Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Ricardo Pedroza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100206
Resumo: RESUMO O artigo fornece uma introdução filosófica à tradição da fenomenologia hermenêutica e um panorama do projeto de uma pedagogia fundada nas questões centrais dessa tradição. A seguir, por meio de um diálogo com Paulo Freire e de relatos de experiência do autor, procura refletir sobre o problema de como orientar-se em meio ao processo de ensino-aprendizagem.
id EAA-1_264fcf685725031cc1d9b48d3c1fcef1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100206
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêuticafenomenologiapedagogiahermenêuticaRESUMO O artigo fornece uma introdução filosófica à tradição da fenomenologia hermenêutica e um panorama do projeto de uma pedagogia fundada nas questões centrais dessa tradição. A seguir, por meio de um diálogo com Paulo Freire e de relatos de experiência do autor, procura refletir sobre o problema de como orientar-se em meio ao processo de ensino-aprendizagem.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100206Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260016info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Ricardo Pedrozapor2021-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100206Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-03-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica
title Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica
spellingShingle Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica
Vieira,Ricardo Pedroza
fenomenologia
pedagogia
hermenêutica
title_short Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica
title_full Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica
title_fullStr Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica
title_full_unstemmed Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica
title_sort Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica
author Vieira,Ricardo Pedroza
author_facet Vieira,Ricardo Pedroza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Ricardo Pedroza
dc.subject.por.fl_str_mv fenomenologia
pedagogia
hermenêutica
topic fenomenologia
pedagogia
hermenêutica
description RESUMO O artigo fornece uma introdução filosófica à tradição da fenomenologia hermenêutica e um panorama do projeto de uma pedagogia fundada nas questões centrais dessa tradição. A seguir, por meio de um diálogo com Paulo Freire e de relatos de experiência do autor, procura refletir sobre o problema de como orientar-se em meio ao processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100206
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493148266496