Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Marcos Villela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100232
Resumo: RESUMO O trabalho apresenta um panorama do Grupo de Trabalho Educação e Arte da ANPEd, a partir do recorte das suas matrizes de referência. Detive meu olhar sobre os objetos ou as temáticas a que se vinculam os trabalhos e as referências utilizadas. Tomado o conjunto de trabalhos apresentados entre 2007 e 2017, da 30ª à 38ª Reunião, visei à identificação dos objetos, das linguagens e das áreas temáticas. Após, inventariei as referências lançadas nos 165 trabalhos, resultando em 3.225 entradas. Por fim, tomando as entradas de autores do campo da educação e arte, busquei identificar as obras mais lançadas. Os achados podem ser tomados como rastros ou indícios das escolhas teóricas realizadas nesse GT. A intenção é conhecer quais as ferramentas teóricas que o GT vem construindo e utilizando nesses dez anos para exercer a crítica, fomentar a criação de conceitos e analisar experiências no campo da educação e arte.
id EAA-1_4f995f495a5ca90b98ba857c84d60682
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100232
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24educação e arteGT24educação estéticaresistênciacríticaRESUMO O trabalho apresenta um panorama do Grupo de Trabalho Educação e Arte da ANPEd, a partir do recorte das suas matrizes de referência. Detive meu olhar sobre os objetos ou as temáticas a que se vinculam os trabalhos e as referências utilizadas. Tomado o conjunto de trabalhos apresentados entre 2007 e 2017, da 30ª à 38ª Reunião, visei à identificação dos objetos, das linguagens e das áreas temáticas. Após, inventariei as referências lançadas nos 165 trabalhos, resultando em 3.225 entradas. Por fim, tomando as entradas de autores do campo da educação e arte, busquei identificar as obras mais lançadas. Os achados podem ser tomados como rastros ou indícios das escolhas teóricas realizadas nesse GT. A intenção é conhecer quais as ferramentas teóricas que o GT vem construindo e utilizando nesses dez anos para exercer a crítica, fomentar a criação de conceitos e analisar experiências no campo da educação e arte.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100232Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260043info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Marcos Villelapor2021-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100232Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-08-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24
title Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24
spellingShingle Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24
Pereira,Marcos Villela
educação e arte
GT24
educação estética
resistência
crítica
title_short Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24
title_full Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24
title_fullStr Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24
title_full_unstemmed Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24
title_sort Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24
author Pereira,Marcos Villela
author_facet Pereira,Marcos Villela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Marcos Villela
dc.subject.por.fl_str_mv educação e arte
GT24
educação estética
resistência
crítica
topic educação e arte
GT24
educação estética
resistência
crítica
description RESUMO O trabalho apresenta um panorama do Grupo de Trabalho Educação e Arte da ANPEd, a partir do recorte das suas matrizes de referência. Detive meu olhar sobre os objetos ou as temáticas a que se vinculam os trabalhos e as referências utilizadas. Tomado o conjunto de trabalhos apresentados entre 2007 e 2017, da 30ª à 38ª Reunião, visei à identificação dos objetos, das linguagens e das áreas temáticas. Após, inventariei as referências lançadas nos 165 trabalhos, resultando em 3.225 entradas. Por fim, tomando as entradas de autores do campo da educação e arte, busquei identificar as obras mais lançadas. Os achados podem ser tomados como rastros ou indícios das escolhas teóricas realizadas nesse GT. A intenção é conhecer quais as ferramentas teóricas que o GT vem construindo e utilizando nesses dez anos para exercer a crítica, fomentar a criação de conceitos e analisar experiências no campo da educação e arte.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100232
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493184966656