Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Eduardo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Machado,Patricia, Cunali,Paulo Afonso, Grehs,Renésio Armindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dental Press Journal of Orthodontics
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000600005
Resumo: INTRODUÇÃO: nos últimos anos, a inter-relação entre a Ortodontia e as disfunções temporomandibulares (DTMs) tem despertado interesse crescente na classe odontológica, sendo tema de discussões e controvérsias. Em um passado recente, a oclusão era considerada como principal fator etiológico das DTMs, sendo o tratamento ortodôntico uma medida terapêutica primária para um restabelecimento fisiológico do sistema estomatognático. Assim, passou-se a investigar o papel da Ortodontia na prevenção, desencadeamento e tratamento das DTMs. Com a realização de estudos científicos com metodologias mais rigorosas e precisas, a relação entre o tratamento ortodôntico e as DTMs pôde ser avaliada e questionada dentro de um contexto baseado em evidências científicas. OBJETIVO: o presente trabalho, através de uma revisão sistemática de literatura, teve como objetivo analisar a inter-relação entre a Ortodontia e as DTMs, verificando se o tratamento ortodôntico é fator contribuinte para o desenvolvimento de DTM. MÉTODOS: foi realizado um levantamento em bases de pesquisa (Medline, Cochrane, Embase, Pubmed, Lilacs e BBO) entre os anos de 1966 e 2009, com enfoque em estudos clínicos randomizados, estudos longitudinais prospectivos não randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises. RESULTADOS: após a aplicação dos critérios de inclusão, chegou-se a 18 artigos, sendo que 12 eram estudos longitudinais prospectivos não randomizados, 4 revisões sistemáticas, 1 estudo clínico randomizado e uma meta-análise, os quais avaliaram a relação entre tratamento ortodôntico e DTM. CONCLUSÕES: pela análise da literatura, conclui-se que o tratamento ortodôntico não pode ser considerado fator contribuinte para o desenvolvimento de disfunções temporomandibulares.
id DPI-1_4d5c8dac79554dbfc450a6f4ae88ff27
oai_identifier_str oai:scielo:S2176-94512010000600005
network_acronym_str DPI-1
network_name_str Dental Press Journal of Orthodontics
repository_id_str
spelling Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemáticaSíndrome da disfunção da articulação temporomandibularTranstornos da articulação temporomandibularTranstornos craniomandibularesArticulação temporomandibularOrtodontiaOclusão dentáriaINTRODUÇÃO: nos últimos anos, a inter-relação entre a Ortodontia e as disfunções temporomandibulares (DTMs) tem despertado interesse crescente na classe odontológica, sendo tema de discussões e controvérsias. Em um passado recente, a oclusão era considerada como principal fator etiológico das DTMs, sendo o tratamento ortodôntico uma medida terapêutica primária para um restabelecimento fisiológico do sistema estomatognático. Assim, passou-se a investigar o papel da Ortodontia na prevenção, desencadeamento e tratamento das DTMs. Com a realização de estudos científicos com metodologias mais rigorosas e precisas, a relação entre o tratamento ortodôntico e as DTMs pôde ser avaliada e questionada dentro de um contexto baseado em evidências científicas. OBJETIVO: o presente trabalho, através de uma revisão sistemática de literatura, teve como objetivo analisar a inter-relação entre a Ortodontia e as DTMs, verificando se o tratamento ortodôntico é fator contribuinte para o desenvolvimento de DTM. MÉTODOS: foi realizado um levantamento em bases de pesquisa (Medline, Cochrane, Embase, Pubmed, Lilacs e BBO) entre os anos de 1966 e 2009, com enfoque em estudos clínicos randomizados, estudos longitudinais prospectivos não randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises. RESULTADOS: após a aplicação dos critérios de inclusão, chegou-se a 18 artigos, sendo que 12 eram estudos longitudinais prospectivos não randomizados, 4 revisões sistemáticas, 1 estudo clínico randomizado e uma meta-análise, os quais avaliaram a relação entre tratamento ortodôntico e DTM. CONCLUSÕES: pela análise da literatura, conclui-se que o tratamento ortodôntico não pode ser considerado fator contribuinte para o desenvolvimento de disfunções temporomandibulares.Dental Press International2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000600005Dental Press Journal of Orthodontics v.15 n.6 2010reponame:Dental Press Journal of Orthodonticsinstname:Dental Press International (DPI)instacron:DPI10.1590/S2176-94512010000600005info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,EduardoMachado,PatriciaCunali,Paulo AfonsoGrehs,Renésio Armindopor2011-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S2176-94512010000600005Revistahttp://www.scielo.br/dpjoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpartigos@dentalpress.com.br||davidnormando@hotmail.com2177-67092176-9451opendoar:2011-03-11T00:00Dental Press Journal of Orthodontics - Dental Press International (DPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática
title Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática
spellingShingle Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática
Machado,Eduardo
Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular
Transtornos da articulação temporomandibular
Transtornos craniomandibulares
Articulação temporomandibular
Ortodontia
Oclusão dentária
title_short Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática
title_full Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática
title_fullStr Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática
title_sort Ortodontia como fator de risco para disfunções temporomandibulares: uma revisão sistemática
author Machado,Eduardo
author_facet Machado,Eduardo
Machado,Patricia
Cunali,Paulo Afonso
Grehs,Renésio Armindo
author_role author
author2 Machado,Patricia
Cunali,Paulo Afonso
Grehs,Renésio Armindo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Eduardo
Machado,Patricia
Cunali,Paulo Afonso
Grehs,Renésio Armindo
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular
Transtornos da articulação temporomandibular
Transtornos craniomandibulares
Articulação temporomandibular
Ortodontia
Oclusão dentária
topic Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular
Transtornos da articulação temporomandibular
Transtornos craniomandibulares
Articulação temporomandibular
Ortodontia
Oclusão dentária
description INTRODUÇÃO: nos últimos anos, a inter-relação entre a Ortodontia e as disfunções temporomandibulares (DTMs) tem despertado interesse crescente na classe odontológica, sendo tema de discussões e controvérsias. Em um passado recente, a oclusão era considerada como principal fator etiológico das DTMs, sendo o tratamento ortodôntico uma medida terapêutica primária para um restabelecimento fisiológico do sistema estomatognático. Assim, passou-se a investigar o papel da Ortodontia na prevenção, desencadeamento e tratamento das DTMs. Com a realização de estudos científicos com metodologias mais rigorosas e precisas, a relação entre o tratamento ortodôntico e as DTMs pôde ser avaliada e questionada dentro de um contexto baseado em evidências científicas. OBJETIVO: o presente trabalho, através de uma revisão sistemática de literatura, teve como objetivo analisar a inter-relação entre a Ortodontia e as DTMs, verificando se o tratamento ortodôntico é fator contribuinte para o desenvolvimento de DTM. MÉTODOS: foi realizado um levantamento em bases de pesquisa (Medline, Cochrane, Embase, Pubmed, Lilacs e BBO) entre os anos de 1966 e 2009, com enfoque em estudos clínicos randomizados, estudos longitudinais prospectivos não randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises. RESULTADOS: após a aplicação dos critérios de inclusão, chegou-se a 18 artigos, sendo que 12 eram estudos longitudinais prospectivos não randomizados, 4 revisões sistemáticas, 1 estudo clínico randomizado e uma meta-análise, os quais avaliaram a relação entre tratamento ortodôntico e DTM. CONCLUSÕES: pela análise da literatura, conclui-se que o tratamento ortodôntico não pode ser considerado fator contribuinte para o desenvolvimento de disfunções temporomandibulares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000600005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000600005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2176-94512010000600005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Dental Press International
publisher.none.fl_str_mv Dental Press International
dc.source.none.fl_str_mv Dental Press Journal of Orthodontics v.15 n.6 2010
reponame:Dental Press Journal of Orthodontics
instname:Dental Press International (DPI)
instacron:DPI
instname_str Dental Press International (DPI)
instacron_str DPI
institution DPI
reponame_str Dental Press Journal of Orthodontics
collection Dental Press Journal of Orthodontics
repository.name.fl_str_mv Dental Press Journal of Orthodontics - Dental Press International (DPI)
repository.mail.fl_str_mv artigos@dentalpress.com.br||davidnormando@hotmail.com
_version_ 1754122395194490880