Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrizzi,Dario Ravazzi
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Franz,Sergio Altino, Pereira Filho,Valfrido Antonio, Gabrielli,Marisa Aparecida Cabrini, Gimenez,Carla Maria Melleiro, Bertoz,Francisco A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192007000500009
Resumo: OBJETIVO: avaliar as queixas relatadas por pacientes portadores de deformidades dentofaciais como fatores motivadores na procura do tratamento ortodôntico-cirúrgico. METODOLOGIA: foram verificados 130 prontuários de pacientes em tratamento no CEDEFACE - Araraquara, apresentando um período pós-operatório mínimo de 6 meses e idade média de 30,9 anos. A classificação dos tipos de deformidades foi realizada por meio de análise das telerradiografias e das fotografias, sendo subdivididas em três grupos, de acordo com suas características de perfil facial. As informações referentes às queixas foram colhidas por meio de questionários e divididas em duas categorias: queixa principal e queixas secundárias. Em relação à análise estatística, utilizaram-se medidas de tendência central (média e mediana) e de variabilidade (variação e desvio-padrão) para descrever as variáveis numéricas de idade. As variáveis categóricas de gênero, deformidades dentofaciais e queixas foram descritas através da distribuição de freqüências, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: observou-se predominância do gênero feminino, na razão de 2:1. Na maioria das vezes, a deformidade requeria tratamento somente na maxila ou somente na mandíbula. No gênero feminino predominaram as deformidades de perfil convexo (46%); no gênero masculino houve predominância de deformidades de perfil côncavo (48,8%). As queixas principais evidenciaram que o anseio estético é predominante, tanto no gênero feminino quanto no masculino. CONCLUSÃO: os anseios de melhora estética foram predominantes em ambos os gêneros. A maioria dos pacientes também apresentou anseio por melhora funcional. Queixas de dor orofacial foram observadas em metade da casuística, sendo a segunda queixa mais relatada.
id DPE-2_526a2cbd927584a2cde6b432b90ad3fd
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-54192007000500009
network_acronym_str DPE-2
network_name_str Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
repository_id_str
spelling Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciaisDeformidade dentofacialCirurgia ortognáticaDiagnósticoTratamentoQueixasOBJETIVO: avaliar as queixas relatadas por pacientes portadores de deformidades dentofaciais como fatores motivadores na procura do tratamento ortodôntico-cirúrgico. METODOLOGIA: foram verificados 130 prontuários de pacientes em tratamento no CEDEFACE - Araraquara, apresentando um período pós-operatório mínimo de 6 meses e idade média de 30,9 anos. A classificação dos tipos de deformidades foi realizada por meio de análise das telerradiografias e das fotografias, sendo subdivididas em três grupos, de acordo com suas características de perfil facial. As informações referentes às queixas foram colhidas por meio de questionários e divididas em duas categorias: queixa principal e queixas secundárias. Em relação à análise estatística, utilizaram-se medidas de tendência central (média e mediana) e de variabilidade (variação e desvio-padrão) para descrever as variáveis numéricas de idade. As variáveis categóricas de gênero, deformidades dentofaciais e queixas foram descritas através da distribuição de freqüências, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: observou-se predominância do gênero feminino, na razão de 2:1. Na maioria das vezes, a deformidade requeria tratamento somente na maxila ou somente na mandíbula. No gênero feminino predominaram as deformidades de perfil convexo (46%); no gênero masculino houve predominância de deformidades de perfil côncavo (48,8%). As queixas principais evidenciaram que o anseio estético é predominante, tanto no gênero feminino quanto no masculino. CONCLUSÃO: os anseios de melhora estética foram predominantes em ambos os gêneros. A maioria dos pacientes também apresentou anseio por melhora funcional. Queixas de dor orofacial foram observadas em metade da casuística, sendo a segunda queixa mais relatada.Dental Press Editora2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192007000500009Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial v.12 n.5 2007reponame:Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facialinstname:Dental Press Editora (DPE)instacron:DPE10.1590/S1415-54192007000500009info:eu-repo/semantics/openAccessAmbrizzi,Dario RavazziFranz,Sergio AltinoPereira Filho,Valfrido AntonioGabrielli,Marisa Aparecida CabriniGimenez,Carla Maria MelleiroBertoz,Francisco A.por2008-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1415-54192007000500009Revistahttp://www.scielo.br/dpressONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||dental@dentalpress.com.br1980-55001415-5419opendoar:2008-06-03T00:00Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial - Dental Press Editora (DPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciais
title Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciais
spellingShingle Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciais
Ambrizzi,Dario Ravazzi
Deformidade dentofacial
Cirurgia ortognática
Diagnóstico
Tratamento
Queixas
title_short Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciais
title_full Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciais
title_fullStr Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciais
title_full_unstemmed Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciais
title_sort Avaliação das queixas estético-funcionais em pacientes portadores de deformidades dentofaciais
author Ambrizzi,Dario Ravazzi
author_facet Ambrizzi,Dario Ravazzi
Franz,Sergio Altino
Pereira Filho,Valfrido Antonio
Gabrielli,Marisa Aparecida Cabrini
Gimenez,Carla Maria Melleiro
Bertoz,Francisco A.
