Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassigny,Mônica Mota
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100008
Resumo: Examina algumas das idéias éticas e ontológicas fundamentais de Georg Lukács como fundamento para a reflexão sobre a educação. Os problemas relacionados ao fenômeno da educação suscitam, no atual momento histórico, um interesse cada vez maior, marcado pela crise estrutural geral da forma de sociabilidade regida pelo capital, da qual resultam crises profundas em variadas instâncias da sociedade. Disso deriva a necessidade de superar, no campo da educação, velhas visões unilaterais dos fenômenos educativos contemporâneos. Independentemente do lugar que se lhe concede a partir de um ponto de vista histórico-social, o complexo social da educação constitui-se, baseado em uma perspectiva ético-ontológica, como um fato rico, complexo e contraditório, do qual não se pode ter aproximação sem uma sólida base teórica-metodológica.
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