Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassani,Jaison José
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vaz,Alexandre Fernandez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100002
Resumo: Tomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita.
id EAA-1_61dedfc0272e8ae0c5068dbf582ccca6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782011000100002
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educaçãoAdorno, Theodor W.educação e autonomiafilosofia da históriaTomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100002Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000100002info:eu-repo/semantics/openAccessBassani,Jaison JoséVaz,Alexandre Fernandezpor2011-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000100002Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-05-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação
title Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação
spellingShingle Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação
Bassani,Jaison José
Adorno, Theodor W.
educação e autonomia
filosofia da história
title_short Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação
title_full Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação
title_fullStr Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação
title_full_unstemmed Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação
title_sort Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação
author Bassani,Jaison José
author_facet Bassani,Jaison José
Vaz,Alexandre Fernandez
author_role author
author2 Vaz,Alexandre Fernandez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassani,Jaison José
Vaz,Alexandre Fernandez
dc.subject.por.fl_str_mv Adorno, Theodor W.
educação e autonomia
filosofia da história
topic Adorno, Theodor W.
educação e autonomia
filosofia da história
description Tomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782011000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490895925249