Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Eustáquio A.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Araújo,Cristiana V. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000600015
Resumo: A abordagem clínica não-cirúrgica da Classe III coloca-se entre os grandes desafios da Ortodontia e vem, desde sempre, gerando controvérsia entre clínicos e pesquisadores. Alguns defendem a tese de que o crescimento e o desenvolvimento do complexo craniofacial são determinados geneticamente e, portanto, inalteráveis. Para esses, a correção da grande maioria de casos de Classe III passará por intervenções orto-cirúrgicas, devendo a terapia ser realizada assim que cessar o período mais ativo do crescimento. Por outro lado, há aqueles que, mesmo concordando com o peso da hereditariedade na etiologia da Classe III, acreditam ser possível modificar o padrão e a direção do crescimento e, através de uma abordagem não-cirúrgica, minimizar a má oclusão ou até mesmo tratá-la com sucesso. Em face da controvérsia, quais seriam as possibilidades ortodônticas? Inúmeros são os relatos de que uma intervenção adequada, em momento adequado, acompanhada de um estudo do padrão familiar, pode, muitas vezes, minimizar o desenvolvimento de uma Classe III. Procedimentos selecionados com critério podem reduzir a indicação de intervenções cirúrgicas e proporcionar resultados positivos e duradouros. Há evidências clínicas e científicas de que algumas decisões terapêuticas podem mudar o curso de muitos prognósticos sombrios.
id DPE-2_5ab0a1f920c29458f129f9dc1d49d7e8
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-54192008000600015
network_acronym_str DPE-2
network_name_str Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
repository_id_str
spelling Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe IIITratamento da Classe IIIMá oclusãoCamuflagem da Classe IIIA abordagem clínica não-cirúrgica da Classe III coloca-se entre os grandes desafios da Ortodontia e vem, desde sempre, gerando controvérsia entre clínicos e pesquisadores. Alguns defendem a tese de que o crescimento e o desenvolvimento do complexo craniofacial são determinados geneticamente e, portanto, inalteráveis. Para esses, a correção da grande maioria de casos de Classe III passará por intervenções orto-cirúrgicas, devendo a terapia ser realizada assim que cessar o período mais ativo do crescimento. Por outro lado, há aqueles que, mesmo concordando com o peso da hereditariedade na etiologia da Classe III, acreditam ser possível modificar o padrão e a direção do crescimento e, através de uma abordagem não-cirúrgica, minimizar a má oclusão ou até mesmo tratá-la com sucesso. Em face da controvérsia, quais seriam as possibilidades ortodônticas? Inúmeros são os relatos de que uma intervenção adequada, em momento adequado, acompanhada de um estudo do padrão familiar, pode, muitas vezes, minimizar o desenvolvimento de uma Classe III. Procedimentos selecionados com critério podem reduzir a indicação de intervenções cirúrgicas e proporcionar resultados positivos e duradouros. Há evidências clínicas e científicas de que algumas decisões terapêuticas podem mudar o curso de muitos prognósticos sombrios.Dental Press Editora2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000600015Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial v.13 n.6 2008reponame:Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facialinstname:Dental Press Editora (DPE)instacron:DPE10.1590/S1415-54192008000600015info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Eustáquio A.Araújo,Cristiana V. depor2008-11-14T00:00:00Zoai:scielo:S1415-54192008000600015Revistahttp://www.scielo.br/dpressONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||dental@dentalpress.com.br1980-55001415-5419opendoar:2008-11-14T00:00Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial - Dental Press Editora (DPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe III
title Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe III
spellingShingle Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe III
Araújo,Eustáquio A.
Tratamento da Classe III
Má oclusão
Camuflagem da Classe III
title_short Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe III
title_full Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe III
title_fullStr Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe III
title_full_unstemmed Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe III
title_sort Abordagem clínica não-cirúrgica no tratamento da má oclusão de Classe III
author Araújo,Eustáquio A.
author_facet Araújo,Eustáquio A.
Araújo,Cristiana V. de
author_role author
author2 Araújo,Cristiana V. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Eustáquio A.
Araújo,Cristiana V. de
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento da Classe III
Má oclusão
Camuflagem da Classe III
topic Tratamento da Classe III
Má oclusão
Camuflagem da Classe III
description A abordagem clínica não-cirúrgica da Classe III coloca-se entre os grandes desafios da Ortodontia e vem, desde sempre, gerando controvérsia entre clínicos e pesquisadores. Alguns defendem a tese de que o crescimento e o desenvolvimento do complexo craniofacial são determinados geneticamente e, portanto, inalteráveis. Para esses, a correção da grande maioria de casos de Classe III passará por intervenções orto-cirúrgicas, devendo a terapia ser realizada assim que cessar o período mais ativo do crescimento. Por outro lado, há aqueles que, mesmo concordando com o peso da hereditariedade na etiologia da Classe III, acreditam ser possível modificar o padrão e a direção do crescimento e, através de uma abordagem não-cirúrgica, minimizar a má oclusão ou até mesmo tratá-la com sucesso. Em face da controvérsia, quais seriam as possibilidades ortodônticas? Inúmeros são os relatos de que uma intervenção adequada, em momento adequado, acompanhada de um estudo do padrão familiar, pode, muitas vezes, minimizar o desenvolvimento de uma Classe III. Procedimentos selecionados com critério podem reduzir a indicação de intervenções cirúrgicas e proporcionar resultados positivos e duradouros. Há evidências clínicas e científicas de que algumas decisões terapêuticas podem mudar o curso de muitos prognósticos sombrios.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000600015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000600015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-54192008000600015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Dental Press Editora
publisher.none.fl_str_mv Dental Press Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial v.13 n.6 2008
reponame:Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
instname:Dental Press Editora (DPE)
instacron:DPE
instname_str Dental Press Editora (DPE)
instacron_str DPE
institution DPE
reponame_str Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
collection Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
repository.name.fl_str_mv Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial - Dental Press Editora (DPE)
repository.mail.fl_str_mv ||dental@dentalpress.com.br
_version_ 1754820863893438464