Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400012 |
Resumo: | O presente texto possui como objetivo refletir sobre o estreitamento e a padronização da formação dos seres humanos pelo âmbito conceituado de "experiência". Valendo-se dessas reflexões, verifica a influência da nova constituição desse âmbito sobre a percepção e aceitação de indivíduos da educação formal de ensino fundamental e médio. Tal reflexão se deve às ideias desenvolvidas por Walter Benjamin sobre essa possibilidade humana. O autor percebe que a redução do espaço para o desenvolvimento autônomo de atos e atividades que constituem a experiência começa a acontecer no momento do aparecimento e expansão do modo de produção capitalista. Além disso, Benjamin afirma que essa nova forma de produção da vida provocava a destruição de caminhos inteiros da tradição que os seres humanos trilhavam para desenvolver suas capacidades, sensibilidades e percepções que hoje seriam fundamentais para a relação de ensino e aprendizagem. |
id |
EAA-1_5ad9c70e2bc5b8f62fe06087aea43796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782013000400012 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência moderna e as dificuldades para a educação formalexperiênciamodo de produçãocapitalismoO presente texto possui como objetivo refletir sobre o estreitamento e a padronização da formação dos seres humanos pelo âmbito conceituado de "experiência". Valendo-se dessas reflexões, verifica a influência da nova constituição desse âmbito sobre a percepção e aceitação de indivíduos da educação formal de ensino fundamental e médio. Tal reflexão se deve às ideias desenvolvidas por Walter Benjamin sobre essa possibilidade humana. O autor percebe que a redução do espaço para o desenvolvimento autônomo de atos e atividades que constituem a experiência começa a acontecer no momento do aparecimento e expansão do modo de produção capitalista. Além disso, Benjamin afirma que essa nova forma de produção da vida provocava a destruição de caminhos inteiros da tradição que os seres humanos trilhavam para desenvolver suas capacidades, sensibilidades e percepções que hoje seriam fundamentais para a relação de ensino e aprendizagem.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400012Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000400012info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cesar Augusto Alves dapor2014-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000400012Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-07-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal |
title |
Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal |
spellingShingle |
Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal Silva,Cesar Augusto Alves da experiência modo de produção capitalismo |
title_short |
Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal |
title_full |
Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal |
title_fullStr |
Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal |
title_full_unstemmed |
Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal |
title_sort |
Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal |
author |
Silva,Cesar Augusto Alves da |
author_facet |
Silva,Cesar Augusto Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Cesar Augusto Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiência modo de produção capitalismo |
topic |
experiência modo de produção capitalismo |
description |
O presente texto possui como objetivo refletir sobre o estreitamento e a padronização da formação dos seres humanos pelo âmbito conceituado de "experiência". Valendo-se dessas reflexões, verifica a influência da nova constituição desse âmbito sobre a percepção e aceitação de indivíduos da educação formal de ensino fundamental e médio. Tal reflexão se deve às ideias desenvolvidas por Walter Benjamin sobre essa possibilidade humana. O autor percebe que a redução do espaço para o desenvolvimento autônomo de atos e atividades que constituem a experiência começa a acontecer no momento do aparecimento e expansão do modo de produção capitalista. Além disso, Benjamin afirma que essa nova forma de produção da vida provocava a destruição de caminhos inteiros da tradição que os seres humanos trilhavam para desenvolver suas capacidades, sensibilidades e percepções que hoje seriam fundamentais para a relação de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782013000400012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491285995520 |