Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Marcus Vinicius da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100011
Resumo: Situa a relevância do Centro Brasileiro e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do INEP para o surgimento de um debate quanto ao sentido da pesquisa científica em educação, o que permitiu aflorar significativa discussão sobre o conceito de pesquisa educacional e sobre a definição da ciência nesse campo. Analisa as manifestações de Anísio Teixeira e de Florestan Fernandes, como representantes de duas concepções quanto aos vínculos da ciência com a educação. Para tal, utiliza a análise retórica, especialmente a metáfora percurso, noção-chave das teorias pedagógicas, que comporta duas conotações: percurso determinado e percurso indeterminado. As idéias de Anísio Teixeira e de outros autores vinculados ao Centro Brasileiro e influenciados pelas idéias de John Dewey são posicionadas como integrantes da metáfora percurso indeterminado, cuja origem advém da concepção deweyana de ciência inspirada nos desenvolvimentos teóricos da física quântica.
id EAA-1_1db30e37b6b0525729f4ccc773251fed
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782004000100011
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percursoeducação brasileiraretóricametáforaAnísio TeixeiraFlorestan FernandesJohn DeweySitua a relevância do Centro Brasileiro e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do INEP para o surgimento de um debate quanto ao sentido da pesquisa científica em educação, o que permitiu aflorar significativa discussão sobre o conceito de pesquisa educacional e sobre a definição da ciência nesse campo. Analisa as manifestações de Anísio Teixeira e de Florestan Fernandes, como representantes de duas concepções quanto aos vínculos da ciência com a educação. Para tal, utiliza a análise retórica, especialmente a metáfora percurso, noção-chave das teorias pedagógicas, que comporta duas conotações: percurso determinado e percurso indeterminado. As idéias de Anísio Teixeira e de outros autores vinculados ao Centro Brasileiro e influenciados pelas idéias de John Dewey são posicionadas como integrantes da metáfora percurso indeterminado, cuja origem advém da concepção deweyana de ciência inspirada nos desenvolvimentos teóricos da física quântica.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100011Revista Brasileira de Educação n.25 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000100011info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Marcus Vinicius dapor2006-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso
title Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso
spellingShingle Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso
Cunha,Marcus Vinicius da
educação brasileira
retórica
metáfora
Anísio Teixeira
Florestan Fernandes
John Dewey
title_short Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso
title_full Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso
title_fullStr Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso
title_full_unstemmed Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso
title_sort Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso
author Cunha,Marcus Vinicius da
author_facet Cunha,Marcus Vinicius da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha,Marcus Vinicius da
dc.subject.por.fl_str_mv educação brasileira
retórica
metáfora
Anísio Teixeira
Florestan Fernandes
John Dewey
topic educação brasileira
retórica
metáfora
Anísio Teixeira
Florestan Fernandes
John Dewey
description Situa a relevância do Centro Brasileiro e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do INEP para o surgimento de um debate quanto ao sentido da pesquisa científica em educação, o que permitiu aflorar significativa discussão sobre o conceito de pesquisa educacional e sobre a definição da ciência nesse campo. Analisa as manifestações de Anísio Teixeira e de Florestan Fernandes, como representantes de duas concepções quanto aos vínculos da ciência com a educação. Para tal, utiliza a análise retórica, especialmente a metáfora percurso, noção-chave das teorias pedagógicas, que comporta duas conotações: percurso determinado e percurso indeterminado. As idéias de Anísio Teixeira e de outros autores vinculados ao Centro Brasileiro e influenciados pelas idéias de John Dewey são posicionadas como integrantes da metáfora percurso indeterminado, cuja origem advém da concepção deweyana de ciência inspirada nos desenvolvimentos teóricos da física quântica.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782004000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.25 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489822183424