A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Lourdes Helena da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa,Vânia Aparecida, Rosa,Walquíria Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100009
Resumo: Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados do Programa de Estudos Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais: os processos educativos gestados no Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã", de maneira que evidencie conquistas, demandas e desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA nos processos formativos vivenciados. As análises, ao mesmo tempo em que possibilitam ampliar os olhares sobre esses sujeitos, suas representações, trajetórias, seus processos educativos e aprendizagens, revelam diversas contradições, desafios e demandas que marcam os processos formativos dos educadores de jovens e adultos construídos na interface da Educação do Campo. Dentre eles, destacam-se os desafios enfrentados por eles na dinâmica social e política de suas vidas e que, ao explicitarem tensões e fronteiras da educação formal com a educação não formal, indicam demandas para os processos formativos da EJA em áreas de Reforma Agrária.
id EAA-1_634062eb8d7ba3e09d5ccf905c0d8638
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782011000100009
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campoEducação de Jovens e Adultosformação de educadores de EJAProjeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã"Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados do Programa de Estudos Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais: os processos educativos gestados no Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã", de maneira que evidencie conquistas, demandas e desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA nos processos formativos vivenciados. As análises, ao mesmo tempo em que possibilitam ampliar os olhares sobre esses sujeitos, suas representações, trajetórias, seus processos educativos e aprendizagens, revelam diversas contradições, desafios e demandas que marcam os processos formativos dos educadores de jovens e adultos construídos na interface da Educação do Campo. Dentre eles, destacam-se os desafios enfrentados por eles na dinâmica social e política de suas vidas e que, ao explicitarem tensões e fronteiras da educação formal com a educação não formal, indicam demandas para os processos formativos da EJA em áreas de Reforma Agrária.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100009Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000100009info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Lourdes Helena daCosta,Vânia AparecidaRosa,Walquíria Mirandapor2011-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000100009Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-05-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo
title A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo
spellingShingle A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo
Silva,Lourdes Helena da
Educação de Jovens e Adultos
formação de educadores de EJA
Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã"
title_short A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo
title_full A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo
title_fullStr A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo
title_full_unstemmed A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo
title_sort A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo
author Silva,Lourdes Helena da
author_facet Silva,Lourdes Helena da
Costa,Vânia Aparecida
Rosa,Walquíria Miranda
author_role author
author2 Costa,Vânia Aparecida
Rosa,Walquíria Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Lourdes Helena da
Costa,Vânia Aparecida
Rosa,Walquíria Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
formação de educadores de EJA
Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã"
topic Educação de Jovens e Adultos
formação de educadores de EJA
Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã"
description Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados do Programa de Estudos Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais: os processos educativos gestados no Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã", de maneira que evidencie conquistas, demandas e desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA nos processos formativos vivenciados. As análises, ao mesmo tempo em que possibilitam ampliar os olhares sobre esses sujeitos, suas representações, trajetórias, seus processos educativos e aprendizagens, revelam diversas contradições, desafios e demandas que marcam os processos formativos dos educadores de jovens e adultos construídos na interface da Educação do Campo. Dentre eles, destacam-se os desafios enfrentados por eles na dinâmica social e política de suas vidas e que, ao explicitarem tensões e fronteiras da educação formal com a educação não formal, indicam demandas para os processos formativos da EJA em áreas de Reforma Agrária.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782011000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490905362432