transversal, descritivo e quantitativo. A pesquisa realizou-se na própria instituição e entre agosto e setembro de 2012 foram coletados os dados com os alunos do oitavo semestre do curso de Odontologia matriculados no período 2012.2. Foi aplicado um questionário, com questões que abordaram aspectos sobre o perfil social dos alunos e de sua consciência corporal em relação à sua profissão. Com isso, foi observado que a faixa etária dos alunos variou entre 20 a 32 anos e que a maioria era do gênero feminino e solteiro. Foram analisadas atividades desenvolvidas pelos alunos para reconhecimento de aspectos relacionados à existência da consciência corporal dos alunos. Em relação a existência de conhecimento sobre consciência corporal, observou-se que 100% relatam conhecer o assunto, porém, 70,3% dos alunos não realizam nenhuma atividade física. Todos os alunos responderam que sabem o que é ergonomia e 85,1% responderam que sentem dor ou algum desconforto em diferentes partes do corpo. Conclui-se que os alunos tem conhecimento sobre a importância da consciência corporal na prática odontológica.
id Católica_cdef6b2877f8785634629726a194368c
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1403
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICACiências SociaisConsciência Corporal. Ergonomia e Odontologia.As análises dos processos de trabalho tornam a interdisciplinaridade e a integralidade exigências intrínsecas. Na prática, esse esforço de entender para intervir no processo de trabalho em relação com a saúde e a doença encontra barreiras entre os conceitos. O objetivo dessa pesquisa foi descrever o conhecimento dos alunos do curso de Odontologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão sobre a consciência corporal na prática odontológica. Foi realizado um estudo do tipo transversal, descritivo e quantitativo. A pesquisa realizou-se na própria instituição e entre agosto e setembro de 2012 foram coletados os dados com os alunos do oitavo semestre do curso de Odontologia matriculados no período 2012.2. Foi aplicado um questionário, com questões que abordaram aspectos sobre o perfil social dos alunos e de sua consciência corporal em relação à sua profissão. Com isso, foi observado que a faixa etária dos alunos variou entre 20 a 32 anos e que a maioria era do gênero feminino e solteiro. Foram analisadas atividades desenvolvidas pelos alunos para reconhecimento de aspectos relacionados à existência da consciência corporal dos alunos. Em relação a existência de conhecimento sobre consciência corporal, observou-se que 100% relatam conhecer o assunto, porém, 70,3% dos alunos não realizam nenhuma atividade física. Todos os alunos responderam que sabem o que é ergonomia e 85,1% responderam que sentem dor ou algum desconforto em diferentes partes do corpo. Conclui-se que os alunos tem conhecimento sobre a importância da consciência corporal na prática odontológica.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALima, Mairla Amara Monteiro Felix de; Centro Universitário Católica de QuixadáCastro Filho, Carlos Santos deSilveira, Paula Ventura da2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/140310.25190/rec.v3i1.1403Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v3i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1403/1136/*ref*/ABERGO. A certificação do ergonomista brasileiro: Editorial Boletim 1/2000, Associação Brasileira de Ergonomia, 2000. BARROS FILHO, T. E. F. de, BASILE JÚNIOR, R. Coluna vertebral: diagnóstico e tratamento das principais patologias. São Paulo: Sarvier, 1995./*ref*/BARBOSA MBC, C. A. F.; MARQUES J. A. M.; MUSSE, J. O. Odontologia em Debate: Ergonomia e as Doenças Ocupacionais. 2. ed. Feira de Santana: UEFS, 2003./*ref*/BIENFAIT, M. As bases filosofia da terapia manual. 1. ed. São Paulo: Summers, 2000./*ref*/BRUSTOLIM, J.; TOASSI, R. F. C.; KUHNEN, M. Perfil do acadêmico de Odontologia da universidade do Planalto Catarinense – lages – SC, Brasil. Revista da ABENO , v. 6, n. 1, p. 70-6, 2006./*ref*/CANGUILHEM, G. O Normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1978./*ref*/CHAFFIN, D. B.; ANDERSON, G. B. J.; MARTIN, B. J. Biomecânica ocupacional. Belo Horizonte: Ergo, 2011./*ref*/DUL, J.; BERNARD, W.; Ergonomia prática. Tradutor Itiro Iida. 2. ed. Ver E ampl. São Paulo: Ed Gard Bluncher, 2004./*ref*/GONÇALVES, E. M. B.: OLIVEIRA, A. E. O processo de trabalho do cirurgião dentista na estratégia saúde da família: uma contribuição à construção do SUS. Espirito Santo: Revista brasileira de pesquisa, 2005./*ref*/LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor – do nascimento até 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987./*ref*/KISNER, C.; COLBY, L. A. Exercícios terapêuticos: Fundamentos e técnicas. Tradução Lilia Breternitz Ribeiro 3. ed. São Paulo: Monole, 1998./*ref*/MAGGE, D. J. Avaliação postural in: Magge, D. J. Disfunção mucoesqueletica. 