Artes liberais e ofícios mecânicos nos colégios jesuíticos do Brasil colonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Jr.,Amarilio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bittar,Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300012
Resumo: Com base em fontes documentais, examinamos neste artigo a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial buscando elementos que configuram a relação entre o ensino de humanidades, principal função dos colégios jesuíticos, e a instrução de ofícios manuais. Os resultados obtidos na pesquisa permitem afirmar que houve imbricação entre artes liberais e artes mecânicas, sendo estas complementares em relação àquelas. Tal fato se explica porque os colégios, no contexto da escravidão, necessitaram construir oficinas anexas nas quais eram produzidas as manufaturas necessárias ao seu próprio consumo. Nessas oficinas, os padres instruíam alunos por meio do método semelhante ao das corporações de ofício medievais. Com base nos dados encontrados, é possível afirmar também que a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial extrapolou as determinações do Ratio studiorum e das Constituições..., documentos que preceituavam a educação jesuítica em todo o mundo.
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