Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feres,Murilo Fernando Neuppmann
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hitos,Silvia Fernandes, Sousa,Helder Inocêncio Paulo de, Matsumoto,Mirian Aiko Nakane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dental Press Journal of Orthodontics
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000400013
Resumo: OBJETIVO: o presente estudo destinou-se a comparar a morfologia tegumentar de indivíduos segundo a tipologia facial. MÉTODOS: foram utilizadas 90 telerradiografias de pacientes de ambos os sexos, de 12 a 16 anos de idade, divididas em três grupos distintos, referentes a cada padrão morfológico: mesofacial, dolicofacial e braquifacial. Os grupos foram comparados no que se refere às medidas de espessura e altura do lábio superior e inferior, além da espessura do mento mole. Ainda, foi apurada a presença de correlações entre as variáveis de tecido mole avaliadas e medidas cefalométricas de natureza dentária e esquelética. RESULTADOS E CONCLUSÕES: os lábios superiores e inferiores, assim como o mento mole, não apresentaram diferenças em relação às suas espessuras em todos os grupos morfológicos. Porém, as alturas do lábio superior e inferior foram significativamente maiores para os dolicofaciais quando esses foram comparados aos demais grupos. Braquifaciais apresentaram menor altura do lábio superior quando comparados aos mesofaciais, embora ambos não tenham se diferenciado significativamente no que se refere à altura do lábio inferior. A análise das correlações estabelecidas entre as variáveis dos tecidos moles e duros indicou evidências de um desenvolvimento vertical dos lábios superior e inferior em acompanhamento ao desenvolvimento vertical do esqueleto. O posicionamento vertical do incisivo superior se correlacionou significativamente aos mesmos parâmetros labiais, o que garantiu um nível de exposição semelhante desse elemento dentário em todos os grupos.
id DPI-1_45020743947f3ee474672f3e8b3a8d5c
oai_identifier_str oai:scielo:S2176-94512010000400013
network_acronym_str DPI-1
network_name_str Dental Press Journal of Orthodontics
repository_id_str
spelling Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintosPadrão verticalCefalometriaLábioMentoOBJETIVO: o presente estudo destinou-se a comparar a morfologia tegumentar de indivíduos segundo a tipologia facial. MÉTODOS: foram utilizadas 90 telerradiografias de pacientes de ambos os sexos, de 12 a 16 anos de idade, divididas em três grupos distintos, referentes a cada padrão morfológico: mesofacial, dolicofacial e braquifacial. Os grupos foram comparados no que se refere às medidas de espessura e altura do lábio superior e inferior, além da espessura do mento mole. Ainda, foi apurada a presença de correlações entre as variáveis de tecido mole avaliadas e medidas cefalométricas de natureza dentária e esquelética. RESULTADOS E CONCLUSÕES: os lábios superiores e inferiores, assim como o mento mole, não apresentaram diferenças em relação às suas espessuras em todos os grupos morfológicos. Porém, as alturas do lábio superior e inferior foram significativamente maiores para os dolicofaciais quando esses foram comparados aos demais grupos. Braquifaciais apresentaram menor altura do lábio superior quando comparados aos mesofaciais, embora ambos não tenham se diferenciado significativamente no que se refere à altura do lábio inferior. A análise das correlações estabelecidas entre as variáveis dos tecidos moles e duros indicou evidências de um desenvolvimento vertical dos lábios superior e inferior em acompanhamento ao desenvolvimento vertical do esqueleto. O posicionamento vertical do incisivo superior se correlacionou significativamente aos mesmos parâmetros labiais, o que garantiu um nível de exposição semelhante desse elemento dentário em todos os grupos.Dental Press International2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000400013Dental Press Journal of Orthodontics v.15 n.4 2010reponame:Dental Press Journal of Orthodonticsinstname:Dental Press International (DPI)instacron:DPI10.1590/S2176-94512010000400013info:eu-repo/semantics/openAccessFeres,Murilo Fernando NeuppmannHitos,Silvia FernandesSousa,Helder Inocêncio Paulo deMatsumoto,Mirian Aiko Nakanepor2010-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S2176-94512010000400013Revistahttp://www.scielo.br/dpjoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpartigos@dentalpress.com.br||davidnormando@hotmail.com2177-67092176-9451opendoar:2010-08-18T00:00Dental Press Journal of Orthodontics - Dental Press International (DPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintos
title Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintos
spellingShingle Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintos
Feres,Murilo Fernando Neuppmann
Padrão vertical
Cefalometria
Lábio
Mento
title_short Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintos
title_full Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintos
title_fullStr Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintos
title_full_unstemmed Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintos
title_sort Comparação das dimensões de tecido mole entre padrões faciais distintos
author Feres,Murilo Fernando Neuppmann
author_facet Feres,Murilo Fernando Neuppmann
Hitos,Silvia Fernandes
Sousa,Helder Inocêncio Paulo de
Matsumoto,Mirian Aiko Nakane
author_role author
author2 Hitos,Silvia Fernandes
Sousa,Helder Inocêncio Paulo de
Matsumoto,Mirian Aiko Nakane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feres,Murilo Fernando Neuppmann
Hitos,Silvia Fernandes
Sousa,Helder Inocêncio Paulo de
Matsumoto,Mirian Aiko Nakane
dc.subject.por.fl_str_mv Padrão vertical
Cefalometria
Lábio
Mento
topic Padrão vertical
Cefalometria
Lábio
Mento
description OBJETIVO: o presente estudo destinou-se a comparar a morfologia tegumentar de indivíduos segundo a tipologia facial. MÉTODOS: foram utilizadas 90 telerradiografias de pacientes de ambos os sexos, de 12 a 16 anos de idade, divididas em três grupos distintos, referentes a cada padrão morfológico: mesofacial, dolicofacial e braquifacial. Os grupos foram comparados no que se refere às medidas de espessura e altura do lábio superior e inferior, além da espessura do mento mole. Ainda, foi apurada a presença de correlações entre as variáveis de tecido mole avaliadas e medidas cefalométricas de natureza dentária e esquelética. RESULTADOS E CONCLUSÕES: os lábios superiores e inferiores, assim como o mento mole, não apresentaram diferenças em relação às suas espessuras em todos os grupos morfológicos. Porém, as alturas do lábio superior e inferior foram significativamente maiores para os dolicofaciais quando esses foram comparados aos demais grupos. Braquifaciais apresentaram menor altura do lábio superior quando comparados aos mesofaciais, embora ambos não tenham se diferenciado significativamente no que se refere à altura do lábio inferior. A análise das correlações estabelecidas entre as variáveis dos tecidos moles e duros indicou evidências de um desenvolvimento vertical dos lábios superior e inferior em acompanhamento ao desenvolvimento vertical do esqueleto. O posicionamento vertical do incisivo superior se correlacionou significativamente aos mesmos parâmetros labiais, o que garantiu um nível de exposição semelhante desse elemento dentário em todos os grupos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2176-94512010000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Dental Press International
publisher.none.fl_str_mv Dental Press International
dc.source.none.fl_str_mv Dental Press Journal of Orthodontics v.15 n.4 2010
reponame:Dental Press Journal of Orthodontics
instname:Dental Press International (DPI)
instacron:DPI
instname_str Dental Press International (DPI)
instacron_str DPI
institution DPI
reponame_str Dental Press Journal of Orthodontics
collection Dental Press Journal of Orthodontics
repository.name.fl_str_mv Dental Press Journal of Orthodontics - Dental Press International (DPI)
repository.mail.fl_str_mv artigos@dentalpress.com.br||davidnormando@hotmail.com
_version_ 1754122395152547840