3. ed. São Paulo: Manole, 2002./*ref*/MILEARD E, E. L. Symptoms of the neck and upper extremities in dentists. Scand Journal Work Environ Healt, v. 16, n. 2, p. 129-34, 1990./*ref*/MINISTÉRIO DA SAÚDE. II Conferência Nacional de Saúde. Relatório Final, Brasília, 1978./*ref*/OLIVIER, G.G.F. Um olhar sobre o esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. Campinas: UNICAMP, 1995./*ref*/QUINTANA, R. Consciência Corporal. Disponível em: <www.fioterapiaquintana.blogspot.com>. Acesso em: 06 mai. 2012./*ref*/SAQUY, P.C.;PÉCORA,J.D. Orientação profissional em Odontologia. São Paulo: Livraria Santos, 1996./*ref*/SANTOS FILHO, S. B.; BARRETO, S. M. Atividade ocupacional e prevalência de dor osteomuscular em cirurgiões-dentistas de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: Contribuição ao debate sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.17, n.1, p. 181-193. 2001./*ref*/SZYMANSK, A. How to trace the growth in learner's active vocabulary. In: KETTERMAN, B, MARKO, G. Teaching and Learning by Doing Corpus Analysis. Proceedings of the Fourth International Conference on Teaching and Language Corpora, 1. ed. Amsterdam; Edition Rodopi B V. p. 217-30, 2002.Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.542Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
title ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
spellingShingle ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
Lima, Mairla Amara Monteiro Felix de; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Consciência Corporal. Ergonomia e Odontologia.
title_short ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
title_full ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
title_fullStr ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
title_full_unstemmed ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
title_sort ERGONOMIA: CONSCIÊNCIA CORPORAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
author Lima, Mairla Amara Monteiro Felix de; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Lima, Mairla Amara Monteiro Felix de; Centro Universitário Católica de Quixadá
Castro Filho, Carlos Santos de
Silveira, Paula Ventura da
author_role author
author2 Castro Filho, Carlos Santos de
Silveira, Paula Ventura da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mairla Amara Monteiro Felix de; Centro Universitário Católica de Quixadá
Castro Filho, Carlos Santos de
Silveira, Paula Ventura da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Consciência Corporal. Ergonomia e Odontologia.
topic Ciências Sociais
Consciência Corporal. Ergonomia e Odontologia.
dc.description.none.fl_txt_mv As análises dos processos de trabalho tornam a interdisciplinaridade e a integralidade exigências intrínsecas. Na prática, esse esforço de entender para intervir no processo de trabalho em relação com a saúde e a doença encontra barreiras entre os conceitos. O objetivo dessa pesquisa foi descrever o conhecimento dos alunos do curso de Odontologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão sobre a consciência corporal na prática odontológica. Foi realizado um estudo do tipo transversal, descritivo e quantitativo. A pesquisa realizou-se na própria instituição e entre agosto e setembro de 2012 foram coletados os dados com os alunos do oitavo semestre do curso de Odontologia matriculados no período 2012.2. Foi aplicado um questionário, com questões que abordaram aspectos sobre o perfil social dos alunos e de sua consciência corporal em relação à sua profissão. Com isso, foi observado que a faixa etária dos alunos variou entre 20 a 32 anos e que a maioria era do gênero feminino e solteiro. Foram analisadas atividades desenvolvidas pelos alunos para reconhecimento de aspectos relacionados à existência da consciência corporal dos alunos. Em relação a existência de conhecimento sobre consciência corporal, observou-se que 100% relatam conhecer o assunto, porém, 70,3% dos alunos não realizam nenhuma atividade física. Todos os alunos responderam que sabem o que é ergonomia e 85,1% responderam que sentem dor ou algum desconforto em diferentes partes do corpo. Conclui-se que os alunos tem conhecimento sobre a importância da consciência corporal na prática odontológica.
