Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaça,Murilo Mariano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Palma,Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200013
Resumo: O ensaio é um diálogo sobre cientometria e seus efeitos. O ponto de partida é o artigo de Eunice Trein e José Rodrigues (2011). Contestamos o argumento da escassez presente no post scriptum, mas endossamos a ideia de que o conhecimento tem sido tratado como uma mercadoria. Sugerimos, também, uma distinção entre o produtivismo e a produtividade. Ademais, recolhemos indícios e evidências, bem como revisamos parte da literatura nacional e internacional, corroborando o cerne da crítica dos autores e aprofundando alguns pontos. O foco da nossa crítica à norma produtividade é que o modelo de avaliação e valorização está equivocadamente baseado no prestígio do periódico e em critérios quantitativos ou convencionais, sendo carente de parâmetros qualitativo-epistêmicos, podendo gerar o produtivismo.
id EAA-1_0143f16124fa9fa2280d61e0bd908f31
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782013000200013
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismocientometriaprodutividadeprodutivismoqualidade da pesquisaO ensaio é um diálogo sobre cientometria e seus efeitos. O ponto de partida é o artigo de Eunice Trein e José Rodrigues (2011). Contestamos o argumento da escassez presente no post scriptum, mas endossamos a ideia de que o conhecimento tem sido tratado como uma mercadoria. Sugerimos, também, uma distinção entre o produtivismo e a produtividade. Ademais, recolhemos indícios e evidências, bem como revisamos parte da literatura nacional e internacional, corroborando o cerne da crítica dos autores e aprofundando alguns pontos. O foco da nossa crítica à norma produtividade é que o modelo de avaliação e valorização está equivocadamente baseado no prestígio do periódico e em critérios quantitativos ou convencionais, sendo carente de parâmetros qualitativo-epistêmicos, podendo gerar o produtivismo.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200013Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000200013info:eu-repo/semantics/openAccessVilaça,Murilo MarianoPalma,Alexandrepor2013-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000200013Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2013-06-28T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo
title Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo
spellingShingle Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo
Vilaça,Murilo Mariano
cientometria
produtividade
produtivismo
qualidade da pesquisa
title_short Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo
title_full Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo
title_fullStr Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo
title_full_unstemmed Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo
title_sort Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo
author Vilaça,Murilo Mariano
author_facet Vilaça,Murilo Mariano
Palma,Alexandre
author_role author
author2 Palma,Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaça,Murilo Mariano
Palma,Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv cientometria
produtividade
produtivismo
qualidade da pesquisa
topic cientometria
produtividade
produtivismo
qualidade da pesquisa
description O ensaio é um diálogo sobre cientometria e seus efeitos. O ponto de partida é o artigo de Eunice Trein e José Rodrigues (2011). Contestamos o argumento da escassez presente no post scriptum, mas endossamos a ideia de que o conhecimento tem sido tratado como uma mercadoria. Sugerimos, também, uma distinção entre o produtivismo e a produtividade. Ademais, recolhemos indícios e evidências, bem como revisamos parte da literatura nacional e internacional, corroborando o cerne da crítica dos autores e aprofundando alguns pontos. O foco da nossa crítica à norma produtividade é que o modelo de avaliação e valorização está equivocadamente baseado no prestígio do periódico e em critérios quantitativos ou convencionais, sendo carente de parâmetros qualitativo-epistêmicos, podendo gerar o produtivismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782013000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491255586816