O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Bárbara Amaral
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rückert,Fabiano Quadros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100245
Resumo: RESUMO O objetivo do estudo consiste em analisar uma amostra da produção científica brasileira divulgada em periódicos nacionais a respeito do Programa Bolsa Família e suas relações com a educação. Os dados analisados procedem de 11 trabalhos localizados na base Scientific Electronic Library Online e, no seu conjunto, oferecem um panorama dos temas, métodos, conceitos e problemas contemplados pelos pesquisadores que estudam o Programa Bolsa Família. Pela leitura dos trabalhos selecionados, identificamos cinco categorias temáticas. São elas: condicionalidade de educação; concepções sobre o programa; indicadores educacionais; distorção idade-série; e condições de oferta escolar. Os resultados do estudo indicam predomínio de abordagens quantitativas e a tendência de uso de metadados e apontam para uma incipiente preocupação com a percepção dos beneficiários acerca do programa e com a qualidade da educação oferecida em escolas com elevado índice de beneficiários.
id EAA-1_25783ac22b4a4b22bec4d53991c959b5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782019000100245
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)Programa Bolsa Famíliaanálise da produção científicaBrasilRESUMO O objetivo do estudo consiste em analisar uma amostra da produção científica brasileira divulgada em periódicos nacionais a respeito do Programa Bolsa Família e suas relações com a educação. Os dados analisados procedem de 11 trabalhos localizados na base Scientific Electronic Library Online e, no seu conjunto, oferecem um panorama dos temas, métodos, conceitos e problemas contemplados pelos pesquisadores que estudam o Programa Bolsa Família. Pela leitura dos trabalhos selecionados, identificamos cinco categorias temáticas. São elas: condicionalidade de educação; concepções sobre o programa; indicadores educacionais; distorção idade-série; e condições de oferta escolar. Os resultados do estudo indicam predomínio de abordagens quantitativas e a tendência de uso de metadados e apontam para uma incipiente preocupação com a percepção dos beneficiários acerca do programa e com a qualidade da educação oferecida em escolas com elevado índice de beneficiários.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100245Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240061info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Bárbara AmaralRückert,Fabiano Quadrospor2019-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100245Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-12-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)
title O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)
spellingShingle O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)
Martins,Bárbara Amaral
Programa Bolsa Família
análise da produção científica
Brasil
title_short O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)
title_full O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)
title_fullStr O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)
title_full_unstemmed O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)
title_sort O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)
author Martins,Bárbara Amaral
author_facet Martins,Bárbara Amaral
Rückert,Fabiano Quadros
author_role author
author2 Rückert,Fabiano Quadros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Bárbara Amaral
Rückert,Fabiano Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Bolsa Família
análise da produção científica
Brasil
topic Programa Bolsa Família
análise da produção científica
Brasil
description RESUMO O objetivo do estudo consiste em analisar uma amostra da produção científica brasileira divulgada em periódicos nacionais a respeito do Programa Bolsa Família e suas relações com a educação. Os dados analisados procedem de 11 trabalhos localizados na base Scientific Electronic Library Online e, no seu conjunto, oferecem um panorama dos temas, métodos, conceitos e problemas contemplados pelos pesquisadores que estudam o Programa Bolsa Família. Pela leitura dos trabalhos selecionados, identificamos cinco categorias temáticas. São elas: condicionalidade de educação; concepções sobre o programa; indicadores educacionais; distorção idade-série; e condições de oferta escolar. Os resultados do estudo indicam predomínio de abordagens quantitativas e a tendência de uso de metadados e apontam para uma incipiente preocupação com a percepção dos beneficiários acerca do programa e com a qualidade da educação oferecida em escolas com elevado índice de beneficiários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100245
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782019240061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.24 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492798042112