Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100008 |
Resumo: | Examina algumas das idéias éticas e ontológicas fundamentais de Georg Lukács como fundamento para a reflexão sobre a educação. Os problemas relacionados ao fenômeno da educação suscitam, no atual momento histórico, um interesse cada vez maior, marcado pela crise estrutural geral da forma de sociabilidade regida pelo capital, da qual resultam crises profundas em variadas instâncias da sociedade. Disso deriva a necessidade de superar, no campo da educação, velhas visões unilaterais dos fenômenos educativos contemporâneos. Independentemente do lugar que se lhe concede a partir de um ponto de vista histórico-social, o complexo social da educação constitui-se, baseado em uma perspectiva ético-ontológica, como um fato rico, complexo e contraditório, do qual não se pode ter aproximação sem uma sólida base teórica-metodológica. |
id |
EAA-1_31f1582e05a4728a00ad84302c1c7399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782004000100008 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educaçãoéticaontologiatrabalhoeducaçãoExamina algumas das idéias éticas e ontológicas fundamentais de Georg Lukács como fundamento para a reflexão sobre a educação. Os problemas relacionados ao fenômeno da educação suscitam, no atual momento histórico, um interesse cada vez maior, marcado pela crise estrutural geral da forma de sociabilidade regida pelo capital, da qual resultam crises profundas em variadas instâncias da sociedade. Disso deriva a necessidade de superar, no campo da educação, velhas visões unilaterais dos fenômenos educativos contemporâneos. Independentemente do lugar que se lhe concede a partir de um ponto de vista histórico-social, o complexo social da educação constitui-se, baseado em uma perspectiva ético-ontológica, como um fato rico, complexo e contraditório, do qual não se pode ter aproximação sem uma sólida base teórica-metodológica.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100008Revista Brasileira de Educação n.25 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000100008info:eu-repo/semantics/openAccessTassigny,Mônica Motapor2006-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000100008Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação |
title |
Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação |
spellingShingle |
Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação Tassigny,Mônica Mota ética ontologia trabalho educação |
title_short |
Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação |
title_full |
Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação |
title_fullStr |
Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação |
title_full_unstemmed |
Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação |
title_sort |
Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação |
author |
Tassigny,Mônica Mota |
author_facet |
Tassigny,Mônica Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tassigny,Mônica Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ética ontologia trabalho educação |
topic |
ética ontologia trabalho educação |
description |
Examina algumas das idéias éticas e ontológicas fundamentais de Georg Lukács como fundamento para a reflexão sobre a educação. Os problemas relacionados ao fenômeno da educação suscitam, no atual momento histórico, um interesse cada vez maior, marcado pela crise estrutural geral da forma de sociabilidade regida pelo capital, da qual resultam crises profundas em variadas instâncias da sociedade. Disso deriva a necessidade de superar, no campo da educação, velhas visões unilaterais dos fenômenos educativos contemporâneos. Independentemente do lugar que se lhe concede a partir de um ponto de vista histórico-social, o complexo social da educação constitui-se, baseado em uma perspectiva ético-ontológica, como um fato rico, complexo e contraditório, do qual não se pode ter aproximação sem uma sólida base teórica-metodológica. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782004000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.25 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489819037696 |