ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1301 |
Resumo: | O artigo vincula-se, em larga medida, à pesquisa Entre o mercado de trabalho e a formação humana: examinando criticamente a proposta de Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará, financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A comunicação discute, com base no discurso da empregabilidade, que propala uma formação específica para o desempenho acrítico de um ofício como garantia de um emprego, qual o papel que o ensino médio profissionalizante tem prestado ao formar mão de obra, especificamente para o mercado de trabalho. As conclusões, mesmo que de caráter preliminar, apontam que as propostas de integração de conhecimentos gerais e específicos como solução para o problema da formação do trabalhador em um ambiente escolar permeados por princípios mercadológicos, concretizam a coisificação da educação, amarram a formação do trabalhador ao mercado, negam uma educação vinculada às dimensões fundamentais da vida, como: trabalho, ciência e cultura. Além de não potencializar a transformação radical da sociedade rumo à emancipação plena do gênero humano. |
id |
Católica_fb087f8242572bbd5c1a482de5477c40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1301 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICACiências SociaisEducação Profissional. Ensino Médio Integrado. Empreendedorismo. Dicotomia Educativa.O artigo vincula-se, em larga medida, à pesquisa Entre o mercado de trabalho e a formação humana: examinando criticamente a proposta de Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará, financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A comunicação discute, com base no discurso da empregabilidade, que propala uma formação específica para o desempenho acrítico de um ofício como garantia de um emprego, qual o papel que o ensino médio profissionalizante tem prestado ao formar mão de obra, especificamente para o mercado de trabalho. As conclusões, mesmo que de caráter preliminar, apontam que as propostas de integração de conhecimentos gerais e específicos como solução para o problema da formação do trabalhador em um ambiente escolar permeados por princípios mercadológicos, concretizam a coisificação da educação, amarram a formação do trabalhador ao mercado, negam uma educação vinculada às dimensões fundamentais da vida, como: trabalho, ciência e cultura. Além de não potencializar a transformação radical da sociedade rumo à emancipação plena do gênero humano.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAFarias, Aracelia Cavalcante; Centro Universitário Católica de QuixadáFreitas, Maria Cleidiane CavalcanteSantos, Deribaldo2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/130110.25190/rec.v1i2.1301Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v1i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1301/1064/*ref*/ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2003./*ref*/BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/sef/fundef/pdf/lei9394.pdf >. Acesso em: 23 jan. 2008./*ref*/______; MEC; INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 16 ago. 2011./*ref*/______; MDA; SIT. Territórios da cidadania. Disponível em: <http://sit.mda.gov.br/territorio.php?menu=cidadania&base=2>. Acesso em: 22 jan. 2012./*ref*/______; ______; SETEC. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: documento base. Brasília, 2007./*ref*/CEARÁ; SEDUC. Coordenadoria Regional de Desenvolvimento Educação e o Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDESC). Lâminas para apresentação (disponível nas EEEPs): Quixadá, 2010./*ref*/______; ______. Lei n° 14.273. de 19.12.08 (D.O. 23.12.08). Disponível em: <http://www.ceara.gov.br/governo-do-ceara/projetos-estruturantes/ensino-medio-integrado>. Acesso em: 27 jan. 2011./*ref*/______; ______. Educação Profissional. Disponível em: <http://www.ceara.gov.br/governo-do-ceara/projetos-estruturantes/ensino-medio-integrado>. Acesso em: 27 out. 2011./*ref*/______; SEPLAG; IPECE. Perfil básico municipal. Fortaleza, 2009./*ref*/DELORS, Jacques (Org). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998./*ref*/DORE, Rosemary. Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil. In: Caderno Cedes, Campinas, vol. 26, n. 70, p. 329-352, set./dez. 2006 341. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 5 set. 2009./*ref*/FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1.087-1.113, out. 2005a./*ref*/______; ______; ______. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, 2005b./*ref*/GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968./*ref*/INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA: Censo de 2010. Brasília./*ref*/______; PNAD. