Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Josélia Euzébio da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fontes,Mariana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100229
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo consiste em investigar o processo de origem e o desenvolvimento de elementos característicos do ensino desenvolvimental de Davýdov durante a introdução dos conceitos de multiplicação e divisão com acadêmicas de um curso de pedagogia, por meio de um experimento didático desenvolvimental. Para a apreensão da realidade pesquisada, acompanhamos os 15 encontros semanais, com duração de 3 horas cada, com 23 acadêmicas. Consideramos três momentos de análise: 1) ponto de partida; 2) processo de aprendizagem; e 3) ponto de chegada. Expusemos os resultados por meio de episódios formativos que apontam alguns indícios de superação de elementos do modo de organização do ensino empírico pelo teórico, no processo de aprendizagem das acadêmicas, tais como: revelação e modelação da relação nuclear dos conceitos e sistemas conceituais a partir das relações entre grandezas na interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas.
id EAA-1_41bfaec798d9ec55b413771495859a72
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100229
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimentalteoria do ensino desenvolvimentaleducação matemáticacurso de pedagogiaformação de professoresRESUMO O objetivo deste estudo consiste em investigar o processo de origem e o desenvolvimento de elementos característicos do ensino desenvolvimental de Davýdov durante a introdução dos conceitos de multiplicação e divisão com acadêmicas de um curso de pedagogia, por meio de um experimento didático desenvolvimental. Para a apreensão da realidade pesquisada, acompanhamos os 15 encontros semanais, com duração de 3 horas cada, com 23 acadêmicas. Consideramos três momentos de análise: 1) ponto de partida; 2) processo de aprendizagem; e 3) ponto de chegada. Expusemos os resultados por meio de episódios formativos que apontam alguns indícios de superação de elementos do modo de organização do ensino empírico pelo teórico, no processo de aprendizagem das acadêmicas, tais como: revelação e modelação da relação nuclear dos conceitos e sistemas conceituais a partir das relações entre grandezas na interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100229Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270047info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Josélia Euzébio daFontes,Mariana da Silvapor2022-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100229Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-06-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental
title Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental
spellingShingle Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental
Rosa,Josélia Euzébio da
teoria do ensino desenvolvimental
educação matemática
curso de pedagogia
formação de professores
title_short Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental
title_full Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental
title_fullStr Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental
title_full_unstemmed Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental
title_sort Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental
author Rosa,Josélia Euzébio da
author_facet Rosa,Josélia Euzébio da
Fontes,Mariana da Silva
author_role author
author2 Fontes,Mariana da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Josélia Euzébio da
Fontes,Mariana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv teoria do ensino desenvolvimental
educação matemática
curso de pedagogia
formação de professores
topic teoria do ensino desenvolvimental
educação matemática
curso de pedagogia
formação de professores
description RESUMO O objetivo deste estudo consiste em investigar o processo de origem e o desenvolvimento de elementos característicos do ensino desenvolvimental de Davýdov durante a introdução dos conceitos de multiplicação e divisão com acadêmicas de um curso de pedagogia, por meio de um experimento didático desenvolvimental. Para a apreensão da realidade pesquisada, acompanhamos os 15 encontros semanais, com duração de 3 horas cada, com 23 acadêmicas. Consideramos três momentos de análise: 1) ponto de partida; 2) processo de aprendizagem; e 3) ponto de chegada. Expusemos os resultados por meio de episódios formativos que apontam alguns indícios de superação de elementos do modo de organização do ensino empírico pelo teórico, no processo de aprendizagem das acadêmicas, tais como: revelação e modelação da relação nuclear dos conceitos e sistemas conceituais a partir das relações entre grandezas na interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100229
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493438722048