Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300003 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo discutir a organização escolar indicada pela reforma educacional brasileira dos anos de 1990. Compreendendo que a escola desempenha uma função social que vai além do repasse de conhecimento, e que a reorganização capitalista coloca sobre a educação um de seus focos, buscou-se perceber como essa reforma redefine a organização escolar a partir de três pontos-chave: gestão, formação de professores e inclusão. A educação especial e a formação de seus professores aparecem como expressão dessas relações. Observando que esses pontos estão articulados entre si, procurou-se explicitar como a reforma educacional propõe mudanças que objetivam, principalmente, a manutenção de sua lógica excludente. |
id |
EAA-1_335197f6235fbb145fbeb2b91741906f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782006000300003 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolarorganização escolargestãoformação de professoresinclusãoO presente texto tem por objetivo discutir a organização escolar indicada pela reforma educacional brasileira dos anos de 1990. Compreendendo que a escola desempenha uma função social que vai além do repasse de conhecimento, e que a reorganização capitalista coloca sobre a educação um de seus focos, buscou-se perceber como essa reforma redefine a organização escolar a partir de três pontos-chave: gestão, formação de professores e inclusão. A educação especial e a formação de seus professores aparecem como expressão dessas relações. Observando que esses pontos estão articulados entre si, procurou-se explicitar como a reforma educacional propõe mudanças que objetivam, principalmente, a manutenção de sua lógica excludente.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300003Revista Brasileira de Educação v.11 n.33 2006reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782006000300003info:eu-repo/semantics/openAccessMichels,Maria Helenapor2007-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782006000300003Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2007-01-23T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar |
title |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar |
spellingShingle |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar Michels,Maria Helena organização escolar gestão formação de professores inclusão |
title_short |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar |
title_full |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar |
title_fullStr |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar |
title_full_unstemmed |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar |
title_sort |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar |
author |
Michels,Maria Helena |
author_facet |
Michels,Maria Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michels,Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organização escolar gestão formação de professores inclusão |
topic |
organização escolar gestão formação de professores inclusão |
description |
O presente texto tem por objetivo discutir a organização escolar indicada pela reforma educacional brasileira dos anos de 1990. Compreendendo que a escola desempenha uma função social que vai além do repasse de conhecimento, e que a reorganização capitalista coloca sobre a educação um de seus focos, buscou-se perceber como essa reforma redefine a organização escolar a partir de três pontos-chave: gestão, formação de professores e inclusão. A educação especial e a formação de seus professores aparecem como expressão dessas relações. Observando que esses pontos estão articulados entre si, procurou-se explicitar como a reforma educacional propõe mudanças que objetivam, principalmente, a manutenção de sua lógica excludente. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782006000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.11 n.33 2006 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490183942144 |