description As análises dos processos de trabalho tornam a interdisciplinaridade e a integralidade exigências intrínsecas. Na prática, esse esforço de entender para intervir no processo de trabalho em relação com a saúde e a doença encontra barreiras entre os conceitos. O objetivo dessa pesquisa foi descrever o conhecimento dos alunos do curso de Odontologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão sobre a consciência corporal na prática odontológica. Foi realizado um estudo do tipo transversal, descritivo e quantitativo. A pesquisa realizou-se na própria instituição e entre agosto e setembro de 2012 foram coletados os dados com os alunos do oitavo semestre do curso de Odontologia matriculados no período 2012.2. Foi aplicado um questionário, com questões que abordaram aspectos sobre o perfil social dos alunos e de sua consciência corporal em relação à sua profissão. Com isso, foi observado que a faixa etária dos alunos variou entre 20 a 32 anos e que a maioria era do gênero feminino e solteiro. Foram analisadas atividades desenvolvidas pelos alunos para reconhecimento de aspectos relacionados à existência da consciência corporal dos alunos. Em relação a existência de conhecimento sobre consciência corporal, observou-se que 100% relatam conhecer o assunto, porém, 70,3% dos alunos não realizam nenhuma atividade física. Todos os alunos responderam que sabem o que é ergonomia e 85,1% responderam que sentem dor ou algum desconforto em diferentes partes do corpo. Conclui-se que os alunos tem conhecimento sobre a importância da consciência corporal na prática odontológica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1403
10.25190/rec.v3i1.1403
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1403
identifier_str_mv 10.25190/rec.v3i1.1403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1403/1136
/*ref*/ABERGO. A certificação do ergonomista brasileiro: Editorial Boletim 1/2000, Associação Brasileira de Ergonomia, 2000. BARROS FILHO, T. E. F. de, BASILE JÚNIOR, R. Coluna vertebral: diagnóstico e tratamento das principais patologias. São Paulo: Sarvier, 1995.
/*ref*/BARBOSA MBC, C. A. F.; MARQUES J. A. M.; MUSSE, J. O. Odontologia em Debate: Ergonomia e as Doenças Ocupacionais. 2. ed. Feira de Santana: UEFS, 2003.
/*ref*/BIENFAIT, M. As bases filosofia da terapia manual. 1. ed. São Paulo: Summers, 2000.
/*ref*/BRUSTOLIM, J.; TOASSI, R. F. C.; KUHNEN, M. Perfil do acadêmico de Odontologia da universidade do Planalto Catarinense – lages – SC, Brasil. Revista da ABENO , v. 6, n. 1, p. 70-6, 2006.
/*ref*/CANGUILHEM, G. O Normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1978.
/*ref*/CHAFFIN, D. B.; ANDERSON, G. B. J.; MARTIN, B. J. Biomecânica ocupacional. Belo Horizonte: Ergo, 2011.
/*ref*/DUL, J.; BERNARD, W.; Ergonomia prática. Tradutor Itiro Iida. 2. ed. Ver E ampl. São Paulo: Ed Gard Bluncher, 2004.
/*ref*/GONÇALVES, E. M. B.: OLIVEIRA, A. E. O processo de trabalho do cirurgião dentista na estratégia saúde da família: uma contribuição à construção do SUS. Espirito Santo: Revista brasileira de pesquisa, 2005.
/*ref*/LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor – do nascimento até 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
/*ref*/KISNER, C.; COLBY, L. A. Exercícios terapêuticos: Fundamentos e técnicas. Tradução Lilia Breternitz Ribeiro 3. ed. São Paulo: Monole, 1998.
/*ref*/MAGGE, D. J. Avaliação postural in: Magge, D. J. Disfunção mucoesqueletica. 3. ed. São Paulo: Manole, 2002.
/*ref*/MILEARD E, E. L. Symptoms of the neck and upper extremities in dentists. Scand Journal Work Environ Healt, v. 16, n. 2, p. 129-34, 1990.
/*ref*/MINISTÉRIO DA SAÚDE. II Conferência Nacional de Saúde. Relatório Final, Brasília, 1978.
/*ref*/OLIVIER, G.G.F. Um olhar sobre o esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. Campinas: UNICAMP, 1995.
/*ref*/QUINTANA, R. Consciência Corporal. Disponível em: <www.fioterapiaquintana.blogspot.com>. Acesso em: 06 mai. 2012.
/*ref*/SAQUY, P.C.;PÉCORA,J.D. Orientação profissional em Odontologia. São Paulo: Livraria Santos, 1996.
/*ref*/SANTOS FILHO, S. B.; BARRETO, S. M. Atividade ocupacional e prevalência de dor osteomuscular em cirurgiões-dentistas de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: Contribuição ao debate sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.17, n.1, p. 181-193. 2001.
/*ref*/SZYMANSK, A. How to trace the growth in learner's active vocabulary. In: KETTERMAN, B, MARKO, G. Teaching and Learning by Doing Corpus Analysis. Proceedings of the Fourth International Conference on Teaching and Language Corpora, 1. ed. Amsterdam; Edition Rodopi B V. p. 217-30, 2002.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v3i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948717069369344