Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzol,Karina Eiras Dela Coleta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gonçalves,João Roberto, Santos-Pinto,Ary dos, Peixoto,Adriano Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dental Press Journal of Orthodontics
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512011000600012
Resumo: INTRODUÇÃO: as discrepâncias entre o tamanho mesiodistal dos dentes superiores e inferiores e seus efeitos sobre a oclusão têm sido relatados há muito tempo. O método proposto por Bolton para o diagnóstico de discrepância de tamanho dentário é, inegavelmente, um dos mais difundidos no meio ortodôntico, devido à sua relativa simplicidade. Entretanto, a aplicação desse método requer cálculos matemáticos e o uso de tabelas que, muitas vezes, inviabilizam a sua utilização durante a avaliação clínica. OBJETIVO: avaliar o método proposto por Wolford, que não requer o uso de tabelas, como alternativa ao método tradicional de Bolton. MÉTODOS: a amostra foi composta por 90 pares de modelos dentários iniciais de pacientes adultos, com diferentes más oclusões. A proporção entre os dentes inferiores e superiores foi calculada para cada paciente, resultando na obtenção de dois índices (a razão total e a razão anterior). Os índices foram obtidos por meio do método originalmente proposto por Bolton e por um método alternativo, composto por duas fórmulas (uma simplificada e a variação da mesma), que foram analisadas separadamente. RESULTADOS: comparadas ao método de Bolton, as fórmulas simplificadas mostraram uma tendência de superestimar as discrepâncias dentárias inferiores (total e anterior), embora em pequena proporção. CONCLUSÕES: ambas as fórmulas do método alternativo podem ser utilizadas em substituição ao método tradicional, uma vez que mostraram diferenças médias menores que 0,58mm quando comparadas ao método de Bolton, não apresentando, portanto, significância clínica.
id DPI-1_39d0aef6505ab8d705a9d8855886674a
oai_identifier_str oai:scielo:S2176-94512011000600012
network_acronym_str DPI-1
network_name_str Dental Press Journal of Orthodontics
repository_id_str
spelling Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu usoAnálise de BoltonDiscrepância de tamanho dentárioDiagnósticoTratamento ortodônticoINTRODUÇÃO: as discrepâncias entre o tamanho mesiodistal dos dentes superiores e inferiores e seus efeitos sobre a oclusão têm sido relatados há muito tempo. O método proposto por Bolton para o diagnóstico de discrepância de tamanho dentário é, inegavelmente, um dos mais difundidos no meio ortodôntico, devido à sua relativa simplicidade. Entretanto, a aplicação desse método requer cálculos matemáticos e o uso de tabelas que, muitas vezes, inviabilizam a sua utilização durante a avaliação clínica. OBJETIVO: avaliar o método proposto por Wolford, que não requer o uso de tabelas, como alternativa ao método tradicional de Bolton. MÉTODOS: a amostra foi composta por 90 pares de modelos dentários iniciais de pacientes adultos, com diferentes más oclusões. A proporção entre os dentes inferiores e superiores foi calculada para cada paciente, resultando na obtenção de dois índices (a razão total e a razão anterior). Os índices foram obtidos por meio do método originalmente proposto por Bolton e por um método alternativo, composto por duas fórmulas (uma simplificada e a variação da mesma), que foram analisadas separadamente. RESULTADOS: comparadas ao método de Bolton, as fórmulas simplificadas mostraram uma tendência de superestimar as discrepâncias dentárias inferiores (total e anterior), embora em pequena proporção. CONCLUSÕES: ambas as fórmulas do método alternativo podem ser utilizadas em substituição ao método tradicional, uma vez que mostraram diferenças médias menores que 0,58mm quando comparadas ao método de Bolton, não apresentando, portanto, significância clínica.Dental Press International2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512011000600012Dental Press Journal of Orthodontics v.16 n.6 2011reponame:Dental Press Journal of Orthodonticsinstname:Dental Press International (DPI)instacron:DPI10.1590/S2176-94512011000600012info:eu-repo/semantics/openAccessPizzol,Karina Eiras Dela ColetaGonçalves,João RobertoSantos-Pinto,Ary dosPeixoto,Adriano Portopor2012-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S2176-94512011000600012Revistahttp://www.scielo.br/dpjoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpartigos@dentalpress.com.br||davidnormando@hotmail.com2177-67092176-9451opendoar:2012-03-09T00:00Dental Press Journal of Orthodontics - Dental Press International (DPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu uso
title Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu uso
spellingShingle Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu uso
Pizzol,Karina Eiras Dela Coleta
Análise de Bolton
Discrepância de tamanho dentário
Diagnóstico
Tratamento ortodôntico
title_short Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu uso
title_full Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu uso
title_fullStr Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu uso
title_full_unstemmed Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu uso
title_sort Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu uso
author Pizzol,Karina Eiras Dela Coleta
author_facet Pizzol,Karina Eiras Dela Coleta
Gonçalves,João Roberto
Santos-Pinto,Ary dos
Peixoto,Adriano Porto
author_role author
author2 Gonçalves,João Roberto
Santos-Pinto,Ary dos
Peixoto,Adriano Porto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzol,Karina Eiras Dela Coleta
Gonçalves,João Roberto
Santos-Pinto,Ary dos
Peixoto,Adriano Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Bolton
Discrepância de tamanho dentário
Diagnóstico
Tratamento ortodôntico
topic Análise de Bolton
Discrepância de tamanho dentário
Diagnóstico
Tratamento ortodôntico
description INTRODUÇÃO: as discrepâncias entre o tamanho mesiodistal dos dentes superiores e inferiores e seus efeitos sobre a oclusão têm sido relatados há muito tempo. O método proposto por Bolton para o diagnóstico de discrepância de tamanho dentário é, inegavelmente, um dos mais difundidos no meio ortodôntico, devido à sua relativa simplicidade. Entretanto, a aplicação desse método requer cálculos matemáticos e o uso de tabelas que, muitas vezes, inviabilizam a sua utilização durante a avaliação clínica. OBJETIVO: avaliar o método proposto por Wolford, que não requer o uso de tabelas, como alternativa ao método tradicional de Bolton. MÉTODOS: a amostra foi composta por 90 pares de modelos dentários iniciais de pacientes adultos, com diferentes más oclusões. A proporção entre os dentes inferiores e superiores foi calculada para cada paciente, resultando na obtenção de dois índices (a razão total e a razão anterior). Os índices foram obtidos por meio do método originalmente proposto por Bolton e por um método alternativo, composto por duas fórmulas (uma simplificada e a variação da mesma), que foram analisadas separadamente. RESULTADOS: comparadas ao método de Bolton, as fórmulas simplificadas mostraram uma tendência de superestimar as discrepâncias dentárias inferiores (total e anterior), embora em pequena proporção. CONCLUSÕES: ambas as fórmulas do método alternativo podem ser utilizadas em substituição ao método tradicional, uma vez que mostraram diferenças médias menores que 0,58mm quando comparadas ao método de Bolton, não apresentando, portanto, significância clínica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512011000600012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512011000600012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2176-94512011000600012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Dental Press International
publisher.none.fl_str_mv Dental Press International
dc.source.none.fl_str_mv Dental Press Journal of Orthodontics v.16 n.6 2011
reponame:Dental Press Journal of Orthodontics
instname:Dental Press International (DPI)
instacron:DPI
instname_str Dental Press International (DPI)
instacron_str DPI
institution DPI
reponame_str Dental Press Journal of Orthodontics
collection Dental Press Journal of Orthodontics
repository.name.fl_str_mv Dental Press Journal of Orthodontics - Dental Press International (DPI)
repository.mail.fl_str_mv artigos@dentalpress.com.br||davidnormando@hotmail.com
_version_ 1754122395619164160