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009>. Acesso em: 22 jan. 2012./*ref*/INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO (ICE). Modelo de Gestão – Tecnologia Empresarial Socioeducacional (Tese): uma nova escola para a Juventude Brasileira (escolas de ensino médio em tempo integral). Disponível em: <http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_prof/download/Manual_Model>. Acesso em: 10 abr. 2011./*ref*/ODEBRECHT, Norberto. Sobreviver, crescer e perpetuar: tecnologia empresarial Odebrecht. Salvador: Odebrecht, 1987./*ref*/OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: Sudene, Nordeste. Planejamento e coflito de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987./*ref*/ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. 2003. Em Direção a uma Aliança Mundial em Prol do Emprego de Jovens: os cinco passos seguintes. Disponível em: <http://www.oit.org.br/info/download/global_alliance.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2008./*ref*/PIMENTEL, Alex. Municípios oferecem educação profissional. Diário Do Nordeste [S.l.]. Disponível em: <http://diariocentral.blogspot.com.br/2008_08_01_archive.html>. Acesso em: 02 nov. 2011./*ref*/PORTER, Eleanor H. Pollianna Moça. São Paulo: Martin Claret, 2009. PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Disponível em: <http://www.pnud.org.br/atlas/>. Acesso em: 22 jan. 2012./*ref*/QUEIROZ, Rachel de. Caminho de Pedras. São Paulo: Civilização Brasileira, 2001./*ref*/RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado (2008). Disponível em: <http://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09>. Acesso em: 22 jan. 2010./*ref*/SANTOS, Deribaldo. Graduação Tecnológica no Brasil: Crítica à Expansão de Vagas no Ensino Superior Não Universitário. 2009. Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação – FACED Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009./*ref*/______; JIMENEZ, Susana; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. O Ideário Educacional competente no contexto da crise estrutural do capital. Cadernos de Pesquisa em Educação- PPGE/ Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. V. 17. n. 33 (janeiro/junho 2011). Vitória: PPG11. p. 9 a 37 ISSN- 15E, 2019-4507.Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.644Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICA |
title |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICA |
spellingShingle |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICA Farias, Aracelia Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Empreendedorismo. Dicotomia Educativa. |
title_short |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICA |
title_full |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICA |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICA |
title_sort |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O “CAMINHO DE PEDRAS” DO EMPREENDEDORISMO PARA A ESCOLA PÚBLICA |
author |
Farias, Aracelia Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Farias, Aracelia Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante Santos, Deribaldo |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante Santos, Deribaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Aracelia Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante Santos, Deribaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Empreendedorismo. Dicotomia Educativa. |
topic |
Ciências Sociais Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Empreendedorismo. Dicotomia Educativa. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo vincula-se, em larga medida, à pesquisa Entre o mercado de trabalho e a formação humana: examinando criticamente a proposta de Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará, financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A comunicação discute, com base no discurso da empregabilidade, que propala uma formação específica para o desempenho acrítico de um ofício como garantia de um emprego, qual o papel que o ensino médio profissionalizante tem prestado ao formar mão de obra, especificamente para o mercado de trabalho. As conclusões, mesmo que de caráter preliminar, apontam que as propostas de integração de conhecimentos gerais e específicos como solução para o problema da formação do trabalhador em um ambiente escolar permeados por princípios mercadológicos, concretizam a coisificação da educação, amarram a formação do trabalhador ao mercado, negam uma educação vinculada às dimensões fundamentais da vida, como: trabalho, ciência e cultura. Além de não potencializar a transformação radical da sociedade rumo à emancipação plena do gênero humano. |
description |
