Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100207 |
Resumo: | RESUMO Vários países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Estônia, Indonésia, Filipinas, República Tcheca, Irã e México, têm promovido as olimpíadas científicas como forma de garantir a melhoria da qualidade da educação. Apesar disso, ainda existem poucos trabalhos sistematizados sobre as olimpíadas científicas no contexto mundial. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar a produção científica mundial sobre o papel das olimpíadas e seu caráter de política pública, além de promover uma discussão acerca dos reflexos do federalismo nas políticas educacionais no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico, que teve como fonte de dados a plataforma Web of Science. Nos resultados, demonstrou-se a existência de uma tendência crescente nas pesquisas sobre as olimpíadas científicas, destacando-se os Estados Unidos da América como o país que mais desenvolve estudos nessa área. |
id |
EAA-1_5cf8192dfd21ee020f48e66657bb8305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782022000100207 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multiníveleducaçãofederalismopolíticas educacionaisolimpíadas científicasRESUMO Vários países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Estônia, Indonésia, Filipinas, República Tcheca, Irã e México, têm promovido as olimpíadas científicas como forma de garantir a melhoria da qualidade da educação. Apesar disso, ainda existem poucos trabalhos sistematizados sobre as olimpíadas científicas no contexto mundial. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar a produção científica mundial sobre o papel das olimpíadas e seu caráter de política pública, além de promover uma discussão acerca dos reflexos do federalismo nas políticas educacionais no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico, que teve como fonte de dados a plataforma Web of Science. Nos resultados, demonstrou-se a existência de uma tendência crescente nas pesquisas sobre as olimpíadas científicas, destacando-se os Estados Unidos da América como o país que mais desenvolve estudos nessa área.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100207Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270021info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Andréa Cristina deSamussone,Lainesse BenjamimBrunozi Júnior,Antonio CarlosEmmendoerfer,Magnus Luizpor2022-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100207Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-03-04T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível |
title |
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível |
spellingShingle |
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível Almeida,Andréa Cristina de educação federalismo políticas educacionais olimpíadas científicas |
title_short |
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível |
title_full |
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível |
title_fullStr |
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível |
title_full_unstemmed |
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível |
title_sort |
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível |
author |
Almeida,Andréa Cristina de |
author_facet |
Almeida,Andréa Cristina de Samussone,Lainesse Benjamim Brunozi Júnior,Antonio Carlos Emmendoerfer,Magnus Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Samussone,Lainesse Benjamim Brunozi Júnior,Antonio Carlos Emmendoerfer,Magnus Luiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Andréa Cristina de Samussone,Lainesse Benjamim Brunozi Júnior,Antonio Carlos Emmendoerfer,Magnus Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação federalismo políticas educacionais olimpíadas científicas |
topic |
educação federalismo políticas educacionais olimpíadas científicas |
description |
RESUMO Vários países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Estônia, Indonésia, Filipinas, República Tcheca, Irã e México, têm promovido as olimpíadas científicas como forma de garantir a melhoria da qualidade da educação. Apesar disso, ainda existem poucos trabalhos sistematizados sobre as olimpíadas científicas no contexto mundial. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar a produção científica mundial sobre o papel das olimpíadas e seu caráter de política pública, além de promover uma discussão acerca dos reflexos do federalismo nas políticas educacionais no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico, que teve como fonte de dados a plataforma Web of Science. Nos resultados, demonstrou-se a existência de uma tendência crescente nas pesquisas sobre as olimpíadas científicas, destacando-se os Estados Unidos da América como o país que mais desenvolve estudos nessa área. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100207 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782022270021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.27 2022 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493406216192 |