Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer,Nilton Bueno
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000200014
Resumo: O objetivo do artigo é analisar a produção de conhecimento presente na relação entre os campos da educação de adultos e educação ambiental em projetos e práticas não-escolares, explicitada em 39 dissertações e teses produzidas em universidades brasileiras entre 1988 e 2006. A análise das dissertações e teses reafirma a necessidade da escuta dos sinais da natureza pela voz das pessoas das classes populares em suas interações em diferentes práticas sociais, dados os novos desafios postos pelo desdobramento das "intervenções" do homem no equilíbrio das relações homem-natureza. No balanço da produção ficou evidenciada, de forma predominante, uma intencionalidade dos pesquisadores em apresentar propostas de ação, quer na proposição de novas políticas públicas, quer na introdução de mudanças a serem implementadas nas diversas comunidades e movimentos sociais. As análises realizadas sinalizam para o fato das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas nas pesquisas nem sempre perceberem a relação entre os saberes acadêmicos e os saberes das populações estudadas.
id EAA-1_1bc92332b67a47c21c399a321cd77e67
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782009000200014
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentoseducação de jovens e adultoseducação ambientalO objetivo do artigo é analisar a produção de conhecimento presente na relação entre os campos da educação de adultos e educação ambiental em projetos e práticas não-escolares, explicitada em 39 dissertações e teses produzidas em universidades brasileiras entre 1988 e 2006. A análise das dissertações e teses reafirma a necessidade da escuta dos sinais da natureza pela voz das pessoas das classes populares em suas interações em diferentes práticas sociais, dados os novos desafios postos pelo desdobramento das "intervenções" do homem no equilíbrio das relações homem-natureza. No balanço da produção ficou evidenciada, de forma predominante, uma intencionalidade dos pesquisadores em apresentar propostas de ação, quer na proposição de novas políticas públicas, quer na introdução de mudanças a serem implementadas nas diversas comunidades e movimentos sociais. As análises realizadas sinalizam para o fato das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas nas pesquisas nem sempre perceberem a relação entre os saberes acadêmicos e os saberes das populações estudadas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000200014Revista Brasileira de Educação v.14 n.41 2009reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782009000200014info:eu-repo/semantics/openAccessFischer,Nilton Buenopor2009-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782009000200014Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2009-10-29T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentos
title Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentos
spellingShingle Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentos
Fischer,Nilton Bueno
educação de jovens e adultos
educação ambiental
title_short Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentos
title_full Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentos
title_fullStr Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentos
title_full_unstemmed Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentos
title_sort Educação não-escolar de adultos e educação ambiental: um balanço da produção de conhecimentos
author Fischer,Nilton Bueno
author_facet Fischer,Nilton Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer,Nilton Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos
educação ambiental
topic educação de jovens e adultos
educação ambiental
description O objetivo do artigo é analisar a produção de conhecimento presente na relação entre os campos da educação de adultos e educação ambiental em projetos e práticas não-escolares, explicitada em 39 dissertações e teses produzidas em universidades brasileiras entre 1988 e 2006. A análise das dissertações e teses reafirma a necessidade da escuta dos sinais da natureza pela voz das pessoas das classes populares em suas interações em diferentes práticas sociais, dados os novos desafios postos pelo desdobramento das "intervenções" do homem no equilíbrio das relações homem-natureza. No balanço da produção ficou evidenciada, de forma predominante, uma intencionalidade dos pesquisadores em apresentar propostas de ação, quer na proposição de novas políticas públicas, quer na introdução de mudanças a serem implementadas nas diversas comunidades e movimentos sociais. As análises realizadas sinalizam para o fato das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas nas pesquisas nem sempre perceberem a relação entre os saberes acadêmicos e os saberes das populações estudadas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782009000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.14 n.41 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490826719232