Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha,Eurize Caldas
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Daniel,Maria Emília Borges, Menegazzo,Maria Adélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300005
Resumo: Este texto reflete sobre a trajetória que o grupo de pesquisa Professores e Disciplinas Escolares da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vem percorrendo e sobre como, partindo de pesquisas sobre a história das disciplinas escolares, o grupo chegou ao estudo da história da cultura escolar. Para essa reflexão, são analisados os pressupostos do campo de investigação conhecido como "história das disciplinas escolares", conforme Chervel, e os conceitos de cultura e cultura escolar, de acordo com Wiliams, Forquin, Julia, Faria Filho, Viñao-Frago e Escolano. O artigo argumenta que a investigação sobre a cultura escolar de uma determinada escola pode conduzir à reconstituição da história da cultura escolar de uma cidade.
id EAA-1_494dd0f774af0d02817b32160534ad28
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782004000300005
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisacultura escolarcurrículodisciplinas escolaresEste texto reflete sobre a trajetória que o grupo de pesquisa Professores e Disciplinas Escolares da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vem percorrendo e sobre como, partindo de pesquisas sobre a história das disciplinas escolares, o grupo chegou ao estudo da história da cultura escolar. Para essa reflexão, são analisados os pressupostos do campo de investigação conhecido como "história das disciplinas escolares", conforme Chervel, e os conceitos de cultura e cultura escolar, de acordo com Wiliams, Forquin, Julia, Faria Filho, Viñao-Frago e Escolano. O artigo argumenta que a investigação sobre a cultura escolar de uma determinada escola pode conduzir à reconstituição da história da cultura escolar de uma cidade.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300005Revista Brasileira de Educação n.27 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000300005info:eu-repo/semantics/openAccessPessanha,Eurize CaldasDaniel,Maria Emília BorgesMenegazzo,Maria Adéliapor2006-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000300005Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-09-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa
title Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa
spellingShingle Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa
Pessanha,Eurize Caldas
cultura escolar
currículo
disciplinas escolares
title_short Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa
title_full Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa
title_fullStr Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa
title_full_unstemmed Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa
title_sort Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa
author Pessanha,Eurize Caldas
author_facet Pessanha,Eurize Caldas
Daniel,Maria Emília Borges
Menegazzo,Maria Adélia
author_role author
author2 Daniel,Maria Emília Borges
Menegazzo,Maria Adélia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha,Eurize Caldas
Daniel,Maria Emília Borges
Menegazzo,Maria Adélia
dc.subject.por.fl_str_mv cultura escolar
currículo
disciplinas escolares
topic cultura escolar
currículo
disciplinas escolares
description Este texto reflete sobre a trajetória que o grupo de pesquisa Professores e Disciplinas Escolares da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vem percorrendo e sobre como, partindo de pesquisas sobre a história das disciplinas escolares, o grupo chegou ao estudo da história da cultura escolar. Para essa reflexão, são analisados os pressupostos do campo de investigação conhecido como "história das disciplinas escolares", conforme Chervel, e os conceitos de cultura e cultura escolar, de acordo com Wiliams, Forquin, Julia, Faria Filho, Viñao-Frago e Escolano. O artigo argumenta que a investigação sobre a cultura escolar de uma determinada escola pode conduzir à reconstituição da história da cultura escolar de uma cidade.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782004000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.27 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489847349248