Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein,Madalena
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300005
Resumo: Neste artigo, analiso programas de formação profissional para surdos. Dirijo o olhar aos discursos presentes em documentos propositivos da política de formação profissional, bem como em projetos e relatórios elaborados por escolas e entidades de surdos. As unidades analíticas, entendidas com base na perspectiva foucaultiana como tecnologias de governamento, foram construídas a partir da captura das ênfases, das repetições, das articulações entre prescrições e procedimentos desses programas. São elas: captura e ordenamento dos corpos, tempos e espaços; empregabilidade/empreendedorismo e a articulação institucional e o fortalecimento da sociedade civil. Descrevo como vêm constituindo-se diferentes estratégias que se dirigem aos indivíduos surdos e às instituições e seus profissionais, no sentido de conduzirem suas ações de forma articulada e co-responsável: uma maquinaria investida de relações de saber-poder-verdade que almeja a produção de sujeitos que conduzem a si mesmos.
id EAA-1_114d8dc66b1385e6c704abd043ad6f92
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782006000300005
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?educação de surdosformação profissionaltecnologias de governamentoNeste artigo, analiso programas de formação profissional para surdos. Dirijo o olhar aos discursos presentes em documentos propositivos da política de formação profissional, bem como em projetos e relatórios elaborados por escolas e entidades de surdos. As unidades analíticas, entendidas com base na perspectiva foucaultiana como tecnologias de governamento, foram construídas a partir da captura das ênfases, das repetições, das articulações entre prescrições e procedimentos desses programas. São elas: captura e ordenamento dos corpos, tempos e espaços; empregabilidade/empreendedorismo e a articulação institucional e o fortalecimento da sociedade civil. Descrevo como vêm constituindo-se diferentes estratégias que se dirigem aos indivíduos surdos e às instituições e seus profissionais, no sentido de conduzirem suas ações de forma articulada e co-responsável: uma maquinaria investida de relações de saber-poder-verdade que almeja a produção de sujeitos que conduzem a si mesmos.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300005Revista Brasileira de Educação v.11 n.33 2006reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782006000300005info:eu-repo/semantics/openAccessKlein,Madalenapor2007-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782006000300005Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2007-01-23T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?
title Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?
spellingShingle Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?
Klein,Madalena
educação de surdos
formação profissional
tecnologias de governamento
title_short Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?
title_full Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?
title_fullStr Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?
title_full_unstemmed Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?
title_sort Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?
author Klein,Madalena
author_facet Klein,Madalena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein,Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv educação de surdos
formação profissional
tecnologias de governamento
topic educação de surdos
formação profissional
tecnologias de governamento
description Neste artigo, analiso programas de formação profissional para surdos. Dirijo o olhar aos discursos presentes em documentos propositivos da política de formação profissional, bem como em projetos e relatórios elaborados por escolas e entidades de surdos. As unidades analíticas, entendidas com base na perspectiva foucaultiana como tecnologias de governamento, foram construídas a partir da captura das ênfases, das repetições, das articulações entre prescrições e procedimentos desses programas. São elas: captura e ordenamento dos corpos, tempos e espaços; empregabilidade/empreendedorismo e a articulação institucional e o fortalecimento da sociedade civil. Descrevo como vêm constituindo-se diferentes estratégias que se dirigem aos indivíduos surdos e às instituições e seus profissionais, no sentido de conduzirem suas ações de forma articulada e co-responsável: uma maquinaria investida de relações de saber-poder-verdade que almeja a produção de sujeitos que conduzem a si mesmos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782006000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.11 n.33 2006
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490187087872