author_role author
author2 Franz,Sergio Altino
Pereira Filho,Valfrido Antonio
Gabrielli,Marisa Aparecida Cabrini
Gimenez,Carla Maria Melleiro
Bertoz,Francisco A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ambrizzi,Dario Ravazzi
Franz,Sergio Altino
Pereira Filho,Valfrido Antonio
Gabrielli,Marisa Aparecida Cabrini
Gimenez,Carla Maria Melleiro
Bertoz,Francisco A.
dc.subject.por.fl_str_mv Deformidade dentofacial
Cirurgia ortognática
Diagnóstico
Tratamento
Queixas
topic Deformidade dentofacial
Cirurgia ortognática
Diagnóstico
Tratamento
Queixas
description OBJETIVO: avaliar as queixas relatadas por pacientes portadores de deformidades dentofaciais como fatores motivadores na procura do tratamento ortodôntico-cirúrgico. METODOLOGIA: foram verificados 130 prontuários de pacientes em tratamento no CEDEFACE - Araraquara, apresentando um período pós-operatório mínimo de 6 meses e idade média de 30,9 anos. A classificação dos tipos de deformidades foi realizada por meio de análise das telerradiografias e das fotografias, sendo subdivididas em três grupos, de acordo com suas características de perfil facial. As informações referentes às queixas foram colhidas por meio de questionários e divididas em duas categorias: queixa principal e queixas secundárias. Em relação à análise estatística, utilizaram-se medidas de tendência central (média e mediana) e de variabilidade (variação e desvio-padrão) para descrever as variáveis numéricas de idade. As variáveis categóricas de gênero, deformidades dentofaciais e queixas foram descritas através da distribuição de freqüências, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: observou-se predominância do gênero feminino, na razão de 2:1. Na maioria das vezes, a deformidade requeria tratamento somente na maxila ou somente na mandíbula. No gênero feminino predominaram as deformidades de perfil convexo (46%); no gênero masculino houve predominância de deformidades de perfil côncavo (48,8%). As queixas principais evidenciaram que o anseio estético é predominante, tanto no gênero feminino quanto no masculino. CONCLUSÃO: os anseios de melhora estética foram predominantes em ambos os gêneros. A maioria dos pacientes também apresentou anseio por melhora funcional. Queixas de dor orofacial foram observadas em metade da casuística, sendo a segunda queixa mais relatada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192007000500009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192007000500009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-54192007000500009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Dental Press Editora
publisher.none.fl_str_mv Dental Press Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial v.12 n.5 2007
reponame:Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
instname:Dental Press Editora (DPE)
instacron:DPE
instname_str Dental Press Editora (DPE)
instacron_str DPE
institution DPE
reponame_str Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
collection Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
repository.name.fl_str_mv Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial - Dental Press Editora (DPE)
repository.mail.fl_str_mv ||dental@dentalpress.com.br
_version_ 1754820863420530688