Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nova,Maria Fernanda Prates da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Carvalho,Fernanda Ribeiro, Elias,Carlos Nelson, Artese,Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000500008
Resumo: OBJETIVO: avaliar, em mini-implantes de diferentes dimensões, os seguintes fatores: (a) torque de inserção, (b) torque de remoção, (c) torque de fratura, (d) tensão cisalhante, (e) tensão normal e (f) tipo de fratura. METODOLOGIA: foram utilizados 20 mini-implantes autoperfurantes, 10 da marca SIN e 10 da Neodent com, respectivamente, 8 e 7mm de comprimento, todos com 1,6mm de diâmetro. Dos 10 mini-implantes de cada marca, 5 não possuíam perfil transmucoso e 5 tinham perfil de 2mm, formando 4 grupos: SIN sem perfil (SSP), SIN com perfil (SCP), Neodent sem perfil (NSP) e Neodent com perfil (NCP). Todos os mini-implantes foram inseridos em cortical óssea e removidos com micromotor acoplado a um torquímetro. Os mini-implantes foram, também, submetidos ao ensaio de fratura. Os torques de inserção, remoção e fratura, assim como a tensão cisalhante e normal calculadas, foram comparados entre todos os grupos pela ANOVA. O tipo de fratura foi avaliado em microscópio eletrônico de varredura. RESULTADOS: verificou-se que o grupo NCP apresentou torque de inserção significativamente maior que os demais grupos, porém todos fraturaram durante a inserção (n = 2) ou remoção (n = 3). Não houve diferença entre os grupos para o torque de remoção. Para o grupo NSP, o torque de fratura foi significativamente menor do que todos os outros grupos. Todos os mini-implantes sofreram fratura do tipo dúctil. CONCLUSÃO: uma vez que não houve diferença na resistência mecânica de ambas as marcas, variando apenas a forma, conclui-se que a resistência à fratura pode ser afetada por esta variável.
id DPE-2_3fb8faf74baa04570d741d1e7fa37f88
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-54192008000500008
network_acronym_str DPE-2
network_name_str Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
repository_id_str
spelling Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticosImplantes dentáriosResistência de materiaisTorqueProcedimentos de ancoragem ortodônticaOBJETIVO: avaliar, em mini-implantes de diferentes dimensões, os seguintes fatores: (a) torque de inserção, (b) torque de remoção, (c) torque de fratura, (d) tensão cisalhante, (e) tensão normal e (f) tipo de fratura. METODOLOGIA: foram utilizados 20 mini-implantes autoperfurantes, 10 da marca SIN e 10 da Neodent com, respectivamente, 8 e 7mm de comprimento, todos com 1,6mm de diâmetro. Dos 10 mini-implantes de cada marca, 5 não possuíam perfil transmucoso e 5 tinham perfil de 2mm, formando 4 grupos: SIN sem perfil (SSP), SIN com perfil (SCP), Neodent sem perfil (NSP) e Neodent com perfil (NCP). Todos os mini-implantes foram inseridos em cortical óssea e removidos com micromotor acoplado a um torquímetro. Os mini-implantes foram, também, submetidos ao ensaio de fratura. Os torques de inserção, remoção e fratura, assim como a tensão cisalhante e normal calculadas, foram comparados entre todos os grupos pela ANOVA. O tipo de fratura foi avaliado em microscópio eletrônico de varredura. RESULTADOS: verificou-se que o grupo NCP apresentou torque de inserção significativamente maior que os demais grupos, porém todos fraturaram durante a inserção (n = 2) ou remoção (n = 3). Não houve diferença entre os grupos para o torque de remoção. Para o grupo NSP, o torque de fratura foi significativamente menor do que todos os outros grupos. Todos os mini-implantes sofreram fratura do tipo dúctil. CONCLUSÃO: uma vez que não houve diferença na resistência mecânica de ambas as marcas, variando apenas a forma, conclui-se que a resistência à fratura pode ser afetada por esta variável.Dental Press Editora2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000500008Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial v.13 n.5 2008reponame:Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facialinstname:Dental Press Editora (DPE)instacron:DPE10.1590/S1415-54192008000500008info:eu-repo/semantics/openAccessNova,Maria Fernanda Prates daCarvalho,Fernanda RibeiroElias,Carlos NelsonArtese,Flaviapor2008-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1415-54192008000500008Revistahttp://www.scielo.br/dpressONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||dental@dentalpress.com.br1980-55001415-5419opendoar:2008-09-22T00:00Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial - Dental Press Editora (DPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticos
title Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticos
spellingShingle Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticos
Nova,Maria Fernanda Prates da
Implantes dentários
Resistência de materiais
Torque
Procedimentos de ancoragem ortodôntica
title_short Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticos
title_full Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticos
title_fullStr Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticos
title_full_unstemmed Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticos
title_sort Avaliação do torque para inserção, remoção e fratura de diferentes mini-implantes ortodônticos
author Nova,Maria Fernanda Prates da
author_facet Nova,Maria Fernanda Prates da
Carvalho,Fernanda Ribeiro
Elias,Carlos Nelson
Artese,Flavia
author_role author
author2 Carvalho,Fernanda Ribeiro
Elias,Carlos Nelson
Artese,Flavia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nova,Maria Fernanda Prates da
Carvalho,Fernanda Ribeiro
Elias,Carlos Nelson
Artese,Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Implantes dentários
Resistência de materiais
Torque
Procedimentos de ancoragem ortodôntica
topic Implantes dentários
Resistência de materiais
Torque
Procedimentos de ancoragem ortodôntica
description OBJETIVO: avaliar, em mini-implantes de diferentes dimensões, os seguintes fatores: (a) torque de inserção, (b) torque de remoção, (c) torque de fratura, (d) tensão cisalhante, (e) tensão normal e (f) tipo de fratura. METODOLOGIA: foram utilizados 20 mini-implantes autoperfurantes, 10 da marca SIN e 10 da Neodent com, respectivamente, 8 e 7mm de comprimento, todos com 1,6mm de diâmetro. Dos 10 mini-implantes de cada marca, 5 não possuíam perfil transmucoso e 5 tinham perfil de 2mm, formando 4 grupos: SIN sem perfil (SSP), SIN com perfil (SCP), Neodent sem perfil (NSP) e Neodent com perfil (NCP). Todos os mini-implantes foram inseridos em cortical óssea e removidos com micromotor acoplado a um torquímetro. Os mini-implantes foram, também, submetidos ao ensaio de fratura. Os torques de inserção, remoção e fratura, assim como a tensão cisalhante e normal calculadas, foram comparados entre todos os grupos pela ANOVA. O tipo de fratura foi avaliado em microscópio eletrônico de varredura. RESULTADOS: verificou-se que o grupo NCP apresentou torque de inserção significativamente maior que os demais grupos, porém todos fraturaram durante a inserção (n = 2) ou remoção (n = 3). Não houve diferença entre os grupos para o torque de remoção. Para o grupo NSP, o torque de fratura foi significativamente menor do que todos os outros grupos. Todos os mini-implantes sofreram fratura do tipo dúctil. CONCLUSÃO: uma vez que não houve diferença na resistência mecânica de ambas as marcas, variando apenas a forma, conclui-se que a resistência à fratura pode ser afetada por esta variável.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000500008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-54192008000500008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Dental Press Editora
publisher.none.fl_str_mv Dental Press Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial v.13 n.5 2008
reponame:Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
instname:Dental Press Editora (DPE)
instacron:DPE
instname_str Dental Press Editora (DPE)
instacron_str DPE
institution DPE
reponame_str Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
collection Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
repository.name.fl_str_mv Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial - Dental Press Editora (DPE)
repository.mail.fl_str_mv ||dental@dentalpress.com.br
_version_ 1754820863861981184