Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100002 |
Resumo: | Tomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita. |
id |
EAA-1_61dedfc0272e8ae0c5068dbf582ccca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782011000100002 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educaçãoAdorno, Theodor W.educação e autonomiafilosofia da históriaTomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100002Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000100002info:eu-repo/semantics/openAccessBassani,Jaison JoséVaz,Alexandre Fernandezpor2011-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000100002Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-05-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação |
title |
Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação |
spellingShingle |
Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação Bassani,Jaison José Adorno, Theodor W. educação e autonomia filosofia da história |
title_short |
Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação |
title_full |
Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação |
title_fullStr |
Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação |
title_full_unstemmed |
Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação |
title_sort |
Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação |
author |
Bassani,Jaison José |
author_facet |
Bassani,Jaison José Vaz,Alexandre Fernandez |
author_role |
author |
author2 |
Vaz,Alexandre Fernandez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassani,Jaison José Vaz,Alexandre Fernandez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adorno, Theodor W. educação e autonomia filosofia da história |
topic |
Adorno, Theodor W. educação e autonomia filosofia da história |
description |
Tomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782011000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490895925249 |