Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grigorowitschs,Tamara
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000200003
Resumo: O artigo aborda, de uma perspectiva sociológica, o papel do jogo nos processos de socialização infantil e de formação do self na infância, lançando mão de autores clássicos como Walter Benjamin e George Herbert Mead e de alguns de seus intérpretes contemporâneos, como Gunter Gebauer e Christoph Wulf, autores que organizaram essa discussão em torno do conceito de mimese. Apresenta também uma análise de duas "imagens" presentes em Infância em Berlim por volta de 1900, de autoria de Walter Benjamin, que retratam, de forma autobiográfica, o papel do jogo para a formação do self na infância.
id EAA-1_65ba3f29d71a484772fd68ab0890f430
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782010000200003
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do selfJogobrincadeiramimeseidentidadesocializaçãoinfânciaO artigo aborda, de uma perspectiva sociológica, o papel do jogo nos processos de socialização infantil e de formação do self na infância, lançando mão de autores clássicos como Walter Benjamin e George Herbert Mead e de alguns de seus intérpretes contemporâneos, como Gunter Gebauer e Christoph Wulf, autores que organizaram essa discussão em torno do conceito de mimese. Apresenta também uma análise de duas "imagens" presentes em Infância em Berlim por volta de 1900, de autoria de Walter Benjamin, que retratam, de forma autobiográfica, o papel do jogo para a formação do self na infância.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000200003Revista Brasileira de Educação v.15 n.44 2010reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782010000200003info:eu-repo/semantics/openAccessGrigorowitschs,Tamarapor2010-09-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782010000200003Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2010-09-02T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self
title Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self
spellingShingle Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self
Grigorowitschs,Tamara
Jogo
brincadeira
mimese
identidade
socialização
infância
title_short Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self
title_full Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self
title_fullStr Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self
title_full_unstemmed Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self
title_sort Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self
author Grigorowitschs,Tamara
author_facet Grigorowitschs,Tamara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grigorowitschs,Tamara
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
brincadeira
mimese
identidade
socialização
infância
topic Jogo
brincadeira
mimese
identidade
socialização
infância
description O artigo aborda, de uma perspectiva sociológica, o papel do jogo nos processos de socialização infantil e de formação do self na infância, lançando mão de autores clássicos como Walter Benjamin e George Herbert Mead e de alguns de seus intérpretes contemporâneos, como Gunter Gebauer e Christoph Wulf, autores que organizaram essa discussão em torno do conceito de mimese. Apresenta também uma análise de duas "imagens" presentes em Infância em Berlim por volta de 1900, de autoria de Walter Benjamin, que retratam, de forma autobiográfica, o papel do jogo para a formação do self na infância.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782010000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.15 n.44 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490862370816