O artigo vincula-se, em larga medida, à pesquisa Entre o mercado de trabalho e a formação humana: examinando criticamente a proposta de Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará, financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A comunicação discute, com base no discurso da empregabilidade, que propala uma formação específica para o desempenho acrítico de um ofício como garantia de um emprego, qual o papel que o ensino médio profissionalizante tem prestado ao formar mão de obra, especificamente para o mercado de trabalho. As conclusões, mesmo que de caráter preliminar, apontam que as propostas de integração de conhecimentos gerais e específicos como solução para o problema da formação do trabalhador em um ambiente escolar permeados por princípios mercadológicos, concretizam a coisificação da educação, amarram a formação do trabalhador ao mercado, negam uma educação vinculada às dimensões fundamentais da vida, como: trabalho, ciência e cultura. Além de não potencializar a transformação radical da sociedade rumo à emancipação plena do gênero humano. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1301 10.25190/rec.v1i2.1301 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1301 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v1i2.1301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1301/1064 /*ref*/ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2003. /*ref*/BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/sef/fundef/pdf/lei9394.pdf >. Acesso em: 23 jan. 2008. /*ref*/______; MEC; INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 16 ago. 2011. /*ref*/______; MDA; SIT. Territórios da cidadania. Disponível em: <http://sit.mda.gov.br/territorio.php?menu=cidadania&base=2>. Acesso em: 22 jan. 2012. /*ref*/______; ______; SETEC. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: documento base. Brasília, 2007. /*ref*/CEARÁ; SEDUC. Coordenadoria Regional de Desenvolvimento Educação e o Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDESC). Lâminas para apresentação (disponível nas EEEPs): Quixadá, 2010. /*ref*/______; ______. Lei n° 14.273. de 19.12.08 (D.O. 23.12.08). Disponível em: <http://www.ceara.gov.br/governo-do-ceara/projetos-estruturantes/ensino-medio-integrado>. Acesso em: 27 jan. 2011. /*ref*/______; ______. Educação Profissional. Disponível em: <http://www.ceara.gov.br/governo-do-ceara/projetos-estruturantes/ensino-medio-integrado>. Acesso em: 27 out. 2011. /*ref*/______; SEPLAG; IPECE. Perfil básico municipal. Fortaleza, 2009. /*ref*/DELORS, Jacques (Org). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. /*ref*/DORE, Rosemary. Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil. In: Caderno Cedes, Campinas, vol. 26, n. 70, p. 329-352, set./dez. 2006 341. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 5 set. 2009. /*ref*/FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1.087-1.113, out. 2005a. /*ref*/______; ______; ______. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, 2005b. /*ref*/GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. /*ref*/INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA: Censo de 2010. Brasília. /*ref*/______; PNAD. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009>. Acesso em: 22 jan. 2012. /*ref*/INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO (ICE). Modelo de Gestão – Tecnologia Empresarial Socioeducacional (Tese): uma nova escola para a Juventude Brasileira (escolas de ensino médio em tempo integral). Disponível em: <http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_prof/download/Manual_Model>. Acesso em: 10 abr. 2011. /*ref*/ODEBRECHT, Norberto. Sobreviver, crescer e perpetuar: tecnologia empresarial Odebrecht. Salvador: Odebrecht, 1987. /*ref*/OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: Sudene, Nordeste. Planejamento e coflito de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. /*ref*/ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. 2003. Em Direção a uma Aliança Mundial em Prol do Emprego de Jovens: os cinco passos seguintes. Disponível em: <http://www.oit.org.br/info/download/global_alliance.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2008. /*ref*/PIMENTEL, Alex. Municípios oferecem educação profissional. Diário Do Nordeste [S.l.]. Disponível em: <http://diariocentral.blogspot.com.br/2008_08_01_archive.html>. Acesso em: 02 nov. 2011. /*ref*/PORTER, Eleanor H. Pollianna Moça. São Paulo: Martin Claret, 2009. PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Disponível em: <http://www.pnud.org.br/atlas/>. Acesso em: 22 jan. 2012. /*ref*/QUEIROZ, Rachel de. Caminho de Pedras. São Paulo: Civilização Brasileira, 2001. /*ref*/RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado (2008). Disponível em: <http://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09>. Acesso em: 22 jan. 2010. /*ref*/SANTOS, Deribaldo. Graduação Tecnológica no Brasil: Crítica à Expansão de Vagas no Ensino Superior Não Universitário. 2009. Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação – FACED Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. /*ref*/______; JIMENEZ, Susana; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. O Ideário Educacional competente no contexto da crise estrutural do capital. Cadernos de Pesquisa em Educação- PPGE/ Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. V. 17. n. 33 (janeiro/junho 2011). Vitória: PPG11. p. 9 a 37 ISSN- 15E, 2019-4507. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v1i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716402475008 |