A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100009 |
Resumo: | Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados do Programa de Estudos Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais: os processos educativos gestados no Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã", de maneira que evidencie conquistas, demandas e desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA nos processos formativos vivenciados. As análises, ao mesmo tempo em que possibilitam ampliar os olhares sobre esses sujeitos, suas representações, trajetórias, seus processos educativos e aprendizagens, revelam diversas contradições, desafios e demandas que marcam os processos formativos dos educadores de jovens e adultos construídos na interface da Educação do Campo. Dentre eles, destacam-se os desafios enfrentados por eles na dinâmica social e política de suas vidas e que, ao explicitarem tensões e fronteiras da educação formal com a educação não formal, indicam demandas para os processos formativos da EJA em áreas de Reforma Agrária. |
id |
EAA-1_634062eb8d7ba3e09d5ccf905c0d8638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782011000100009 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campoEducação de Jovens e Adultosformação de educadores de EJAProjeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã"Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados do Programa de Estudos Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais: os processos educativos gestados no Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã", de maneira que evidencie conquistas, demandas e desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA nos processos formativos vivenciados. As análises, ao mesmo tempo em que possibilitam ampliar os olhares sobre esses sujeitos, suas representações, trajetórias, seus processos educativos e aprendizagens, revelam diversas contradições, desafios e demandas que marcam os processos formativos dos educadores de jovens e adultos construídos na interface da Educação do Campo. Dentre eles, destacam-se os desafios enfrentados por eles na dinâmica social e política de suas vidas e que, ao explicitarem tensões e fronteiras da educação formal com a educação não formal, indicam demandas para os processos formativos da EJA em áreas de Reforma Agrária.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100009Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000100009info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Lourdes Helena daCosta,Vânia AparecidaRosa,Walquíria Mirandapor2011-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000100009Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-05-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo |
title |
A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo |
spellingShingle |
A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo Silva,Lourdes Helena da Educação de Jovens e Adultos formação de educadores de EJA Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã" |
title_short |
A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo |
title_full |
A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo |
title_fullStr |
A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo |
title_full_unstemmed |
A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo |
title_sort |
A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo |
author |
Silva,Lourdes Helena da |
author_facet |
Silva,Lourdes Helena da Costa,Vânia Aparecida Rosa,Walquíria Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Vânia Aparecida Rosa,Walquíria Miranda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Lourdes Helena da Costa,Vânia Aparecida Rosa,Walquíria Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos formação de educadores de EJA Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã" |
topic |
Educação de Jovens e Adultos formação de educadores de EJA Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã" |
description |
Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados do Programa de Estudos Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais: os processos educativos gestados no Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã", de maneira que evidencie conquistas, demandas e desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA nos processos formativos vivenciados. As análises, ao mesmo tempo em que possibilitam ampliar os olhares sobre esses sujeitos, suas representações, trajetórias, seus processos educativos e aprendizagens, revelam diversas contradições, desafios e demandas que marcam os processos formativos dos educadores de jovens e adultos construídos na interface da Educação do Campo. Dentre eles, destacam-se os desafios enfrentados por eles na dinâmica social e política de suas vidas e que, ao explicitarem tensões e fronteiras da educação formal com a educação não formal, indicam demandas para os processos formativos da EJA em áreas de Reforma Agrária. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782011000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490905362432 |