A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100008 |
Resumo: | A fim de entender como se manifestam e desenvolvem as atitudes perante as cotas, realizamos dois estudos, um antes da implantação desse sistema e outro depois. Participaram 334 estudantes dos cursos mais concorridos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os resultados indicaram atitudes muito contrárias às cotas, sobretudo às raciais. Depois da implantação, a oposição cresce para as cotas raciais e diminui para as sociais. Antes da implantação, os contrários afirmaram, sobretudo, que as cotas aumentavam o preconceito contra os negros; depois da implantação, a principal justificativa foi a de que elas discriminavam. Esses resultados são discutidos como indicadores das relações entre as ideologias do paternalismo e do senso de posição grupal no preconceito racial do Brasil. |
id |
EAA-1_17dbb387d011490a5324e9989a1c4651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782014000100008 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantescotas raciais e sociaisposição dos gruposameaçapreconceitoA fim de entender como se manifestam e desenvolvem as atitudes perante as cotas, realizamos dois estudos, um antes da implantação desse sistema e outro depois. Participaram 334 estudantes dos cursos mais concorridos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os resultados indicaram atitudes muito contrárias às cotas, sobretudo às raciais. Depois da implantação, a oposição cresce para as cotas raciais e diminui para as sociais. Antes da implantação, os contrários afirmaram, sobretudo, que as cotas aumentavam o preconceito contra os negros; depois da implantação, a principal justificativa foi a de que elas discriminavam. Esses resultados são discutidos como indicadores das relações entre as ideologias do paternalismo e do senso de posição grupal no preconceito racial do Brasil.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100008Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000100008info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Marcus Eugênio OliveiraNeves,Paulo Sérgio da CostaSilva,Paula Bacellar epor2014-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000100008Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-04-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes |
title |
A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes |
spellingShingle |
A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes Lima,Marcus Eugênio Oliveira cotas raciais e sociais posição dos grupos ameaça preconceito |
title_short |
A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes |
title_full |
A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes |
title_fullStr |
A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes |
title_full_unstemmed |
A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes |
title_sort |
A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes |
author |
Lima,Marcus Eugênio Oliveira |
author_facet |
Lima,Marcus Eugênio Oliveira Neves,Paulo Sérgio da Costa Silva,Paula Bacellar e |
author_role |
author |
author2 |
Neves,Paulo Sérgio da Costa Silva,Paula Bacellar e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Marcus Eugênio Oliveira Neves,Paulo Sérgio da Costa Silva,Paula Bacellar e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cotas raciais e sociais posição dos grupos ameaça preconceito |
topic |
cotas raciais e sociais posição dos grupos ameaça preconceito |
description |
A fim de entender como se manifestam e desenvolvem as atitudes perante as cotas, realizamos dois estudos, um antes da implantação desse sistema e outro depois. Participaram 334 estudantes dos cursos mais concorridos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os resultados indicaram atitudes muito contrárias às cotas, sobretudo às raciais. Depois da implantação, a oposição cresce para as cotas raciais e diminui para as sociais. Antes da implantação, os contrários afirmaram, sobretudo, que as cotas aumentavam o preconceito contra os negros; depois da implantação, a principal justificativa foi a de que elas discriminavam. Esses resultados são discutidos como indicadores das relações entre as ideologias do paternalismo e do senso de posição grupal no preconceito racial do Brasil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782014000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491295432704 |