O conhecimento como resposta curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Hugo Heleno Camilo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes,Alice Ribeiro Casimiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100214
Resumo: RESUMO O artigo focaliza o debate sobre conhecimento no campo do currículo, argumentando que o conflito em torno desse nome marca o dinamismo de uma resposta de dado pensamento político curricular, que busca controlar aquilo que é lido como faltoso a si, a alteridade. Inicialmente, com a contribuição dos estudos de Derrida e Laclau, interpreta a política como constituída por meio de processos contingentes de subjetivação na relação com a alteridade. Na seção seguinte, discute produções consideradas icônicas no campo do currículo, pontuando as tensões envolvidas na significação do conhecimento e como tais conflitos tendem a limitar o debate no campo. Conclui destacando que a reiteração do conhecimento como propriedade projeta um binarismo no pensamento curricular por meio da visão de conhecimento como dado ou como relacionado à experiência produtora de sujeitos. Defende que essa dinâmica delineia uma subjetivação curricular que visa fechar a significação de si via controle do outro.
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